A arca da aliança era um objeto sagrado para os hebreus, construído por meio de instruções dadas por Deus a Moisés. Nela foram depositadas as tábuas dos dez mandamentos. A arca representava a aliança de Deus com o povo hebreu. A arca da aliança foi um objeto sagrado que pertenceu aos hebreus na Antiguidade.
A Arca da Aliança é um artefato sagrado do Antigo Testamento, simbolizando a presença e a aliança de Deus com o povo de Israel, e acreditava-se que guardava os Dez Mandamentos e outros itens sagrados.
Com toda a certeza a arca aponta tipologicamente para a presença de Deus com o seu povo: “E ali virei a ti e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do Testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel” (Êx 25.22), de modo que ela era considerada como um ...
É um recetáculo protegido por Deus em Noé, símbolo da Sua Aliança e presença junto do Povo Escolhido da Bíblia e também símbolo da Igreja. De alguma forma, representa também o cofre onde são guardados os tesouros do conhecimento e da vida na sua conservação e regeneração cíclicas.
A arca era o depósito das tábuas dos dez mandamentos, do cajado usado por Arão e de um vaso contendo maná. Os hebreus consideram essa arca sagrada, entendida como um meio pelo qual a presença de Deus era manifestada. Em certo momento, a arca esteve no Tabernáculo, mas também esteve em outros locais, como Jerusalém.
A ARCA DA ALIANÇA: DESCUBRA O QUE ERA A ARCA DA ALIANÇA E QUAL O SIGNIFICADO
O que simbolizava a Arca da Aliança?
A Arca da Aliança é descrita na Bíblia como o objeto em que as Tábuas dos Dez mandamentos teriam sido guardadas, e também como veículo de comunicação entre Deus e seu povo escolhido. Sua construção é orientada por Moisés, que por sua vez recebera instruções divinas quanto à forma e tamanho do objeto.
A arca da aliança e, mais particularmente, o propiciatório, era o local onde Moisés recebia a palavra de Deus: “Ali, virei a ti e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do Testemunho, falarei contigo acerca de tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel”. (Êx 25.22).
O que significa os três elementos dentro da Arca da Aliança?
Nela foram guardadas as duas tábuas da lei; a vara de Aarão; e um vaso do maná. Estas três coisas representavam a aliança de Deus com o povo de Israel. Para judeus e prosélitos a Arca não era só uma representação, mas a própria presença de Deus.
Comments43. Uzá profanou algo sagrado e muito sério. Deus ordenou que ninguém exceto o sumo sacerdote poderia tocar na arca caso contrário essa pessoa comum morreria.
Porque só os levitas podiam carregar a Arca da Aliança?
Então disse: — Somente levitas podem carregar a arca da aliança porque foram eles que o SENHOR Deus escolheu a fim de carregá-la e para servi-lo para sempre. Então Davi chamou todo o povo de Israel a Jerusalém a fim de trazer a arca da aliança para o lugar que ele havia preparado para ela.
A arca da aliança ficou ali três meses, e o SENHOR abençoou Obede-Edom e a sua família. O rei Davi soube que, por causa da arca, o SENHOR havia abençoado a família de Obede-Edom e tudo o que ele tinha. Então tirou a arca da casa de Obede-Edom e, com uma grande festa, a levou para a Cidade de Davi.
Mais do que prestígio, Davi anseia por Deus. Mais do que reconhecimento político, ele quer a presença de Deus. Por isso, envidou esforços para trazer a arca da aliança para Jerusalém.
Por que não podia olhar para dentro da Arca da Aliança?
1- Choro e Morte 1Sm 6: 19 Feriu o SENHOR os homens de Bete-Semes, porque olharam para dentro da arca do SENHOR, sim, feriu deles setenta homens; então, o povo chorou, porquanto o SENHOR fizera tão grande morticínio entre eles.
A madeira de acácia é bastante conhecida por ter sido o material usado na Arca da Aliança, segundo a descrição que encontramos no livro do Êxodo, na Bíblia Sagrada.
Enquanto Abinadabe parece ter tratado a arca de forma descuidada, Obede-Edom a honrou e a colocou em um lugar de destaque em sua casa. Isso nos ensina que, assim como Obede-Edom, devemos honrar e dar o primeiro lugar para a presença de Deus em nossas vidas e em nossos lares.
O que significa a vara de Arão dentro da Arca da Aliança?
Vara de Aarão foi a vara usada por Aarão para executar sinais prodigiosos diante de Faraó e que serviu como sinal de escolha para o sacerdócio por Deus quando da rebelião de Corá (Números xvii. 8).
A Arca simbolizava a presença de Deus no meio de seu povo. Além disso, dentro dela estavam os principais símbolos da aliança entre Deus e os israelitas como, por exemplo, as duas tábuas da Lei, que eram os mandamentos de Deus.
Em quinto lugar, a arca da aliança aponta para Cristo, o Deus Emanuel. A arca da aliança é um poderoso símbolo de Cristo. Ele é simbolizado não só pela arca de madeira revestida de ouro, onde a glória de Deus se derrama. Ele é, também, representado pelas tábuas da lei, uma vez que é o Verbo que se fez carne.
Qual o significado dos objetos dentro da Arca da Aliança?
"Os dez mandamentos nas duas tábuas de pedras são a base da aliança de Deus com os filhos de Israel (Êxodo 19:5-7). Eles estipulam quais são os justos requerimentos da lei, sem ajudarem aos filhos de Israel a obedecê-los.
Porque a Arca da Aliança tinha que ser carregada nos ombros?
Embora Deus tivesse ordenado carregar a Arca nos ombros, niguem atentou para a ordem de Deus. Colocaram a Arca num carro de Boi. Carregar a Arca nos ombros requer um sacrifício, um esforço, mas quizeram facilidade. Assim nos dias de hoje tambem, queremos facilidade e trazer a presença de Deus de qualquer jeito.
Davi e o povo foram até a cidade de Baalá, isto é, Quiriate-Jearim, no território da tribo de Judá, para tirar dali a arca da aliança de Deus, a qual tem o nome do SENHOR, que se assenta no seu trono, acima dos querubins. Colocaram a arca num carro de bois, novo, e a levaram embora da casa de Abinadabe.
A presença da Arca da Aliança era considerada uma manifestação tangível da presença de Deus entre o povo de Israel. A Arca liderou o povo durante sua jornada pelo deserto e foi fundamental em momentos de guerra e conquista, como na tomada de Jericó, onde as muralhas caíram após o povo dar a volta na cidade com a Arca.
Com seu irmão Aiô, dirigiu o carro em que a arca foi colocada quando Davi tentou trazê-lo até Jerusalém. Quando os bois tropeçaram, Uzá, em violação direta da lei divina, encostou na arca com a mão, e foi imediatamente morto.
Essa Arca era a expressão visível de que Javé estava no meio do povo. Não era um Deus distante e solitário, mas próximo e solidário. Durante o tempo em que durou a travessia do deserto, o povo caminhava com o estandarte da presença do Senhor.