Santa Catarina destaca-se como maior produtor nacional de cebola, sendo responsável por aproximadamente 1/3 da área total plantada no país (em torno de 20.000 hectares) e 1/3 da produção nacional (aproximadamente 500 mil toneladas/ano).
Ele lembrou que Sento Sé já foi o maior produtor de cebola do Estado, superado hoje pelo município de Casa Nova, prevendo que "agora, com a implantação da indústria de processamento nós devemos ampliar nosso quadro de associados, aumentar a produção e retomar a liderança".
Área, produção e produtividade média da cebola nas principais regiões produtoras do Brasil, 2004. Em 2004, Santa Catarina foi o estado líder em área cultivada e produção, com 38,5% do total, seguido, em ordem decrescente, pelo Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia e Paraná (Tabela 4).
A cebola (Allium cepa) é uma hortaliça de grande consumo em todo o mundo. A mesma é originária da Ásia Central, tendo sido cultiva na Índia e na China desde tempos remotos e levada para a Pérsia, onde se propagou por toda a África e Europa. A cebola foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses.
COMO PLANTAR CEBOLINHA? QUAIS AS MELHORES VARIEDADES?
Qual é a melhor cebola do mundo?
Cebola roxa
Tem um sabor suave e marcante e é perfeita para ser consumida em saladas ou receitas em que se apresente crua, o que é muito benéfico para preservar mais a composição de nutrientes.
Cristóvão Colombo trouxe a cebola para as Américas. Os espanhóis a disseminaram através das Américas Central e do Sul (Swahn, 1997). Os navegadores portugueses ajudaram a disseminar a cebola pelo mundo no século XVI, pois eram grandes apreciadores desse bulbo.
O Brasil é um dos países que mais gastam com roupas e acessórios de vestuário em todo o mundo. – considerando as nações emergentes, o mercado consumidor brasileiro fica atrás apenas de Rússia, Índia e China.
Com 33% da produção do país, Santa Catarina destaca-se como o maior produtor nacional de cebola. Segundo informações divulgadas pela CNA, para manter a excelência e a liderança no setor, os produtores concentram esforços utilizando as melhores práticas produtivas e tecnologias avançadas.
O Paraná é o principal Estado produtor, com 534 mil toneladas. Na sequência vem Minas Gerais com 522,6 mil toneladas, Mato Grosso com 358,7 mil toneladas, Goiás com 321,2 mil toneladas, Bahia com 219,3 mil toneladas, São Paulo com 173,3 mil toneladas, Ceará com 114,1 mil toneladas e Pernambuco com 104,9 mil toneladas.
O Estado de Goiás é o maior produtor do País (23,6% do total), com o predomínio do cultivo de tomate rasteiro para indústria produzido sobre a palha de milho ou soja. São Paulo ocupa a segunda posição (21,3%) e Minas Gerais a terceira colocação, ambos com produção basicamente de tomate de mesa.
Os municípios com maiores produções estão localizados no sul do Estado: São José do Norte, com média de 46.843 toneladas/ano, e Tavares, com 9.115 toneladas/ano.
Considerando que o valor médio anual de comercialização da cebola na região do São Francisco é de R$ 0,41/kg, e a produtividade média da cebola é 20.000 kg/ha, pode-se admitir que o valor bruto médio da produção em 01 hectare é de é de R$ 8.200,00.
Qual é o estado brasileiro que mais produz cebola?
Com 33% da produção do país, Santa Catarina destaca-se como o maior produtor nacional de cebola. Com 33% da produção do país, Santa Catarina destaca-se como o maior produtor nacional de cebola.
O maior produtor mundial de cebola é a China, que no ano de 2004 foi responsável por cerca de 32,7% da produção, sendo, também, o país que apresenta a maior superfície cultivada. Outros países, como a Índia, Rússia e Paquistão, se destacam entre os maiores produtores mundiais, com áreas acima de 100 mil hectares.
Quanto à cebola ela é um bolbo. Trata-se também de um caule especializado. Ela é composta por uma espécie de caule subterrâneo situado na base da cebola, rodeado por folhas modificadas dispostas em camadas. A cenoura e, já agora, o nabo e a beterraba, são raízes.
A cebola roxa tem o gosto mais suave, por isso também combina com pratos crus. Sua cor vívida dá um toque a mais em saladas e sanduíches. Também fica deliciosa quando caramelizada ou mantida em conserva.
A cebola roxa tem uma diferença entre as demais, sendo rica em antocianinas, antioxidante importante no combate a problemas cardíacos, e possui um sabor mais adocicado. E mais: a cebola é rica em vitamina C, uma grande aliada do nosso sistema imunológico.
A cebola é um alimento que surgiu na Ásia central sendo cultivado desde tempos antigos na China e na Índia – dois países que são grandes produtores do alimento até então -, em seguida foi levada para a Pérsia e de lá se propagou por Europa, África e restante do mundo.
A cebola (Allium cepa, L.) é uma das hortaliças mais cultivadas no mundo. Originária da Ásia foi introduzida no Brasil através da colonização portuguesa e ganhou maior proporção com os imigrantes açorianos, no século XVIII, na Região Sul (Oliveira, 2018).