Qual era a religião dos pais de Karl Marx?
Filósofo, economista e cientista político alemão, Marx nasceu em Tréveros em 15 de maio de 1818, cidade capital da província do Reno, cuja tradição remota aos tempos de Roma. Filho de classe média, cujo pai era advogado e a mãe, uma judia dedicada à família.Qual a visão da religião para Marx?
Com a crítica à religião, Marx afirma que o ser humano se ilude ao inventar um mundo imaginário para redimir a miséria da vida. Para ele a religião é uma estrutura social que faz com que as pessoas entrem em um estado de paralisia, daí a religião ser chamada de “ópio do povo” (MARX, 2000b, p. 86).Porque Karl Marx era ateu?
A oposição de Marx à religião foi baseada sobretudo no ponto de vista, em que ele acreditava, que a religião alienava os seres humanos da realidade, limitando eles de seu verdadeiro potencial. Ele considerou que a religião precisava ser eliminada da sociedade.O que Marx diz sobre a família?
Em sua forma completamente desenvolvida, a família tradicional é uma instituição burguesa e existe somente na burguesia", afirma Marx. Para melhorar a situação, abolir a família seria relativamente fácil tão logo a propriedade da burguesia fosse abolida.O que todo cristão deve saber sobre Karl Marx e o marxismo | @Cirozibordi
Como era a vida familiar de Karl Marx?
Marx foi o terceiro de nove filhos que o casal formado por Heinrich e Henriett teve. Os dois filhos mais velhos faleceram ainda cedo, e Karl Marx tornou-se o mais velho. Como membro de uma família aristocrata, Marx teve acesso a uma excelente educação e frequentou um colégio que se inspirava nos ideais do iluminismo.Qual a origem da família?
A origem da família está diretamente ligada à história da civilização, uma vez que surgiu como um fenômeno natural, fruto da necessidade do ser humano em estabelecer relações afetivas de forma estável. A família romana era formada por um conjunto de pessoas e coisas que estavam submetidas a um chefe: o pater familias.O que Karl Max fala sobre Deus?
Para Marx o ateísmo é algo bem claro, tão claro que não carece de nenhuma investigação mais apurada de sua parte. Deus não passa de uma projeção do homem, e assim a religião nada mais é que produção e alienação do homem; Berg diria que ela (a religião) seria uma legitimadora das questões humanas, logo, manipulável.O que Karl Marx fala sobre a Bíblia?
"Quem não paga o justo salário é um homicida"O filósofo cita depois uma passagem do livro bíblico do Eclesiástico: "O pão dos indigentes é a vida dos pobres; quem o tira é um homicida, quem não paga o justo salário é um homicida." Foi este texto que, lido por Bartolomeu de las Casas, o converteu num defensor dos índios ...O que a igreja diz sobre Karl Marx?
Se a Doutrina Social da Igreja negava a luta de classes, uma vez que entendia a sociedade como Corpo Social,então era: "Erro capital na questão presente crer que as duas classes são inimigas uma da outra, como se a natureza tivesse armado os ricos e os pobres para se combaterem mutuamente num duelo obstinado.Em que Karl Marx acredita?
O que Marx defendia? Em sua forma pura, o marxismo defende que pela revolução a classe operária deve tomar os meios de produção dos burgueses. O governo, por sua vez, deve suprimir os burgueses para que percam a hegemonia na manutenção do poder, que constituem juntos a infraestrutura e a superestrutura.Qual a percepção de Karl Marx sobre a religião?
Marx acredita que, para libertar o homem da religião, de suas ilusões religiosas, é necessário primeiro libertá-lo do tipo de vida que o leva a ansiar pela religião, ou seja, é preciso mudar o mundo em que o homem precisa de ilusões. Livrando-se das “flores imaginárias”, pode-se colher as “flores vivas”.O que prega o marxismo?
O marxismo baseia-se em um entendimento materialista do desenvolvimento da sociedade, tendo como ponto de partida as atividades econômicas necessárias para satisfazer as necessidades materiais da sociedade humana.Quem é o pai do comunismo?
A principal forma de comunismo na história foi aquela concebida por Karl Marx e Friedrich Engels, que a definiu como "a doutrina das condições de libertação do proletariado".Qual era a religião de Engels?
Em As Guerras Camponesas, Engels enfatiza a experiência religiosa dos anabatistas, colocando-a como uma seita que contestava toda a ordem vigente e que propunha a edificação de uma sociedade igualitária, e que seu “programa exigia o estabelecimento imediato do reino de Deus da era milenar de felicidade” (2010[1850]: 83 ...O que o marxismo fala sobre Deus?
Marx e a religiãoA religião é o suspiro da criatura oprimida, o ânimo de um mundo sem coração e a alma de situações sem alma. A religião é o ópio do povo. A abolição da religião, enquanto felicidade ilusória dos homens, é a exigência da sua felicidade real.