Introdução. Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicou a ele que havia sido preordenado a ser profeta para as nações do mundo e pregar arrependimento ao reino de Judá, ao sul. O povo havia rejeitado o Senhor e estava adorando a outros deuses.
Deus espera de Seu enviado, destemor e comprometimento fiel com essa dupla missão profética, a saber: denunciar as injustiças e a exploração dos pobres e anunciar “um novo céu e uma nova terra” (Is 65,17). Por ser fiel a Deus em sua missão, Jeremias foi duramente perseguido.
O profeta Jeremias nasce por volta de 650 AC, em Anatot, perto de Jerusalém. Exerceu sua missão profética entre 625 e 585. Profetizou durante o período conturbado que viveu Judá, quando foi invadido pelos babilônios. Portanto, ele presenciou a derrocada do Reino do Sul.
Jeremias prega durante o reinado de Zedequias e profetiza que a Babilônia conquistará Jerusalém e que os que sobreviverem e forem levados para a Babilônia viverão em cativeiro por 70 anos. Ele também profetiza que, nos últimos dias, o Messias voltará, reinará e coligará Seu povo.
Introdução. Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicou a ele que havia sido preordenado a ser profeta para as nações do mundo e pregar arrependimento ao reino de Judá, ao sul. O povo havia rejeitado o Senhor e estava adorando a outros deuses.
Quem Foi Jeremias? A História do Profeta Jeremias na Bíblia
Qual foi o pecado de Jeremias?
Jeremias fala contra a idolatria, o adultério e os sacrifícios de crianças que correm soltos em Jerusalém. Os judeus conspiram para matá-lo, mas Deus o mantém seguro.
“Virá o dia, diz o SENHOR, em que farei por Israel e por Judá todo o bem que lhes prometi. “Naquele dia e naquele tempo, levantarei um Renovo, um descendente justo da linhagem do rei Davi. Ele fará o que é justo e certo em toda a terra. Nesse dia, Judá será salvo, e Jerusalém viverá em segurança.
Quando Deus chamou Jeremias, na hora ele quis “dar linha e sair fora dessa fria”. Mas, não teve jeito. Jeremias disse: “Ah, Senhor, eu não sei falar, eu sou jovem.” Na hora, o Senhor disse pra ele: “Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”.
Esse livro ensina que o convênio entre Deus e Israel não faz com que o povo de Deus seja invencível. Se eles não cumprem a parte deles no convênio e não dão ouvidos à palavra do Senhor, eles perdem o cuidado e a proteção de Deus.
O SENHOR Deus me disse: — Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações. Então eu disse: — Ó SENHOR, meu Deus, eu não sei como falar, pois sou muito jovem.
Qual foi a principal profecia do profeta Jeremias?
O profeta Jeremias anunciou a queda de Judá antes mesmo da invasão de Nabucodonosor. Ele alertou a todos que um grande mal viria e transformaria tudo em caos, além do exílio de 70 anos do povo hebreu na Babilônia.
Por que Deus proibiu Jeremias de casar e ter filhos?
Jeremias não casou, por intencionalidade de, com isso, ser uma ilustração viva. A vida solitária dele anunciava a desolação e a esterilidade espirituais e até físicas também que iriam reinar no reino de Judá. O estilo de vida dele era a parte ilustrativa da própria mensagem que ele pregava.
Jeremias era pesquisador e historiador, além de profeta. Acredita-se que tenha sido ele o autor do livro que leva seu nome e possivelmente os dois livros de Reis (tenha escrito adicionando-lhe relativos dados por Natã e Gade (I Crônicas 29:29) e outros escritores.
Arrancar e destruir, construir e plantar: a vocação de Jeremias. Convido o leitor para uma viagem ao passado. Uma volta, no tempo, de uns 2600 anos. Primeira parada: Jerusalém, ano 605 a.C.
O SENHOR mostrou‑me dois cestos de figos postos diante do templo do SENHOR. Isso aconteceu depois que Nabucodonosor, rei da Babilônia, levou de Jerusalém, para o exílio na Babilônia, Joaquim, filho de Jeoaquim, rei de Judá, os líderes de Judá, os artesãos e os artífices.
Um de seus grandes problemas era com os sacerdotes do templo. Por combater as injustiças contra o povo, teve uma vida de forte resistência e de perseguição por parte dos adversários, as cinco confissões revelam muito bem isso. O texto do livro de Jeremias está mesclado em várias etapas de sua vida.
Significa elevado por Deus e indica uma pessoa que, por apresentar virtudes como disciplina, grande senso prático e determinação, é muito procurada pelos colegas para opinar sobre assuntos de trabalho e mesmo sobre dilemas amorosos.
Eis um dos textos chaves deste livro: Jeremias 7:23-24. Como ele é útil ainda hoje para as nossas vidas! "Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu te mandar, para que você vá bem".
Seu principal serviço era anunciar o juízo de Deus sobre o povo de Judá, que se afastara do Senhor. Jeremias realizou este trabalho durante toda a vida, apesar da solidão e da prisão. Nada disso foi capaz de deixá-lo insensível; em vez disso, sofreu até o fim por causa da sua missão.
Jeremias foi um homem que viu muitas aflições (ver Lamentações 3:1). Na verdade, o Senhor o advertiu por ocasião do seu chamado que reis, príncipes, sacerdotes e o povo lutariam contra ele. “Mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo (…) para te livrar” (Jeremias 1:19) prometeu o Senhor.
2 – O profeta Jeremias avisou que o Senhor Jesus seria descendente do rei Davi, da tribo de Judá. E que Ele vinha para estabelecer o Seu reinado espiritual sobre a Terra (Jeremias 23.5). Esse fato se consumou em Mateus, capítulo 1, versículo 1.
Entre suas profecias encontramos a promessa que Deus daria uma Nova Aliança que ofereceria aos homens o perdão dos seus pecados, algo impossível na Lei do Antigo Testamento. Esta profecia é citada em Hebreus 8 como prova da importância da palavra de Jesus Cristo.
"A tradição judaica diz que, devido ao fato de Jeremias condenar seu destino, os judeus no Egito apedrejaram o profeta até a morte, embora de acordo com outras tradições ele tenha sobrevivido até a invasão de Nabucodonosor ao Egito e sido levado para Babilônia ou de volta a Judá, onde teve morte natural." Comentário ...