Além disso, dentre os 467 municípios gaúchos, 14 deles estão entre os que têm mais seguidores, com destaque para a cidade de Cidreira, que tem em torno de 5,9% da sua população. É também o estado com o maior número de terreiros no país, com uma estimativa de 65.000 terreiros em todo território gaúcho.
O Rio Grande do Sul é o estado que tem mais casas de terreiros no país, chegando próximo a 65 mil. Também é apontado como um dos mais racistas do país, o aparece quando falamos dos povos tradicionais de matriz africana.
A cidade maranhense de Codó (Brasil) é conhecida como "capital da macumba", pois de acordo com os idosos, a cidade teria sido fundada por praticantes de cultos afro-brasileiros. Esta conta com a maior porcentagem de terreiros pela área da cidade no Brasil.
Populares no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Bahia, muitos terreiros de Cabula já sincretizavam rituais africanos com catolicismo e crenças indígenas.
No levantamento de 2010, o Rio Grande do Sul figurou como o Estado com maior percentual de adeptos da umbanda e do candomblé, as duas principais religiões afrobrasileiras, embora não sejam as únicas. O Estado também foi campeão em números absolutos, de acordo com o Censo de 2010.
A população brasileira é majoritariamente cristã (87%), sendo sua maior parte católico-romana (64,4%). Herança da colonização portuguesa, o catolicismo foi a religião oficial do Estado até a Constituição Republicana de 1891, que instituiu o Estado laico.
No Brasil, o estado da Bahia é o quarto com maior número de pessoas sem religião; o primeiro é o Rio de Janeiro. A cidade com o maior número de ateus é Chuí, com 59,85% dos habitantes, de acordo com o censo de 2010 do IBGE.
Qual foi o primeiro terreiro de umbanda no Brasil?
A primeira tenda umbandista criada foi a Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade. Ela foi criada no dia 16 de novembro de 1908 em Neves, distrito de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro. Em 1918, por ordem do Caboclo das Sete Encruzilhadas Zélio fundou outras sete tendas.
Os terreiros do Terra Sagrada estão presentes em Graz, Viena, Berlim, Berna, Zurique e St. Gallen. Iya Habiba coordena os seis espaços, onde lidera giras, orienta rituais, forma outros líderes e participa de curas espirituais, além de outras atividades ligadas ao candomblé e à umbanda.
A pesquisa identificou que 46,5% dos gaúchos se declaram católicos, entre praticantes e não praticantes. Foi recorrente entre os entrevistados a autodeclaração pelo catolicismo, mas com a ressalva de que a maioria não costuma ir à igreja.
Quantos terreiros de umbanda existe no Rio Grande do Sul?
O Rio Grande do Sul é o segundo estado mais branco do país, porém, contraditoriamente, é o estado com maior número de terreiros do Brasil. Isto mesmo, muito mais que a Bahia ou Rio de Janeiro. Numa estimativa livre, calcula-se que haja 65.000 terreiros em todo o estado.
Pesquisa Datafolha publicada nesta segunda-feira (13) pelo jornal "Folha de S. Paulo" aponta que 50% dos brasileiros são católicos, 31%, evangélicos, e 10% não têm religião.
No entanto, no Brasil, as manifestações religiosas, sofreram modificações em sua base devido às influências culturais a que foram confrontadas, especificamente a Igreja Católica, que foi a primeira religião que chegou às terras brasileiras.
A crença com mais afiliados ainda será a cristã, mas o islamismo crescerá mais rapidamente do que qualquer outra das grandes religiões. Até 2050, o bloco muçulmano será apenas residualmente menor do que o cristão —se arredondada a estatística, ambos reunirão 3 em cada 10 pessoas vivendo na Terra.
Qual Estado brasileiro tem mais centro de umbanda?
Novamente o Rio Grande do Sul apareceu como o Estado com o índice mais elevado de indivíduos que se declararam pertencentes às religiões afro-brasileiras. Desta feita, o Rio Grande do Sul também aparece como recordista nacional em números absolutos de indivíduos vinculados às religiões afro-brasileiras.
E onde ela surgiu? A Umbanda é uma religião brasileira, que sintetiza vários elementos das religiões africanas e cristãs, porém sem ser definida por eles. Formada no início do século XX no sudeste do Brasil, a partir da síntese com movimentos religiosos como o Candomblé, o Catolicismo e o Espiritismo.
A parte espiritual também segue uma hierarquia. A Mãe de Santo ou o Pai de Santo - também chamados de Ialorixá e Babalorixá ou sacerdotisa e sacerdote - são os dirigentes do terreiro.
A atriz Glória Pires e Antonia Morais foram vistas chegando de helicóptero a Palmelo, município do interior de Goiás. A cidade é conhecida como a capital espírita do Brasil e conta com um médium para cada sete moradores.
“O secularismo chegou ao Rio Grande do Sul o estado mais ateu da federação. Existem mais centros de macumba na cidade de Porto Alegre do que no estado da Bahia inteiro”.
Teve através de Bezerra de Menezes e Chico Xavier a oportunidade de se popularizar pelo país, espalhando seus ensinamentos por grande parte do território brasileiro. O Brasil é o que reúne o maior número de espíritas em todo o mundo.