A espessura varia de 25 até 150/200 mm. No entanto, para regiões tropicais como o Brasil, a mais utilizada está entre 50 e 100mm, enquanto as espessuras mais elevadas são normalmente utilizadas em países com invernos rigorosos.
Qual a espessura ideal para fazer forro de isopor?
Características principais: Construção Inteligente: As Placas de Isopor Forro são produzidas com materiais de alta qualidade, garantindo leveza e resistência. Com espessura de 20mm, são ideais para ambientes que necessitam de isolamento térmico e acústico, proporcionando maior conforto e bem-estar.
O Forro de Isopor apresenta um ótimo custo-benefício em relação a outros materiais utilizados em forros, como gesso e PVC. Isso porque o isopor é um material mais barato e sua instalação é mais simples e rápida, o que reduz os custos com mão de obra.
A espessura varia de 25 até 150/200 mm. No entanto, para regiões tropicais como o Brasil, a mais utilizada está entre 50 e 100mm, enquanto as espessuras mais elevadas são normalmente utilizadas em países com invernos rigorosos.
Quando precisamos eliminar a reverberação, ou seja, as reflexões do som, conhecido como ECO, devemos utilizar os revestimentos acústicos em espuma, que são leves e tem ótimo poder de absorção, dependendo da espessura, pois quanto mais espessos, mais absorverá o som.
A escolha dos melhores materiais para isolamento térmico
Entre os principais isolantes térmicos utilizados atualmente estão a cerâmica, a lã de vidro e o poliestireno expandido (EPS Isopor®), sendo o terceiro o mais recomendado em todos os tipos de construção, tanto no Brasil como no mundo todo.
“Por ser um composto inerte, atóxico e sem prazo de validade, o poliestireno expandido tem durabilidade indeterminada”, afirma Ivam Michaltchuk, conselheiro e coordenador do Comitê do EPS do Instituto Plastivida.
Quando se opta pelo uso do revestimento externo em isopor é possível adquirir uma série de vantagens em relação a outros materiais. Por exemplo, utilizando-se esse tipo de revestimento, há maior agilidade na execução da obra, em razão da facilidade de transportar e manusear o material.
Já no quesito umidade, a propriedade anti-mofo é proporcionada pela sua característica não higroscópica, ou seja, que não absorve água e não propicia a proliferação de bactérias ou fungos. Por isso mesmo, as placas de EPS Isopor® na parede são uma ótima forma de melhorar os ambientes internos.
Sendo assim, quanto maior a sua classificação, maior a quantidade de poliestireno expandido dentro de 1m³ de isopor, e quanto mais denso ele for, maior sua resistência e peso. Por exemplo: O T1 que é conhecido como "isopor comum" possui de 9 a 11 Kg de poliestireno expandido, dentro da medida de 1 metro cúbico.
Os ônibus e carros passando, o cachorro latindo, o vizinho arrastando os móveis e as pessoas conversando no corredor não precisam ser um transtorno. Aposte no EPS Isopor® para o isolamento acústico e outras aplicações em suas construções.
Em resumo, o EPS/Isopor (poliestireno) é ideal quando se deseja um bom desempenho termoacústico a um custo menor, enquanto o PU (poliuretano) é utilizado quando se exige um excelente desempenho termoacústico, garantindo a melhor capacidade isolante entre os diversos materiais disponíveis.
Qual a espessura da placa de isopor para colocar na parede?
Placa de isopor com 5 cm de espessura com 100cm x 50 cm. Pacote com 5 placas. Indicadas para acabamento em paredes, forros, construção civil em geral. Uso diverso para artesanato, decoração e projetos escolares.
Pouco difundido no Brasil, o uso de placas de EPS para revestimento externo de paredes tem o objetivo de agregar conforto térmico, reduzindo a passagem de calor para os ambientes. As placas podem variar de 30 a 40 mm de espessura e vão do tipo 1 ao 3 – em geral, o 3 é o mais indicado, em função de sua resistência.
Apesar das muitas vantagens, o EPS apresenta algumas desvantagens, como a necessidade de cuidados especiais no armazenamento e manuseio, devido ao risco de incêndios.
Quanto custa o metro quadrado de isopor para forro?
Qual o valor do metro do forro de isopor? Em geral, o custo do forro de isopor pode variar de aproximadamente R$10 a R$30 por metro quadrado. No entanto, esses valores são estimativas aproximadas e podem variar significativamente.
As placas para forro de EPS da ISOPLAST são econômicos, práticos e bonitos. São desenvolvidos para serem auto-extinguíveis, garantindo a segurança e bem estar em hotéis, restaurantes, escritórios, escolas, etc.
O PVC é um isolante térmico eficaz, ajudando a manter os ambientes mais frescos durante os dias quentes e mais quentes durante o inverno. Além disso, o forro de PVC é de fácil manutenção, o que o torna uma escolha prática para quem busca um ambiente mais confortável sem abrir mão da praticidade.