Qual era o nome da Medusa antes de ser transformada?
Quem era Medusa? A Medusa era uma górgona, isto é, um ser monstruoso presente nos mitos gregos. Tinha duas irmãs, Esteno e Euríale, ambas também górgonas. Esses seres monstruosos ficaram marcados por transformarem em pedra todos os que olhavam diretamente para seus rostos.
Uma mulher de beleza descomunal, que gostava de se cuidar. Assim era Medusa e, mesmo muito vaidosa, a jovem era sacerdotisa fiel de Atena, a deusa virgem. Apesar de todos os cuidados com pele, cabelo e das roupas mais ousadas, Medusa nunca deixou de seguir o princípio da castidade de Atena.
Na maioria das versões do mito, enquanto Medusa esperava um filho de Poseidon, deus dos mares, teria sido decapitada pelo herói Perseu (semi-deus), que havia recebido do rei Polidetes de Sérifo a missão de trazer sua cabeça como presente.
Verdadeira história: Medusa foi transformada em monstro por ter sido estuprada. Para se vingar de Atena, Poseidon, sem nenhum pudor, decidiu abusar sexualmente de uma das suas devotas mais fieis, a Medusa. Por perder a virgindade, Medusa foi transformada em um monstro e nunca teve sua história contada corretamente.
A trágica e violenta história de Medusa, a vilã injustiçada - Mitologia
Como Medusa morreu?
Medusa era uma Górgona, ser monstruoso presente na mitologia grega. Os relatos sobre Medusa narram que ela tinha uma aparência medonha e que era capaz de transformar aqueles que olhavam diretamente para ela em pedra. Medusa tinha duas irmãs e era a única Górgona mortal. Foi decapitada pelo herói Perseu.
As pessoas pensam em Medusa como o monstro arquetípico, mas ela foi vítima de estupro. Ela foi primeiro estuprada por um deus masculino (Poseidon) e depois punida por uma deusa feminina (Atena) por ter sido agredida sexualmente em seu templo.
O capítulo mais conhecido da história de Medusa na mitologia grega é o episódio que narra a sua morte, feito que foi realizado pelo herói Perseu. A história de Perseu se inicia quando sua mãe, Dânae, engravida de Zeus.
Outro mito que envolve Atena menciona sua disputa com Poseidon pelo direito de ser a patrona da cidade de Atenas. Nesse pleito, ela ofereceu uma oliveira para os atenienses, enquanto Poseidon ofereceu uma fonte de água salgada e um cavalo. Os atenienses escolheram Atena como sua protetora.
Os gregos consideravam Zeus o deus supremo e comandante do Universo. Era o deus dos céus, do raio e do trovão. Era considerado pai dos homens e dos deuses. Resgatou seus irmãos, devorados por seu próprio pai, Cronos.
Antes de se transformar em monstro, Medusa vivia com suas irmãs no templo de Atena, deusa da guerra e da sabedoria. Segundo o poeta grego Hesíodo, que escreveu entre 750 e 650 a.C., ela era uma linda mulher com traços elegantes e um cabelo invejável.
Certo dia, dentro de um dos templos de Atena – deusa da sabedoria – Medusa teria se deitado com Poseidon – deus do mar -, deixando Atena furiosa. Por conta disso, como punição, a deusa grega Atena decidiu transformar as três irmãs em seres estranhos, com pele escamosa e cobras na cabeça.
O nome deriva da palavra grega antiga gorgós (γοργός), que significa 'sombrio ou terrível', e parece vir da mesma raiz da palavra sânscrita garjana (गर्जन), que significa um som gutural, semelhante ao rosnado de uma besta, possivelmente originando-se como uma onomatopeia.
Pégaso (ou Pegasus) é um cavalo alado da mitologia grega que foi gerado por Poseidon e nasceu do pescoço decepado da Górgona Medusa, morta por Perseu. Ao mesmo tempo e da mesma forma, Crisaor também nasceu.
Medusa teve uma criança com Poseidon, Chrysaor, que nasceu de seu pescoço, e outra criança, Pégaso, que nasceu de seu sangue quando Perseu decapitou (enquanto a górgona estava dormindo).
"Medusa foi primeiro estuprada por Poseidon, um deus masculino, e depois punida por Athena, uma deusa feminina, por ter sido agredida sexualmente em seu templo", diz escritora #MaisLidas.
A deusa grega Atena, conhecida como Minerva pelos povos romanos, é a divindade da sabedoria, inteligência, do senso de justiça e das artes. Filha de Zeus, um dos principais deuses da mitologia grega, era a protetora dos heróis, arquitetos, tecelões, poetas e filósofos.
Medusa tinha um aspecto tão assustador que qualquer um que olhasse para ela se transformava em pedra. Com a ajuda da deusa Minerva, que lhe deu um escudo, e do deus Mercúrio, que lhe deu sapatos alados, Perseu entrou na gruta em que Medusa estava dormindo, cortou sua cabeça e entregou à Minerva.
Antes disso, era uma bela mulher, que foi estuprada pelo poderoso deus Poseidon no templo da deusa Atena. Mas em vez de Poseidon ser punido, Medusa foi culpada por Atena por profanar seu espaço sagrado. A deusa então a transformou na figura com a cabeça cheia de cobras e um olhar que transforma os homens em pedra.
O nome medusa no idioma grego significa “guardar” ou “proteger”, tendo esse significado uma possível relação com o escudo de Atena, que, como veremos, era adornado com a cabeça de Medusa.
Antes de receber seus cabelos de serpente e seu olhar capaz de transformar qualquer um em pedra, Medusa era uma das três Górgonas, e a única mortal entre elas. Na verdade, era a única mortal entre 5 irmãos, todos monstros da Mitologia Grega.