Função do orixás Cada orixá tem uma função específica, mas todos são associados à sobrevivência e ao estabelecimento das sociedades humanas. Desenvolvimento tecnológico (Ogum), medicina (Ossaim), justiça (Xangô), arte (Oxumarê), alimentação (Oxóssi) são alguns exemplos das funções que os orixás podem assumir.
Orixás (em iorubá: Òrìṣà) são divindades da religião iorubá representados pela natureza. Dividem-se em dois grupos, os aborós (em iorubá: aborò) ou orixás masculinos, e as aiabás ou orixás femininas. Foram enviados por Olodumarê para a criação do mundo e após isso, ensinar e auxiliar a humanidade a viver no planeta.
Oyá/Iansã: orixá dos ventos, das tempestades e dos trovões. Xangô: orixá da justiça, dos livros e da palavra. Oxóssi: orixá da caça e protetor das florestas e animais. Ossanha/Ossaim: orixá das ervas e das folhas - o médico da floresta.
No Brasil, a cidade considerada consagrada aos Òrìṣà (Orixás) é Salvador, pois mantém Terreiros seculares desde os primórdios da organização do Candomblé no país.
O orixá é uma força pura, axé material que só se torna perceptível aos seres humanos incorporando-se em um deles. IEMANJÁ, Rainha do Mar, tem o seu axé assentado sobre pedras marinhas e conchas.
Quando se veem as primeiras Bíblias traduzidas para o iorubá ou fon-ewe, Exu ou Legba é traduzido como “evil”, o mal (em inglês), o diabo. Mesmo o Alcorão traduzido para o iorubá o coloca como ash-Shaitan, o demônio.
orixá são deuses cultuados pelas muitas crenças africanas. ponto final essa é a resposta que qualquer pessoa tem que saber. orixá são deuses cultuados nas muitas crenças africanas. demônio é outra coisa.
Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.
“Em suma, Exu, quando abre os caminhos dos homens, é associado aos santos católicos e é tido como 'do bem'. Entretanto, quando fecha os caminhos dos homens, é visto como 'do mal' e comparado com as legiões de demônios que impedem o acesso dos homens aos bens do céu”, escreve o professor.
Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.
Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.
Oxalá e Jesus: Oxalá é considerado o Orixá supremo, muitas vezes referido como 'Pai de Todos'. Ele é associado à criação, à paz, à harmonia e à sabedoria, assim como Jesus Cristo. Ambos são vistos como salvadores. Ibeji e São Cosme e Damião: São duas divindades que estão associadas à infância, à proteção e à cura.
Por isso, para a Umbanda, uma religião genuinamente brasileira, Jesus é o equivalente a Oxalá, o criador. A figura de Jesus, em termos históricos, por mais que sua santidade seja dependente de cada fé que cada um tiver, possui uma relevância histórica muito grande.
A quantidade de orixás que uma pessoa pode ter na Umbanda ou no Candomblé vai depender da crença e da tradição de cada terreiro. Geralmente, no Candomblé, é comum que cada pessoa tenha um orixá principal, que pode ser acompanhado de outros orixás que também são cultuados na casa.
Exu é considerado o primórdio da criação suprema. A história de Exu inclui desavenças com Obatalá, mas revela uma amizade profunda entre os dois. Foi sincretizado com o santo católico Santo Antônio. O símbolo de Exu é o ogó e sua saudação é Laroyê Exu.
3. Pomba-gira. Conhecida como dama da noite, nas duas crenças é considerada a figura feminina de Exu. Além de atuar como mensageira espiritual, a pomba-gira também exerce o papel de uma mulher independente e dominadora – relacionada ao amor e ao desejo.
"Embora o nome de São Jorge não conste no santoral da Igreja, seu culto e festas permanecem vivos, não apenas nas localidades e entidades que levam seu nome o cultuam como patrono, mas também seu nome é lembrado em âmbito da Igreja universal", salienta o escrito. São Jorge segue, portanto, um santo do catolicismo.