Uma folha A3, por exemplo, mede 297 mm x 420 mm. O maior tamanho da folha, portanto, é de 420 mm. Considerando uma margem de 10 mm, você terá 400 mm (ou 40 cm) de área livre para criar a escala da arquitetura. Quer continuar acompanhando o passo a passo de como calcular escala de projetos com escalímetro?
Para calcular um projeto arquitetônico, vamos considerar um objeto de 20 metros, vamos usar uma folha A3 (297mm x 420mm) considerando o tamanho maior da folha que é 420 mm, vamos usar uma margem de 10mm, nossa área livre para criar a escala é de 400mm.
O A3 é um formato tem 297x420mm de dimensão e é um papel muito comum em gráficas. É uma boa escolha para impressão de materiais como certificados e diplomas, quadros, assim como de elementos de divulgação.
I Escala 1:50 - É a escala mais indicada e usada para desenhos de plantas, cortes e fachadas de projetos arquitetônicos; I Escala 1:75 – É utilizada apenas em desenhos de apresentação que não necessitem ir para a obra. I Escala 1:100 - Opção para plantas, cortes e fachadas quando é inviável o uso de 1:50.
Aprenda de maneira fácil e rápida, como usar escala e o escalímetro. Completo.
Para que serve a escala 1 100?
Vamos pegar como exemplo a escala de 1:100. Esse número significa que cada 1 unidade de medida no desenho representa 100 unidades de medida no tamanho real. Ou seja: para representar um objeto de 10 metros de comprimento em uma escala de 1:50, é necessário desenhar uma linha de 20 centímetros no projeto.
A escala de 1:50 significa que para cada 1 cm representado no papel, essa medida corresponde a 50 cm reais. Ou seja, a representação do apartamento será 50 vezes menor no papel (na planta) do que é na realidade. O modelo de cálculo vale para todas as outras escalas e aplicações dessas em plantas.
A3 Plus ou Super A3, como às vezes é conhecido, não é um tamanho de papel definido na norma ISO 216. Ele tem dimensões de 329 mm x 483 mm (13 pol. x 19 pol.). Isto lhe dá uma relação de aspecto de 1:1.468, em vez da relação de aspecto de 1:raiz de 2 dos tamanhos de papel definidos na norma ISO.
O A1 é usado, em geral, para impressão de cartazes, banners e materiais de divulgação. Mas também serve como chapa para aumentar a produtividade e ritmo de impressão, pois comporta mais folhas menores. Em uma folha A1 cabe uma folha A2, uma em A3, uma A4 e duas A5.
Selecione a guia Design da Página. No grupo Configurar página, selecione Tamanho e Criar Novo Tamanho de Página. Em Página, insira a largura e altura desejada.
Para fazer isso, vá em “File” > “Print” > “Properties”. Depois, selecione a dimensão da página que você deseja imprimir no menu “Size”na secção “Media”.
O relatório A3 deve ser preenchido de cima para baixo e da esquerda para direita. Além disso, o ideal é realizar o preenchimento do relatório a lápis para facilitar correções e revisões durante o processo.
A lógica é simples: se na escala 1:50, 1 centímetro equivale a 1 metro da medida real, na escala 1:500, 1 centímetro do seu escalímetro vai ser igual a 10 metros da medida real.
Papel A3. O A3 é um formato tem 297x420mm de dimensão e é um papel muito comum em gráficas. É uma boa escolha para impressão de materiais como certificados e diplomas, quadros, assim como de elementos de divulgação.
O SUPER A3 (A3+) é o favorito de designers e ilustradores. Devido ao tamanho da folha (320x475mm), ele aceita layouts do tamanho A3 com espaço para margem e sangramento. Muito utilizado para provas, mockups e apresentações a clientes. Ou cartazes, cardápios e uma infinidade de aplicações.
Existem dois tipos de escala: gráfica e numérica. O cálculo da escala é feito da seguinte maneira: E = d/D, sendo: d = dimensões no mapa; D = dimensões reais, no terreno.
Ex: Escala 1:5 – cada 1 cm do desenho representa 5cm da peça. I Gráfica - É a representação através de um gráfico proporcional à escala utilizada. É utilizada quando for necessário reduzir ou ampliar o desenho por processo fotográfico.
A fórmula pra usar o escalímetro é a E = D/d, onde E significa a escala, D é a dimensão real e d é a dimensão da miniatura. Agora, imagina que você quer desenhar um objeto de 50 metros numa escala de 1:100. Então, colocando na fórmula, fica 1/100 = 50/d, 0,01 = 50/d, 0,01 × 50 = d e d = 0,5.