Após o exame clínico, é solicitado o raio x convencional – ou ainda a tomografia, mais eficaz para verificar a extensão da infiltração. A dor nem sempre aparece nos dentes infiltrados por cárie.
Quais os sinais e sintomas diante de uma infiltração no dente? Sensibilidade a alimentos frios, quente ou ácidos é um sintoma comum associado aos dentes com infiltrações cariosas. O mau hálito também pode estar presente nesses quadros de infiltração dentária.
A dor ou aumento da sensibilidade a alimentos frios, quentes ou ácidos é um sintoma comum associado a dentes com infiltrações cariosas, mas que pode não estar presente em todos os casos de restauração dentária infiltrada. Além disso, não são apenas as cáries dentárias que provocam dores nas infiltrações.
É preciso fazer a restauração com um profissional qualificado, para evitar que o serviço seja mal executado e que sobrem espaços entre o dente e a restauração.
Em média, o custo de um tratamento de canal pode variar entre R$ 250 a R$ 1.000. Entretanto, vale lembrar que, em alguns casos, pode ser necessário realizar outros procedimentos dentários, como restaurações ou coroas, para completar o tratamento, o que pode aumentar o custo total.
A infiltração no dente é um problema que está diretamente ligado com os procedimentos de restaurações e que acontece quando há um espaço entre o material de selagem da obturação e o dente. Esse espaço fica passível à ação de bactérias e quaisquer fluidos bucais.
Detectar uma restauração mal feita pode não ser tão simples, especialmente se os sintomas surgirem de forma gradual. Alguns sinais comuns incluem: Dor ao morder ou mastigar. O fio dental rasga quando passa.
É preciso estar atento a sinais como: manchas, trincas, deterioração de revestimentos, bolhas e descascamento na pintura, descolamentos de pisos, presença de mofo ou bolor, surgimento de poças d'água próximas às paredes, gotejamentos, azulejos soltos ou estufados, além de odores desagradáveis.
Por que o dente do canal dói depois de anos? O dente do canal pode doer depois de anos devido a nova infecção ou problema com a restauração. Consulte seu dentista para avaliação.
Após o tratamento de canal, é normal sentir algum desconforto e dor nos primeiros dias, que ocorre devido ao processo inflamatório, que nada mais é do que uma resposta ao procedimento. No entanto, essa dor geralmente desaparece em alguns dias e não deve continuar por um período prolongado.
Como saber se o dente está infeccionado? Além dos sintomas mencionados, febre, gosto desagradável na boca e gânglios linfáticos inchados podem indicar uma infecção. A identificação precoce da infecção no dente é necessária para evitar complicações.
Como o próprio nome indica, o retratamento de canal é quando o canal necessita ser tratado mais uma vez. O procedimento inclui não só a avaliação do canal já feito, como também a reabertura do dente, retirada do material obturador, limpeza, modelagem e colocação de novo material obturador dentro do canal.
Para identificar a infiltração no dente é recomendado que o paciente fique atento aos sintomas dessa condição. Assim, caso o paciente sinta qualquer desconforto como dor ou sensibilidade no dente que passou por um procedimento de restauração é indicado que ele procure o atendimento com o profissional.
O tratamento da infiltração em dentes restaurados com resinas ou metal requer a remoção de todo o material e do tecido cariado. Após, e quando ainda existem paredes dentárias ainda intactas, pode-se confeccionar uma nova restauração dentária em resina ou porcelana (restauração on-lay).
Pode restaurar vários, mas depende do tempo de sessão que será marcada para isto, e se será necessário dar anestesia (pois há um limite diário, por kg de peso do paciente) =D.
A infiltração pode se tornar um problema muito sério. Como vimos, essa patologia representa muito mais do que o risco de manchas na parede, a infiltração pode causar problemas estruturais na obra. Além disso, pode causar mofo, o que é também um fator de risco para problemas respiratórios.
Ela pode causar deterioração dos materiais de construção, como madeira e concreto, levando a rachaduras, deformações e até mesmo desabamentos. Mofo e bolor: A umidade proveniente das infiltrações cria um ambiente propício para o crescimento de mofo e bolor.
Como identificar um dente com infiltração? Segundo a dentista, “quando isso ocorre, o dente pode sofrer alteração na cor, ficando um pouco mais escuro, ou o paciente pode começar a sentir dor”. Esses não são os únicos sintomas que indicam o problema bucal, por isso, também desconfie de buracos e pequenas rupturas.
Por que o dente dói após uma obturação? Algumas pessoas sentem desconforto ou sensibilidade dental após uma restauração. Isso pode ocorrer devido à irritação do nervo, reação alérgica ou alinhamento incorreto da mordida. A sensibilidade após uma obturação dentária é comum e geralmente desaparece com o tempo.
Tanto a azitromicina quanto a amoxicilina são antibióticos eficazes para tratar infecções dentárias, mas cada um tem suas próprias indicações e posologia. A amoxicilina é geralmente a primeira escolha para desinflamar o dente, pois é eficaz no tratamento de infecções causadas por bactérias comuns da cavidade oral.