Qual era a religião de João Batista?
João Batista foi o homem que, de certa forma, abriu as portas para a missão de Jesus. Pregador itinerante nascido na Judeia, ele se tornou líder religioso de um grupo de judeus da época, exaltando a importância de valores como retidão e da prática da virtude.Em que os essênios acreditavam?
Acreditavam que a Natureza, os seres humanos e todas as coisas vivas eram o verdadeiro Templo de Deus, pois Ele não habitava em lugares feitos pelas mãos dos homens, mas sim as coisas vivas e que as ofertas a Deus eram o partilhar da comida para com os famintos, sejam homens ou animais.O que pregava João Batista?
O ministério de João BatistaEle tinha uma mensagem firme, pregava o arrependimento de pecados. Era uma pessoa singular, usava roupas feitas de pêlos de camelo, e usava um cinto de couro na cintura. O seu alimento era gafanhotos e mel silvestre.
Foi Jesus Cristo um essênio?
Alguns especialistas acreditam que Jesus era um essênio e seguia seus ensinamentos, versão que alimenta uma variada literatura a respeito, embora atualmente estudiosos mais alternativos já não estabeleçam essa relação.QUEM FOI JOÃO BATISTA NA BÍBLIA: A HISTÓRIA DO ÚLTIMO PROFETA
Quem são os essênios hoje?
Os essênios modernos e antigos viviam e vivem na consciência dos despertados. Eles vivem na presença eterna além dos limites da identificação com a mente e o corpo. Enoch, que foi da sétima geração de Adão, foi o primeiro essênio, caminhou com Deus, e após ascender à unicidade com Ele, não era mais o mesmo.O que pregava os essênios?
Definição. Os essênios eram uma seita judaica que emergiu no segundo século antes de Cristo e estabeleceu uma comunidade em Qumran. Enfatizavam pureza ritualística, copiavam livros das Escrituras Judaicas e escreviam comentários sobre os livros dos Profetas.Quem João Batista chamou de "raça de víboras"?
Cristo certa vez Se referiu a Herodes como sendo uma raposa (Lc 13:31, 32). Chamou os escribas e fariseus de “raça de víboras”, repetindo os termos de João Batista (Mt 3:7; 23:33).Qual a diferença entre João Batista e João Evangelista?
João Batista é o primo de Jesus, o precursor, que preparou o caminho para a chegada de Jesus. Já João Evangelista foi o discípulo amado de Jesus e o autor do Evangelho e das cartas. A festa de São João Batista comemora-se duas vezes: no dia 24 de junho, o nascimento, e no dia 29 de agosto, o martírio.O que João Batista comia?
“Sua comida era gafanhotos e mel silvestre”. Assinala, ainda, que os gafanhotos são o único inseto kosher aprovado na Bíblia. O livro de Levíticos 11, versículos 20 a 23, comenta a permissão religiosa da ingesta desses insetos.O que a Bíblia diz sobre os essênios?
Tanto as fontes judaicas como não judaicas falam dos essênios como um movimento antigo e venerável. Fílon de Alexandria se referiu aos essênios como uma sociedade composta por homens piedosos que seguiam as instruções deixadas por Moisés, personagem do Velho Testamento.Quem era o líder dos essênios?
Menaém (ou Menachem), dito o essénio, teria sido um líder dos Essénios ao tempo do Rei Herodes, o Grande.Como era o batismo dos essênios?
O batismo era já conhecido dos Essénios e de outros povos da antiguidade como um ritual de purificação e renovação. O batismo entre esses povos e também entre os primeiros cristãos começou por ser um batismo de imersão.Em que a Igreja Batista acredita?
Os batistas creem em Jesus Cristo, como Filho de Deus encarnado e como Salvador de todos aqueles que nEle têm fé. Eles crêem no Espírito Santo como guia sempre presente, que proporciona o conhecimento cristão da vontade de Deus e o poder para seguir a Cristo na vida diária.São João Batista é Xango?
Nesse sincretismo, São João é visto como Xangô na umbanda devido às semelhanças simbólicas e características atribuídas a ambos, como a justiça e o poder de intervir nas tempestades. Além da ligação com o equilíbrio, a natureza e o início de um novo ciclo.O que é mandeus?
Ao longo dos séculos houve muita confusão sobre os mandeus. Eram chamados de "cristãos de são João Batista" por missionários portugueses do século 16, mas na realidade rejeitam Jesus como messias e Maomé como profeta.Como morreu João Batista na Bíblia?
Batista morreu como mártir, não um mártir da fé - porque não lhe pediram para renegá-la - mas um mártir da verdade. Ele era um homem "justo e santo" (At 3,14), condenado à morte por sua liberdade de expressão e fidelidade ao seu mandato.Quem era o apóstolo que Jesus amava?
São João Evangelista foi um dos doze apóstolos de Jesus, chamado o discípulo amado, um dos mais jovens entre os doze. Foi a João Evangelista que Jesus, na agonia da Cruz, entregou a sua mãe para que João cuidasse. João e Maria estavam de joelhos aos pés da cruz e Jesus ao entregar sua Mãe a João, entrega a todos nós.Qual é o significado da Cruz de São João Batista?
A cruz de São João BatistaPrimeiro, representa o anuncio de jesus Cristo como Salvador. Jesus salva a humanidade como Cordeiro de Deus que se sacrifica através da cruz em favor de toda a humanidade. Em segundo lugar, a cruz simboliza também o martírio de São João Batista como prefiguração da morte de Jesus.