Já em 6 de agosto de 2015, os dirigentes anunciaram que, a partir de 2016, LAN e TAM passariam a adotar a marca LATAM em todas as suas operações. O nome escolhido foi o próprio nome do grupo, que além de unir os nomes de LAN e TAM é uma referência a "Latin America" (América Latina).
Em 2011, as companhias TAM e LAN anunciaram a união das marcas, mantendo ações separadas para cada empresa. Em 2012 as empresas anunciam o nascimento da LATAM Airlines Group, como conjunto das duas companhias. O nome é formado pela junção dos nomes LAN e TAM e uma referência ao termo “Latin American”.
A TAM e a chilena LAN anunciaram ontem a fusão de suas operações, que resultará na criação da maior companhia aérea da América Latina, sob a denominação Latam Airlines, com valor de mercado de US$ 12 bilhões, voos para mais 115 destinos em 23 países e aproximadamente 40 mil funcionários.
HISTÓRIA DA TAM e o SURGIMENTO da LATAM AIRLINES - Estevam Pelo Mundo
Como a TAM faliu?
Em maio de 2020, passados alguns meses das restrições sanitárias mundiais pela expansão da pandemia de coronavírus, a empresa declarou falência, após suspender suas atividades quase completamente.
Em 2010, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) entendeu que a empresa norte-americana General Electric, principal credora da Transbrasil, indevidamente executou a cobrança de notas promissórias que já haviam sido pagas e por isto foi a responsável por sua falência.
“LATAM” reunirá todas as companhias de passageiros e de carga que hoje formam parte do grupo: LAN Airlines e suas filiais no Peru, na Argentina, na Colômbia e no Equador; TAM Linhas Aéreas; TAM Transportes Aéreos Del Mercosur S.A. (TAM Airlines – Paraguai); e as linhas aéreas de carga do Grupo LATAM, compostas por LAN ...
A história da Tam começou em 1961 quando dez pilotos se uniram para levar passageiros e cargas entre o norte do Paraná e o sul de São Paulo e Mato Grosso, nascia ai a TAM (Taxi Aéreo Marília) com uma frota composta de quatro Cessna 180 e um Cessna 170.
Em abril de 2007, a "nova Varig" foi comprada pela Gol e teve, aos poucos, sua frota transformada para a marca da compradora. Já a antiga Varig tentou seu último plano de se reerguer e lançou uma companhia aérea com o nome "Flex" em março de 2007.
Quem é o dono da LATAM hoje? A LATAM é uma empresa de aviação que foi criada a partir da fusão entre a chilena LAN e a brasileira TAM. Atualmente, a maior parte das ações da empresa pertence ao grupo chileno Cueto, que detém cerca de 26% do capital da companhia.
Após 39 anos, a TAM deixa de existir a partir de hoje, assim como a chilena LAN. Juntas agora elas são Latam Airlines, ou apenas Latam! Além da mudança completa do site, a empresa realizou hoje 3 voos comerciais com a imagem externa da Latam Airlines.
O Grupo Latam Airlines anunciou nesta quinta-feira (6) a unificação de suas marcas LAN e TAM em uma única identidade, que será conhecida como Latam. A mudança de marca surge três anos depois que a LAN Airlines, sediada em Santiago, combinou-se com a brasileira TAM para criar a maior companhia aérea da região.
LATAM Airlines Group S/A, é um grupo empresarial multinacional de transporte aéreo de capital majoritariamente chileno, com sede em Santiago, Chile e criada após o anúncio da fusão entre a companhia aérea chilena LAN Airlines e a companhia aérea brasileira TAM Linhas Aéreas.
A empresa LATAM AIRLINES, com a razão social LATAM AIRLINES GROUP SA, opera com o CNPJ 33937681000178 e tem sua sede localizada na Rua Atica, 673, Sala 5001 - Jardim Brasil (zona Sul), Sao Paulo - SP, 04.634-042.
A American Airlines é uma companhia aérea americana sediada em Fort Worth, Texas. É a maior companhia aérea do mundo por passageiros transportados, quantidade de aeronaves e receitas, sendo a segunda maior pelo número de destinos, somente atrás da United Airlines.
Latina. A chilena LAN e a brasileira TAM concluíram nesta sexta-feira a fusão que anunciaram em agosto de 2010 e que deu como resultado a criação da Latam, a maior companhia aérea da América Latina e um dos dez principais grupos mundiais de transporte aéreo.
Esta lista foi atualizada pela última vez no dia 1 de Junho de 2024 e pode não refletir a situação atual da companhia. A frota de aeronaves da LATAM Airlines Brasil é composta por 140 aeronaves, e da LATAM Airlines Group tem 333 aeronaves com idade média de 9.3 anos em março de 2020.
A última empresa do setor a parar de operar no Brasil foi a Itapemirim, que fez seu último voo em 2021. Mas a lista de falências é extensa: é o caso da Avianca Brasil, da Varig e da Transbrasil, entre outras.
A falta de adaptação da Varig às constantes mudanças no mercado da aviação também foi um fator determinante para o conturbado desfecho de sua história no mercado. A empresa teve dificuldades em responder de forma ágil e eficaz às transformações no seu cenário de atuação como o surgimento de concorrência acirrada.
Vickers Viscount da VASP. As condições precárias da infraestrutura aeroportuária dificultavam a operação. Nos primeiros meses de atividades, a VASP teve suas operações suspensas devido a fortes chuvas que inundaram o Campo de Marte, sendo retomadas em 16 de abril de 1934.