A língua acádia é conhecida como o idioma mais antigo do mundo — seu registro data de 14 a.C. O maior alfabeto do mundo é o khmer da Camboja com 74 letras e o menor é o rotokas do Papua Nova-Guiné com 11 letras. Dos 215 milhões de falantes nativos do português, apenas 5% vive em Portugal.
Os siríacos, povos arameus que vieram da linhagem de Noé, tentam resgatar a língua original de seus pais, o aramaico, que era também a língua falada por Jesus.
Segundo uma história da Bíblia relatada no Livro de Génesis, houve uma altura em que todos os povos falavam a mesma língua. Depois, quando os povos se uniram para construir uma torre na Babilónia que glorificava os seus próprios feitos, e não os da sua divindade, Deus castigou-os.
Qual Foi O Primeiro Idioma Da Terra / Antes Do Diluvio Que Lingua Se Falavam?
Qual era a língua falada por Adão e Eva?
A Linguagem adâmica é, de acordo com o Judaísmo (registrado no Midrash) e alguns cristãos, a língua falada por Adão (e, possivelmente, por Eva) no Jardim do Éden.
O sistema de escrita aramaico foi um abjad muito difundido na região da Mesopotâmia a partir do séc 2 a.C., sendo então adotado pelos persas. Diferente do latim que caiu em desuso por volta de 1300, o aramaico ainda hoje é uma língua ativa em algumas regiões do interior da Síria, da Turquia e do Iraque.
A Bíblia foi escrita em hebraico, aramaico e grego. O Antigo Testamento tem a maior parte escrita em hebraico. Os maiores trechos escritos em aramaico, são os de Esdras 4.8-6.18 , Esdras 7.12-26 e Daniel 2.4-7.28 .
Deus estava preocupado com o fato de os humanos terem blasfemado construindo a torre para evitar um segundo dilúvio, então Deus trouxe à existência vários idiomas. Assim, os humanos foram divididos em grupos linguísticos, incapazes de se entenderem.
Arameus ou Aramaicos (Aramaico: ܣܘܪ̈ܝܝܐ ܐܪ̈ܡܝܐ) são um povo semita da Mesopotâmia, atualmente: sudeste da Turquia, nordeste da Síria e norte do Iraque. Os aramaicos têm sua própria língua, o aramaico, já foi uma língua global e a língua franca do Oriente Médio. Siríaca-Ortodoxa, Siríaca-Católica, Maronita.
Os Judeus usavam o termo Arameus para distinguirem os seus povos aparentados mais afastados, os "povos de Aram", no Oriente, ou "filhos de Eber", como também era designado esse povo, unificado apenas pela língua (aramaico), não pela existência de um estado.
Frente a tamanha soberba, Deus decidiu lhes confundir a linguagem para que não compreendessem uns aos outros, e os dispersou pela superfície da Terra. Babel era o nome da torre que, em hebraico, significa confusão de línguas, confusão de vozes.
O acádio (lišānum akkadītum), também conhecido como acadiano ou assiro-babilônio, era uma língua semítica, parte da família afro-asiática, falada na antiga Mesopotâmia, particularmente pelos assírios e babilônios.
Com o registro mais remoto datado do século 14 antes da Era Moderna – AEC (o que o calendário cristão costuma chamar de Antes de Cristo), a língua acádia, também chamada de acadiano, é o idioma mais antigo de que se tem conhecimento.
"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."
Hoje, 30 de setembro, é o último dia do mês da Bíblia e a Igreja Católica celebra a memória de São Jerônimo, o autor da frase “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”. Presbítero e doutor da Igreja, o santo foi o tradutor das Sagradas Escrituras.
Ainda que às vezes Jesus usasse o hebreu, parece ser que na conversa e na pregação, Jesus falava normalmente em aramaico, que era a língua normal para o uso diário entre os judeus da Galileia.
Na verdade, possivelmente Jesus era um poliglota. Devia ter noções de grego, porque esse povo deixou marcas na região na época da ocupação dos macedônios, e de latim, o idioma dos conquistadores romanos. Mas, no dia a dia, ele falava aramaico mesmo, que era a língua do povo judeu.
Segundo a tradição judaica, o aramaico foi falado por Adão (Sanhedrin 38b) e foi, provavelmente, a língua materna de Jesus e de numerosos rabinos do Talmude e Midrash. Por ter sido uma língua dominante no mundo judaico, muitos textos importantes foram escritos em aramaico.
Yeshua Hamashia significa Jesus Cristo, o Messias. É um termo em aramaico, que era a língua falada por Jesus que deu origem a diversos idiomas falados até hoje. Os judeus, principalmente em Israel, ainda utilizam bastante a palavra.
O hebraico é um idioma, o aramaico é outro idioma. O Hebraico é a língua dos Hebreus. O Aramaico é a língua dos Arameus. O livro de Gênesis fala de um homem que se chamava Shem (ou Sem), de onde vieram os semitas.
Em Israel, o árabe e o hebraico são línguas oficiais6, mas o hebraico ganhou status privilegiado também entre os cidadãos árabes israelenses, que o tem como segunda língua.