A divindade suprema era Viracocha, mas o deus mais importante dos incas era Inti, o deus Sol. Outros deuses que os incas acreditavam eram Ilyap'a, considerado deus da chuva, e Mama Kilya, deusa Lua.
A divindade mais importante para os incas, no entanto, era Inti, o deus do sol. Ele enviou seus dois filhos Manco Cápac e sua filha Mama-Quilla (deusa da Lua, da fertilidade, do casamento e das mulheres) para uma Terra caótica e escura. Manco Cápac e Mama-Quilla eram casados.
O deus criador, com características de deus cultural, é Viracocha, qualificado como velho homem dos céus, senhor e mestre do mundo. Por ter criado a Terra, os animais e os seres humanos e ser o possuidor de todas as coisas, os incas adoravam-no sem oferecer-lhe sacrifícios nem tributos.
A religião dos incas era politeísta, com Inti, o deus do sol, sendo a divindade mais importante. O Sapa Inca era considerado um descendente direto de Inti, o que reforçava seu poder. Os incas também veneravam outros deuses, como Viracocha, o criador do mundo, e Pachamama, a deusa da terra.
Mitologia Inca - Deuses Principais e a Criação do Mundo
Qual é a religião dos incas?
Os incas seguiam uma religião politeísta, muito voltada para a natureza e suas nuances. Como parte de seus ritos sagrados, esse povo prestava sacrifícios humanos aos deuses, de forma que o sangue era um símbolo máximo de força e oferenda.
Mama Ocllo (em quíchua: Mama Uqllu) ou Mama-Quilla era, na mitologia inca, a filha do sol; a deusa da lua, da fertilidade, do casamento e das mulheres; e a esposa do legendário governante Manco Cápac. Retrato imaginário de Mama Ocllo e Manco Cápac, fundadores do império inca.
O Império Inca se expandiu rapidamente no século XV d.C. e estava no auge de seu poder quando os espanhóis chegaram à América do Sul no início do século XVI. Portanto, em termos de antiguidade, os maias são os mais antigos, seguidos pelos incas e, por fim, pelos astecas.
No Império Inca o quéchua se transformou na língua geral para comunicação entre os povos que falavam diferentes línguas e se consolidou como língua da administração e controle, bem como para a transmissão de saberes5, por isso o conhecemos como a língua dos Incas, embora falassem as línguas puquina e aymara.
Assim como os povos astecas, os incas foram dominados a partir da chegada dos espanhóis. A expedição que levou à conquista dos incas foi organizada por Francisco Pizarro em 1532.
Os incas criavam e domesticavam lhamas e alpacas. Construíram estradas, pontes e templos. A arte desse povo ficou conhecida pelos objetos de ouro e pelos calçados e tecidos. Lutas internas enfraqueceram o povo, que desapareceu após o conflito com os invasores espanhóis em 1535.
Apu Inti, ou simplesmente Inti, era o deus do Sol dos antigos incas. Chamado "Servo de Viracocha", exercia a soberania no plano superior ou divino, do mesmo modo que um intermediário seu, o Imperador Inca, chamado "Filho de Inti", reinava sobre os homens.
Qual era o deus mais poderoso na cultura dos incas?
Viracocha, Wiracocha ou Huiracocha (em quíchua: Apu Kun Tiqsi Wiraqutra) é a divindade invisível, criadora do mundo na cosmovisão inca, considerado como o esplendor original, o Senhor, Mestre do Mundo, sendo o primeiro deus dos antigos tiahuanacos, que provinham do lago Titicaca, de cujas águas teria surgido (senão da ...
Os antigos incas do Peru adoravam a Lua como uma deusa. Esta civilização chamava o satélite natural de Mama Quilla o qual, segundo suas crenças, chorava lágrimas prateadas.
O deus andino Viracocha decidiu dar origem a um mundo em trevas onde habitaram alguns gigantes. Os gigantes desobedecido a Viracocha, que decidiu desaparecer a sua criação, provocando uma chuva torrencial. Então Viracocha criou o homem à sua semelhança.
É o caso da civilização Inca, que surgiu na região do atual Peru e se estendeu por um território de mais de 4.000 km, do Equador até o norte da Argentina. Os incas não eram uma tribo ou uma nação. Eram uma família poderosa que, desde o ano 1.200 d.C., governou um reino que tinha sua capital na cidade de Cuzco (Peru).
1. Relativo ou pertencente aos quéchuas, povo indígena que ocupava uma parte da América do Sul e cujos descendentes formam parte significativa da população do Equador e do Peru. 2. [ Linguística ] Relativo ao quéchua enquanto sistema linguístico .
A conquista dos incas aconteceu após a expedição liderada pelo espanhol Francisco Pizarro capturar e executar o imperador Atahualpa. A conquista dos incas foi um empreendimento realizado pelos espanhóis da expedição liderada por Francisco Pizarro.
O resultado foi a expansão agrícola das muitas variedades de milhos que espalharam pelo império, vindos essencialmente do México. O milho acabou se tornando um dos alimentos principais da cultura Inca, ao lado das batatas, das pimentas, dos tomates, dos amendoins, da coca e da quinoa.
A civilização inca surgiu nas terras altas do Peru em algum momento do início do século XIII. Seu último reduto foi conquistado pelos espanhóis em 1572. Extensão máxima da civilização inca na América do Sul.
O significado da palavra Inca (ou Inka em quéchua) se refere a uma espécie de título ou distinção, algo como senhor, rei, monarca, imperador ou chefe supremo. Estes governantes, sempre homens, se intitulavam “filhos do sol”.