O Brasil é a segunda maior comunidade judaica da América Latina, (atrás apenas da Argentina) e a 11ª no mundo. Em São Paulo há a maior população, reside cerca de 71mil, seguido do Rio de Janeiro com cerca de 31 mil e a maior proporção, 0,20% da população, (incluído descendentes étnico-raciais).
No Brasil, a maior parte dos judeus está na região sul e sudeste, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na região norte, existem pequenas, porém historicamente importantes, comunidades em cidades como Belém do Pará.
Eles se estabeleceram principalmente em Belém, onde fundaram a segunda mais antiga sinagoga do Brasil, que continua ainda hoje em pleno funcionamento. Ali também construíram o primeiro cemitério israelita do país.
No Brasil há 120.000 judeus aproximadamente, ou 0.06% da população, de acordo com dados da Confederação Israelita do Brasil (CONIB). O Brasil é a segunda maior comunidade judaica da América Latina, (atrás apenas da Argentina) e a 11ª no mundo.
A investigação apura se os alvos da operação estariam planejando atacar uma sinagoga ou outra edificação ligada à comunidade israelita no Brasil. De acordo com Jewish Latin America, há mais de 110 sinagogas no país, praticamente metade delas em São Paulo, cidade com maior concentração de população judaica do país.
A religião judaica não reconhece Jesus Cristo como o Messias. Os judeus ainda esperam, e isso faz parte de toda a doutrina, o Messias que virá, segundo as profecias. Nós, cristãos, vemos Jesus como esse Messias.
A bordo do navio Valk, cerca de 600 judeus deixaram Recife, em Pernambuco, expulsos pelos portugueses. Era o fim da ocupação holandesa no Brasil e também da liberdade de praticar sua religião. Eles queriam voltar à terra natal — a Holanda, onde o culto do judaísmo era permitido devido ao calvinismo.
A trajetória dos judeus no Brasil começa antes mesmo da chegada da frota de Cabral: tem início no final do século XV, quando os judeus espanhóis e portugueses foram obrigados a se converterem ao cristianismo, sob pena de serem expulsos de seus respectivos países.
Contudo, a Bíblia refere-se à tribo de Manassés como "meia tribo". Ocorre que na conquista das terras a tribo de Manassés ficou dividida, parte dela ocupou o oriente do rio Jordão, sendo assim, foi chamada de Manassés Oriental e a outra parte ocupou o ocidente do rio.
A saga dos judeus expulsos do Recife que fundaram Nova York (e criaram Wall Street) Em setembro de 1654, 23 pessoas, entre homens, mulheres e crianças, judeus sefarditas, provenientes da atual cidade de Recife, aportaram em Nieuw-Amsterdam, ou Nova Amsterdam.
Onde estão localizadas as maiores comunidades judaicas no Brasil?
Nas maiores cidades do país, onde a comunidade judaica é maior e mais organizada, como Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, o número de escolas é mais expressivo (embora este número venha decaindo nos últimos anos com o fechamento de algumas como o Renascença no bairro do Bom Retiro na cidade de São Paulo).
Os judeus foram historicamente perseguidos em muitas partes do mundo. Isso pode ter levado a um foco maior na acumulação de riqueza para garantir a segurança financeira. Quando as pessoas são perseguidas, elas podem sentir a necessidade de acumular riqueza para se proteger de adversidades futuras.
A lista é dominada por líderes religiosos, pensadores e filósofos. Três homens que transformaram o mundo moderno -Albert Einstein, Sigmund Freud e Karl Marx- figuram entre os dez primeiros da lista, ao lado de figuras bíblicas: Moisés, Jesus, Abraão, São Paulo e a Virgem Maria.
Atualmente, a maior comunidade judia no mundo depois de Israel é os Estados Unidos, com 5 165 019 judeus. Em outros lugares na América, há também populações significativas de judeus no Canadá, na Argentina e no Brasil, e menores populações no México, no Uruguai, na Venezuela, no Chile e em vários outros países.
A única maneira de provar a ascendência judaica é conectar sua árvore genealógica a ancestrais historicamente confirmados como judeus. O DNA pode te ajudar com isso, te conectando com Correspondências de DNA com quem você pode compartilhar um ancestral de herança judaica confirmada.
Hoje, vivem 120 mil judeus no Brasil - 30 mil só no Rio de Janeiro. A Federação Israelita representa essas 30 mil pessoas que moram no estado e hoje reúne 62 instituições como escolas, clubes e sinagogas, asilos e orfanatos.
Celebridades como Monica Martelli e Marcos Mion estão fazendo um tour pela capital israelense. O convite veio de Azuri Safra e Alessandra Safra, milionário brasileiro e sua mulher, em nome do filho Benjamin.