Para ajudar o sangue a ficar mais "esperto", adicione três gotas de óleo essencial de alecrim ou Rosmarinus à água. Se você não encontrar o óleo, pode substituí-lo por um copo de chá de alecrim concentrado.
Então anote a dica da podóloga Andreia Pereira para relaxá-los e ainda ativar a circulação: faça um escalda pés usando um punhado de sal grosso, um litro de água morna e cinco ramos de alecrim (que pode ser substituído por camomila). Ponha tudo em uma bacia e mergulhe os pés por 20 minutos.
Modo de usar: em uma bacia grande, coloque 1,5 litro de água morna ou quente ou o suficiente para cobrir os pés e 1 colher bem cheia do escalda pés. Deixe seus pés relaxarem por 10 a 20 minutos. Em caso de dúvidas, Estamos à Disposição!
Quais as ervas indicadas para um escalda-pés relaxante - Parte 1
O que colocar no escalda pés para desinchar?
Um escalda pés pode ser uma ótima opção para reduzir o inchaço nos pés. Para fazer, basta encher uma bacia com água quente e adicionar sais de banho, óleos essenciais ou ervas que ajudam a reduzir o inchaço, como a camomila e a menta. Deixe os pés de molho por cerca de 20 minutos e, em seguida, enxugue bem.
Escalda Pés relaxante feito artesanalmente com ervas naturais, ideal para aqueles dias cansativos e estressantes. Benefícios: alivia o estresse, melhora a circulação, reduz inchaços e revigora as energias! Alecrim - Antimicótico, antimicrobiano, cicatrizante, analgésico e refrescante.
Esta especiaria não apenas estimula, mas também oferece uma sensação de aconchego, tornando o seu escalda-pés uma experiência verdadeiramente reconfortante.
Para que serve água morna com sal e vinagre nos pés?
A água morna com sal e vinagre nos pés pode ter vários benefícios, incluindo: Redução do inchaço: O sal ajuda a desinchar os tecidos, enquanto o vinagre de maçã pode ajudar a equilibrar o pH da pele e reduzir a inflamação. Desintoxicação: O sal e o vinagre podem ajudar a remover toxinas e impurezas da pele.
Nessas situações, uma ótima opção para dar a eles o devido descanso é o escalda-pés. A prática é relaxante, alivia o estresse e o cansaço, estimula a circulação sanguínea e suaviza os pés. Quando preparado com sal grosso, também reduz o inchaço.
O uso de escalda pés também não é aconselhável, já que, graças a perda de sensibilidade, o diabético pode não perceber a temperatura alta da água e ter queimaduras. O ideal é alguém que não tenha a doença possa verificar a temperatura da água.
relaxar e descansar os pés, renovar energias, estresse diário, nervosismo, dores nas pernas, cansaço, problemas de circulação, gripes, resfriados, insônia.
O que é bom colocar na água para fazer escalda pés?
Adicione à água algumas gotas de óleo essencial ou um punhado de ervas aromáticas de sua preferência, que irão atuar de acordo com suas propriedades. Além disso, os sais de banho, sal grosso e sal rosa também podem ser usados no escalda-pés.
A duração ideal para a prática é de 20 minutos, retirando os pés da água antes que ela esfrie, e a sua frequência varia de acordo com as suas necessidades, mas a expert recomenda que ela seja feita uma vez por semana.
O escalda-pés só é contra-indicado para grávidas, hipertensos e pessoas com câncer em metástase justamente por lidar com o fluxo sanguíneo", alerta Alice Keiko.
Despeje a água no recipiente e adicione sais mineiras, ervas e óleos essenciais de sua escolha! Cheque a temperatura da água antes de colocar os pés, e aproveite o relaxamento por quanto tempo desejar, o recomendando é deixar os pés "de molho" por no máximo 15 minutos e hidratá-los logo em seguida.
Sal Rosa do Himalaia: ajuda a drenar o excesso de líquido e reduzir o inchaço. Hortelã, Barbatimão, Manjericão e Calêndula: São ervas antissépticas e antibacterianas, Aliviam a sensação de peso nas pernas e Anti-Inflamatória.
Aplicar bicarbonato nos pés pode ajudar, assim como a esfoliação. Ao remover as células mortas, você hidrata e diminui a possibilidade das rachaduras aparecerem. O bicarbonato de sódio também pode agir como fungicida, evitando o aparecimento de micoses e infecções que podem facilitar o aparecimento de rachaduras.
O inchaço dos pés e das pernas, quase sempre causado por má circulação do sangue, não diminui. O calor da água pode até piorar a situação, aumentando a dilatação dos vasos. “E o sal não tem papel nenhum”, diz o cardiologista Miguel Nassif, da Universidade de São Paulo.
Camomila e erva doce: ambas têm efeito calmante, relaxante e clareador. Chá verde: energizante e antioxidante. Pétalas e óleo essencial: as pétalas de rosa e o óleo (de menta e eucalipto, alecrim ou lavanda) deixarão a pele macia e perfumada.
Antifúngico, anti-inflamatório e antioxidante. Louro - Utilizado para promover clarividência e sabedoria. O aroma ativa o 3° e o 6° chakra auxiliando no despertar das energias espirituais, intuição e clareza, ao mesmo tempo em que ameniza sentimentos negativos, aumentando o poder pessoal.
Anis-estrelado - antinflamatório, antimicrobiano e antioxidante. Camomila - tem efeito calmante, relaxante e clareador. Sal grosso - neutraliza a energia negativa, gerando uma sensação de bem-estar, além de melhorar a circulação sanguínea do corpo inteiro.
ORÉGANO combate fungos nas unhas, uma vez que possui propriedades antifúngicas; é rico em vitamina A e carotenos, possuindo, portanto, grande poder antioxidante; contém Zinco, Ferro e Magnésio. O Óleo essencial de limão tem ação bactericida, atua contra fungos.
O capim-limão é conhecido por suas propriedades revigorantes. Este escalda pés proporcionará uma experiência revigorante que ajudará a reviver seus pés cansados.