A educação grega era voltada para a formação de uma individualidade perfeita e independente. A palavra Paideia significa “criação de meninos”; antes dela, porém, apareceu outro termo ainda mais essencial à formação grega: a areté, que pode ser traduzido por virtude.
Havia duas formas de educação na Grécia antiga: formal e informal. A educação formal foi alcançada através da frequência a uma escola pública ou por um tutor contratado. A educação informal foi fornecida por um professor não remunerado e ocorreu em um ambiente não público.
Qual era o principal foco da educação na Antiguidade grega?
A visão grega da educação, chamada de “Paideia”, tinha como objetivo formar um homem completo, integral, cuidando dos seus múltiplos aspectos, o que se aproxima, em parte, do que se chama hoje, com base em estudos de Psicologia Cognitiva, por teoria das inteligências múltiplas.
As escolas na Grécia são tão internacionais que oferecem muitos programas ministrados em inglês, bem como cursos multilíngues, onde você pode aprimorar suas habilidades em grego. As escolas gregas também oferecem programas combinados de graduação e pós-graduação, bem como cursos de verão e inverno no idioma grego.
A ideia de educação era o sentido de todo o esforço humano. A Paideia, é o nome dado a educação na Grécia Antiga, que busca a formação do homem em suas várias esferas, isto é, uma educação mais antropológica e que considera o homem como ser racional.
Tanto atenienses quanto tebanos ou espartanos tinham uma forma de educação aristocrática, isto é, as pessoas eram educadas a partir do modelo dos heróis das narrativas homéricas, para deles imitar as virtudes que tornariam o homem o melhor possível. Entre essas virtudes, estavam a coragem, a prudência e a astúcia.
Durante esse período, a sociedade grega passou por transformações significativas, com uma economia agrária e uma estrutura social hierárquica, em que a aristocracia detinha o poder político e econômico. A educação era predominantemente transmitida oralmente, com ênfase na formação militar e cultural.
Na história das idéias, o grego Platão (427-347 a.C.) foi o primeiro pedagogo, não só por ter concebido um sistema educacional para o seu tempo mas, principalmente, por tê-lo integrado a uma dimensão ética e política.
Qual é a relação da educação grega antiga com a educação brasileira atual?
Aliado a isso, na educação grega primava-se pela oratória, pela arte da escrita, assim como pela eloquência. Então, em suma, pode-se afirmar que os princípios e fundamentos da educação grega podem ser consubstanciados, também, na educação brasileira, desde a época jesuística até os dias atuais.
Durante a história antiga, a criança era submetida à autoridade do pai. Na educação grega e romana, a família era a responsável por educar os pequenos, considerados inoperantes e incapazes de ter qualquer autonomia. Posteriormente, já na Idade Média, o papel da criança continuava sendo mínimo.
A palavra grega Paidagogos é formada pela palavra paidós (criança) e agogos (condutor). Portanto, pedagogo significa condutor de crianças,aquele que ajuda a conduzir o ensino. Este era o trabalho do escravo, que era encarregado também de dar formação (Paidéia) intelectual e cultural.
Qual é a principal característica da educação grega?
A educação grega era voltada para a formação de uma individualidade perfeita e independente. A palavra Paideia significa “criação de meninos”; antes dela, porém, apareceu outro termo ainda mais essencial à formação grega: a areté, que pode ser traduzido por virtude.
Qual era o objetivo principal da educação em Atenas?
A educação formal grega praticada em Atenas era direcionada somente aos homens a partir dos sete anos de idade e visava o desenvolvimento físico e intelectual do ser humano, baseando-se em três pilares: a ginástica, a música e a escrita.
* Período Arcaico (800-500 a.C.), fase da formação das cidades-estado: a escrita, a moeda, a lei e a pólis. * Período Clássico (500-400a. C), fase correspondente ao apogeu da civilização grega. * Período Helenístico (336-146 a.C.), fase da decadência da Grécia.
A educação era pautada no conhecimento, nas artes e na filosofia. Assim, as crianças aprendiam por influência dos poetas da época e através da tradição oral. Aprendiam a falar bem e eram introduzidas no seio político.
Qual é a origem do termo escola e qual era o ideal da educação na Grécia Antiga?
O termo escola vem do grego scholé significando “lazer, tempo livre”. Esse termo era utilizado para nomear os estabelecimentos de ensino pelo fato de a tradição greco-romana não valorizar a formação profissional e o trabalho manual. Formar o homem das classes dirigentes era o ideal da educação grega.
Ao longo dos séculos, a Paideia evoluiu, adaptando-se às mudanças sociais e políticas da Grécia Antiga. Durante o período helenístico, por exemplo, a educação começou a incluir uma maior ênfase no estudo da matemática, astronomia e outras ciências naturais, refletindo a expansão do conhecimento e da influência grega.
Antiguidade. Na Antiguidade, não existiam escolas: eram os grandes filósofos que passavam ensinamentos sobre Retórica, Artes, Matemática e Filosofia aos seus discípulos, com uma forte tradição oral e da experimentação.
No início, os profissionais eram os chamados pajens ou babás, ligados unicamente ao cuidado. O propósito educacional da etapa é recente no país. Não faz muito tempo que a Educação Infantil é encarada, pensada e estruturada à maneira que é hoje. A etapa de ensino, aliás, nem sempre foi tratada com caráter educacional.
"Como chamavam os gregos o movimento de ensinar e aprender? Chamavam com um só radical: manthano. Assim, mathesis é o ensino e a aprendizagem, tanto no sentido do que é aprendido e ensinado como no sentido do processo de ensinar e aprender.
Entre as matérias abordadas estavam a geografia, história natural, gramática, matemática, retórica, filosofia, música e ginástica. Antes disso, o conceito que originalmente exprimia o ideal de formação social grego estava contido em outro termo, "aretê" (em grego, adaptação perfeita, excelência, virtude).
Quais valores culturais impactaram a educação grega?
Através das obras homéricas e do estudo disciplinas como música, ginástica e filosofia, os gregos desenvolviam uma cultura educacional baseada em feitos exemplares e valores como coragem, honra e excelência. Esses valores moldaram as bases do pensamento ocidental e tiveram influência duradoura na sociedade grega.