Não, de forma nenhuma. Muitas pessoas perguntam se a Poliamida Esquenta, se levarmos para o lado científico, tudo esquenta no corpo, mas a poliamida possui o toque dito "gelado", melhorando a sensação de temperatura no corpo.
A poliamida é mais "geladinha" em comparação ao poliéster, dando ao usuário uma sensação de "frescor" durante o uso, mas ambas as fibras são fortes e confortáveis, e são elas que compõem a alta tecnologia de tecidos usados atualmente no mercado da moda.
1 – ALGODÃO: O primeiro e mais importante tecido para tempos mais quentes é também o mais usado no mundo. O algodão é extremamente confortável e respirável, o que o torna um tecido excelente para épocas quentes.
Apesar de ser uma fibra sintética, a poliamida tem características próximas às das fibras naturais. Por esse motivo, o conforto promovido lembra muito o do algodão. A poliamida também absorve bem o suor e tem uma secagem rápida, o que é ótimo para os praticantes de atividades físicas.
Hoje, a diferença entre os tecidos de poliamida e poliéster está basicamente no toque. A poliamida é mais “geladinha” do que o poliéster, trazendo sensação de “frescor” durante o uso, mas as duas fibras são macias e confortáveis e são quem compõem os tecidos de alta tecnologia que vem sendo apresentados no mercado.
A malha fria, também conhecida como malha PV (poliviscose), recebe esse nome por ser mais confortável e fria, mesmo em dias e ambientes mais gelados. Trata-se de um tipo de malha obtida por meio da mistura de dois tecidos: 67% de poliéster e 33% de viscose, aproximadamente.
"Os melhores tecidos são seda, linho, algodão, viscose e tencel", explica Stephanie. Entre os tecidos bons para o calor, um que está muito na moda é o cetim de seda, especialmente para saias. Outra tendência do momento é o algodão, que vem aparecendo bastante nas passarelas.
Com isso, aumenta a procura por roupas leves e que proporcionam mais conforto para o dia a dia. E para enfrentar as altas temperaturas, os tecidos naturais, como linho, seda e algodão, estão entre os mais recomendados.
Como vimos, o poliéster é mais quente, por ser uma fibra artificial. Já o algodão é respirável, o que faz com que o calor saia do corpo e gere maior conforto térmico.
Em relação a suas desvantagens, é uma peça que não permite a saída de calor, dessa forma, esquenta muito (o que pode causar queima com o ferro de passar). Curiosidade: O poliéster é "conhecido" por causar bolinhas nas roupas de cama. Isso ocorre devido o atrito de tecidos.
Linho: Entre as roupas de verão, o linho é um tecido popular confeccionado em fibras naturais, é perfeito para os dias quentes e fica ótimo para curtir os dias de um fim de semana. ...
Resistência ao calor. O poliéster é resistente ao calor e pode suportar altas temperaturas sem derreter ou degradar. O nylon também é resistente ao calor, mas menos do que o poliéster.
Resistência: o tecido poliéster é altamente resistente. Por sua baixa capacidade para absorção de umidade, a resistência do tecido ao impacto quase não se altera quando o mesmo está molhado ou seco, sendo até 20 vezes mais resistente em comparação com a fibra de viscose.
O poliéster é a fibra sintética mais amplamente usada para roupas térmicas, pois é relativamente barata e oferece excelente desempenho em certos aspectos – principalmente porque as fibras podem ser unidas em um tecido muito leve, o que torna a peça muito mais durável.
Trata-se de uma fibra sintética produzida a partir do petróleo. O poliéster é um tecido bastante popular e ainda possui diversas derivações. No entanto, o termo serve como sinônimo de politereftalato de etileno, também conhecido como PET, sendo tecnicamente um plástico.
A principal diferença é que a poliamida é mais macia, elástica e sedosa. Já o poliéster é mais resistente, grosso e apresenta um custo baixo. Porém, ambos os tecidos sintéticos são recomendados para a produção de diversos tipos de roupas.
Fibras naturais, como algodão, linho e seda, evitam a sensação de abafamento e o acúmulo de suor. Isso porque são leves e permitem que o fluxo de ar seque a umidade do corpo. Já peças sintéticas, como poliéster, acrílico e nylon, retêm a transpiração e podem deixar a roupa molhada.
Os lençóis de microfibra são feitos de fibras sintéticas de poliéster, acrílico ou nylon. Propiciam bom isolamento térmico e secam com facilidade. Possuem durabilidade moderada. O jogo de lençol de malha também é feito de algodão puro e, por não amassar e ser antialérgico, é ideal como jogo de lençol para berço.
FLEECE. O tecido FLEECE pode ser utilizado tanto em peças de moda casual, moda fitness, como leggings de inverno, e também em pijamas de frio. Tem ótima proteção térmica e cai bem na confecção de casacos, moletons, blusas, calças e outros.
Algodão: o algodão é uma fibra natural que serve como base para outros tipos de tecido. É uma ótima escolha para o verão, pois favorece a transpiração, evitando a proliferação de bactérias, mau cheiro e aquelas desagradáveis marcas de suor, principalmente, na região das axilas.
Poliéster. O poliéster é uma das fibras mais comuns e está presente em várias peças. Quando o assunto é a facilidade para secar e não amassar, as roupas 100% poliéster são incríveis. Além disso, é um material super-resistente e ótimo para roupas de frio, já que não permite a saída do calor do corpo.
Não encolhe: o poliéster não encolhe ao ser lavado. Bom de passar: amassa menos e tem mais facilidade de ser passado que o algodão. Quentinho: para regiões mais frias, esquenta mais. Valor: comparado ao algodão, é mais barato.
De forma sucinta, a poliamida é uma fibra sintética altamente resistente e flexível que pode ser aplicada em diversas indústrias, podendo ser inclusive reforçada em até 60% com fibra de vidro. Ela também é muito utilizada na indústria têxtil, pois garante aos tecidos um toque mais macio, sedoso e elástico.
Entender o que é Dry Fit é uma tarefa simples. Basta comparar o tecido de poliamida com o de algodão, por exemplo. Enquanto o tecido de poliamida tem um toque mais leve, sedoso e espalha toda a transpiração, o de algodão é mais grosso e absorve a água.