Qual é o pensamento de Wallon?
A teoria de Wallon expressa que o desenvolvimento da criança surge da interação genética com os fatores ambientais, ou seja, no encontro das circunstâncias orgânicas (possibilidades internas) e as condições do cotidiano (adaptação do meio) em que está inserido na sociedade de determinada época (MAHONEY, 2004).Quais são as principais ideias de Wallon?
As idéias de Wallon foram baseadas em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: afetividade, movimento e inteligência. A afetividade tem papel predominante no desenvolvimento da pessoa. É por meio dela que o aluno exterioriza seus desejos e suas experiências.O que Wallon defendia?
A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.Qual é a visão de Wallon sobre a educação?
Para Wallon, professores e alunos são mutuamente afetados no processo de formação, onde desenvolvimento cognitivo é, também, ampliação dos afetos e da capacidade de expressar sentimentos. O desafio do afeto é compartilhado entre todos os sujeitos, no ambiente escolar.A teoria de Henri Wallon
Qual é a abordagem de Wallon?
Desse modo, a teoria psicogenética de Wallon tem como foco a integração entre as dimensões cognitivas, afetivas e motoras, com o meio em que os indivíduos estão inseridos. Nesse sentido, Wallon considera o homem um ser inseparavelmente biológico e social, que vive a partir das exigências do organismo e da sociedade.Qual é o principal foco do estudo de Wallon?
Wallon também foi um teórico sócio interacionista, o qual fundamentou seus estudos no desenvolvimento humano na perspectiva da afetividade, resgatando as questões da emoção.O que Wallon afirma?
Wallon (1995), na sua obra A evolução psicológica da criança, trata do desenvolvimento da criança inserida em determinado meio. Ele afirma que o potencial herdado geneticamente por um indivíduo depende diretamente do ambiente em que ele está inserido.Quais são as três leis de Wallon?
Para Wallon o desenvolvimento humano é regido por três leis reguladoras: a alternância funcional, a predominância funcional e a integração funcional.O que Henri Wallon acreditava?
Wallon situa a noção de pessoa como o conjunto funcional resultante da integração de suas dimensões, e cujo processo de desenvolvimento ocorre na integração do orgânico com o meio, que em sua teoria é sempre predominantemente social.Quem foi Wallon na pedagogia?
Henri Wallon (1872-1962) foi um estudioso que se dedicou ao entendimento do psiquismo humano, seus mecanismos e relações mútuas, a partir de uma perspectiva genética. Por isso seu interesse pelo desenvolvimento infantil, já que na infância se localiza a gênese da maior parte dos processos psíquicos.Qual o conceito de aprendizagem para Wallon?
Wallon, na sua Teoria dos Estágios, explica que no estágio impulsivo-emocional: O recurso da aprendizagem é a fusão com os outros. O processo ensino-aprendizagem exige respostas corporais, contatos epidérmicos, daí a importância de se ligar ao seu cuidador, que segure, carregue, embale.Qual a principal contribuição de Wallon?
Wallon trouxe importantes contribuições sobre o desenvolvimento infantil, destacando os comportamentos e pensamentos singulares que o caracterizam. Sua compreensão é da criança como uma “pessoa completo”, constituída partir de três campos funcionais: a dimensão afetiva, a cognitiva e a motora.Quais são os três pontos mais importantes das ideias pedagógicas de Wallon?
O autor trata os três campos funcionais – motor, o afetivo e cognitivo – de forma indissociável. Para ele, seria impossível separar, já que o desenvolvimento de um causa impactos nos demais.Como Wallon aborda a afetividade?
Wallon mostra que a afetividade é expressa de três maneiras: por meio da emoção, do sentimento e da paixão. Essas manifestações surgem durante toda a vida do indivíduo, mas, assim como o pensamento infantil, apresentam uma evolução, que caminha do sincrético para o diferencial.Quais são as principais características dos estágios de Wallon?
Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...Qual a teoria que Wallon defende?
Wallon identificou que a criança precisa do convívio social com adultos e outras crianças para experimentar relações diferentes de tudo que vive na família. Afinal, é importante aprender a lidar com situações de aceitação, trabalho em grupo, superações de conflitos e frustrações.Qual a teoria do Wallon?
A teoria de Wallon é identificada como Psicologia da Pessoa Completa (Galvão, 1996), pois visa justamente à produção de um saber psicológico que leve em conta a totalidade da pessoa (consciência, eu, emoções, representações, etc.), em suas condições concretas de existência.Qual é a teoria de Wallon e Piaget?
O programa de pesquisa de Piaget visava a compreensão dos processos que permitem a construção progressiva do conhecimento no sujeito epistêmico, enquanto Wallon pretendia focalizar especialmente o sujeito psicológico em sua totalidade emocional e cognitiva.O que Wallon fala?
Wallon define imitação como um exemplo dos aspectos dialéticos do desenvolvimento, já que, através das ações de misturar-se, dissolver-se e diferenciar-se do outro, a criança transforma o mundo social re-apresentando-o a seu modo.Quais são os 5 tipos de afetividade?
Na tradição psicopatológica distinguem-se 5 tipos básicos de vivências afetivas:
- Humor ou estado de ânimo;
- Emoções;
- Sentimentos;
- Afetos;
- Paixões.