Segundo SVISERO (1995), diamantes aluvionares são amplamentes distribuidos em todo o território nacional, sendo encontrados desde o Rio Uraricoera (Roraima) no norte, até o Rio Tibaji (Paraná) no sul, e do Rio Pardo (Bahia) a leste, ao Rio Madeira (Ácre) no oeste.
Enquanto essas áreas não forem totalmente estudadas, os diamantes secundários continuam a ser encontrados por garimpeiros e por pequenos mineradores, principalmente nas regiões de Coromandel e Diamantina, em Minas Gerais, além de algumas áreas nos Estados de Goiás, Pará e Roraima.
Um deles é o diamante Presidente Vargas, considerado até hoje o maior já descoberto no Brasil e nas Américas. A pedra foi encontrada há 85 anos por dois garimpeiros do interior de Minas, no Rio Santo Antônio do Bonito, em Coromandel.
Descubra onde você pode encontrar Diamante no Brasil!
Como saber se a terra tem diamante?
Você deve tentar amostrar em afluentes se as rochas possuem muitos minerais pesados, pois eles tendem a retirar os minerais indicadores de diamantes. Ao final disso, você envolve amostra de rocha, solo, tenta analisar no cascalho qual a proveniência e identificar para onde está a fonte daqueles determinados sedimentos.
Como identificar uma pedra de diamante na natureza?
Olhe para as pequenas manchas de minerais ou alterações de cor bem sutis. Estes são os dois sinais de que está perante com um diamante autêntico, ou seja, naturalmente imperfeito. 3. As imitações de zircônia cúbica e diamantes cultivados em laboratório geralmente não têm imperfeições.
O estado com a maior produção foi Minas Gerais, com mais de mil de toneladas. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), o Brasil possui uma diversidade de 108 gemas.
Quartzo. O estado do Rio Grande do Sul é conhecido especialmente por sua grande abundância em pedras de quartzo, sendo a mais comum a ametista, o quartzo violeta. Os quartzos possuem uma grande gama de cores, e são consideradas as pedras preciosas mais acessíveis do Brasil.
Com pouco mais de 1% do território brasileiro, Santa Catarina abriga verdadeiros tesouros em seu território. Há minas de ouro em Gaspar e Ilhota e no Litoral Norte, mina de diamante em Lages, de rubi em Barra Velha, mármores e granitos em Jaraguá do Sul, bauxita em Correia Pinto, e muitos outros minerais.
Qual a pedra mais valiosa já encontrada no Brasil?
1 – Ametista
Conhecida como a pedra preciosa brasileira mais cobiçada entre os quartzos, e Ametista possui uma cor que varia entre roxo e violeta, transparente a semitransparente.
De forma geral, se compararmos apenas o peso, um diamante de alta qualidade pode, de fato, ser mais valioso do que a mesma quantidade de ouro. No entanto, o ouro tem uma liquidez mais alta; ele pode ser vendido mais facilmente e tem um preço mais padronizado globalmente.
Os diamantes são normalmente encontrados em um tipo de rocha vulcânica conhecida como kimberlito. Kimberlitos são encontrados nas partes mais antigas, espessas e fortes dos continentes, sendo sua maior ocorrência na África do Sul, lar da corrida dos diamantes no final do século XIX.
A Pedra Elefantina é um dos picos localizados no limite entre os municípios de Porciúncula e Antônio Prado de Minas, célebre no Brasil por ter sido considerado como o segundo maior monólito maciço de granito do mundo, sendo comparado a montanha El Capitan, nos Estados Unidos.
Minas Gerais é o maior estado minerador brasileiro, possuindo 40 das 100 maiores minas de extração do Brasil. Na região centro-sul de Minas está localizado o Quadrilátero Ferrífero, que tem extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, possuindo como principais minérios o ouro, o manganês e o ferro.
A Austrália é o país que detém a maior reserva de diamante, seguido da República Democrática do Congo e de Botsuana. O Brasil detém 1,8 % da reserva mundial, considerando as reservas declaradas pelos detentores de concessões de lavra.
Com uma lupa, ou uma lupa, se houver, podemos verificar a cor da pedra e como a luz do sol ou luz artificial passa por ela. Uma pedra preciosa geralmente tem uma cor muito intensa e um alto índice de refração.
Segundo SVISERO (1995), diamantes aluvionares são amplamentes distribuidos em todo o território nacional, sendo encontrados desde o Rio Uraricoera (Roraima) no norte, até o Rio Tibaji (Paraná) no sul, e do Rio Pardo (Bahia) a leste, ao Rio Madeira (Ácre) no oeste.
Localizada no Planalto Central, a 131 km de Brasília e a 275 km de Goiânia, a cidade de Cristalina é famosa por ser o maior centro de extração e comercialização de pedras e cristais preciosos e semipreciosos do mundo.
Joia: exclusividade é a palavra quando falamos do topázio Imperial. Com suas nuances de cores variadas, essa pedra é um verdadeiro tesouro nacional. Imagina um colar com um pingente de topázio Imperial... Simplesmente deslumbrante! É uma joia que carrega a luz do sol de Minas Gerais, onde é encontrada.
As pedras realmente são maravilhosas. Não é a toa que a Turmalina Paraíba é a pedra preciosa preferida das milionárias americanas e japonesas e por isso, quase toda a produção é exportada. Na Europa a pedra Brasileira também ganha destaque.
Ele destaca os locais onde se concentram os minérios mais valiosos, que são: o Oeste de Roraima, onde pode ser extraído ouro e diamante; no Alto Rio Negro, que apresenta ouro e tantalita; no Sul do Amazonas, no igarapé Preto existe a cassiterita.
Aqueça a pedra suspeita com um isqueiro por 30 segundos. Logo em seguida, deixe a pedra cair dentro de um copo de água. A rápida expansão e contração vai sobrecarregar a força de tensão de materiais mais frágeis, como o vidro ou quartzo. Já o diamante é forte o suficiente para passar por esse teste.
A característica que distingue o diamante dos demais cristais é sem dúvida o seu inigualável brilho e a capacidade de decompor a luz branca nas cores do arco-íris: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta.