Depois de Pentecostes, São Pedro reunia multidões em suas pregações. Ele tinha o dom da cura de tal forma que as pessoas queriam tocar em seu manto, ou passar sob sua sombra para que fossem curados e libertados, como nos atesta o livro dos Atos dos Apóstolos.
E hoje o escolhido é justamente o nosso querido Pedro! Sobre a rápida biografia que recordamos de Pedro, faltou dizer que ele era do tipo impulsivo: fala – e faz – o que vem à cabeça.
Ele sempre foi um dos discípulos mais corajosos, falando em nome de todos os outros em vários momentos, por exemplo quando Jesus pede aos discípulos quem Ele é, e Pedro prontamente faz a sua profissão de fé dizendo: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo”.
Era um pescador, casado, com pelo menos um filho, morando em Cafarnaum. Conheceu Jesus quando este pediu para utilizar um de seus barcos de modo a poder pregar para uma multidão que o aguardava. Pedro estava lavando as redes com Tiago e João porque a pesca não tinha sido boa.
A comunidade de Roma foi fundada pelos apóstolos Pedro e Paulo e é considerada a única comunidade cristã do mundo fundada por mais de um apóstolo e a única do Ocidente instituída por um deles.
O apóstolo Paulo exemplifica o temperamento colérico na Bíblia. Ele era conhecido por sua determinação inflexível em perseguir os cristãos antes de seu encontro com Cristo, e depois usou essa mesma energia para propagar o Evangelho, enfrentando adversidades e perseguições com resiliência e coragem (Atos 14:19-20).
Pedro é frequentemente descrito como um homem de temperamento explosivo e impulsivo. Ele era alguém que duvidava das coisas, frequentemente fazendo perguntas difíceis e, às vezes, agindo sem pensar.
Qual foi o homem mais cheio do Espírito Santo na Bíblia?
O homem cheio de fé chamado Barnabé, era cheio do Espírito Santo. Você pode ter uma fé do tamanho de um grão de mostarda, mas ela só será útil se você cultivá-la cheio do Espírito Santo. A fé de Barnabé tanto era a fé no fazer, quando a fé no crer, porém, tanto uma como outra era no poder do Espírito Santo.
OS 4 ERROS DE PEDRO O ato de Pedro negar a Cristo 3 vezes foi uma consequência de atitudes anteriores que Pedro teve. Primeiro ele afirmou com toda certeza de que nunca negaria a Cristo, mesmo quando o Senhor Jesus disse a Pedro: "Vocês vão me abandonar!". Pedro confiou nele mesmo. Isso é um grande erro que cometemos.
Paulo de Tarso, por mais que não tenha convivido com Jesus, é considerado o maior de todos os apóstolos. Nascido em Tarso, capital da Cilícia, inicialmente recebeu o nome de Saulo (nome em hebraíco).
Não houve nenhuma outra palavra, quando Simão chegou diante do Senhor, Jesus disse que ele era o filho de João e seria chamado Cefas, que quer dizer Pedro. E Pedro significa pedra. Simão era volúvel, falava muito e por impulso, e, de repente, Jesus lhe disse: “Você será chamado Pedro (pedra)”.
Porque Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo?
O fato tem sido muito questionado, mas as pesquisas arqueológicas têm contribuido para confirmar a tradição, deixando claro que Pedro foi martirizado a mando de Nero. Conta-se que ele pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, para não igualar-se a Jesus.
Depois de ser inspirado pelo Espírito e proclamar que Jesus era o Messias, Pedro tergiversou quando Jesus lhe falou de sofrimento e de dificuldade. Na sua fraqueza humana ele teve uma reação rebelde de quem está contra o pensamento de Deus.
O Papa Francisco explicou, durante a homilia da Missa celebrada na Casa Santa Marta, os motivos pelos quais Jesus escolheu São Pedro como o primeiro Papa da Igreja, uma decisão que poderia parecer contraditória, levando em consideração que alguns dias antes da sua eleição o havia negado.
Pedro era explosivo, mas não apresentava perigo. O verdadeiro problema estava em Judas, que abraçava e beijava enquanto traía. Fiquem sempre atentos !...
De pescador de peixes, passaria a ser pescador de homens, conforme a promessa de Jesus (Mt 4, 18-20; Mc 1, 16-18). Ao vê-Lo, Jesus muda seu nome: de Simão, passa a ser Pedro, que significa pedra, rocha.
Pedro era um pescador simples, sem educação formal ou treinamento teológico, mas foi chamado por Jesus para ser um dos seus discípulos e líder da igreja. Pedro reconheceu sua fraqueza e dependência de Deus e foi usado poderosamente por ele para cumprir sua vontade.
Pedro era um homem sanguíneo, isto é o seu temperamento era o que podemos chamar de “sangue quente”, Pedro exibia calor, intensivamente nas suas emoções e ação dinâmica. Ninguém foi tão falante, tão vibrante e tão decisivo como Pedro.
O colérico apresenta-se como um sujeito de reações rápidas e cortantes, usando e abusando do seu tempo. É profundamente sincero; é um dominador por natureza, envolvendo os outros com sua vontade e sua determinação.
Jesus estabeleceu Sua Igreja quando esteve na Terra. Ela foi chamada de Igreja de Jesus Cristo (ver 3 Néfi 27:8), e os membros foram chamados de santos (ver Efésios 2:19–20).
A história da Igreja Católica Apostólica Romana tem seu início por volta do ano 30 d.C, por ocasião do ministério de Jesus Cristo, que escolheu os 12 Apóstolos, com os quais edificou Sua Igreja (Mateus 16,18); dentre estes, Jesus escolheu um como principal, o "primeiro entre iguais", Simão, a quem Ele chamou Pedro, ...