A ressonância magnética (RM) cerebral e orbital com gadolínio pode confirmar o diagnóstico em muitos casos além de acessar o risco de EM subsequente. A inflamação do nervo óptico é demonstrada na RM em aproximadamente 95% dos pacientes com neurite óptica.
A tomografia de coerência óptica (TCO) permite imagens em alta resolução das estruturas da parte posterior do olho, como o nervo óptico, a retina, a coroide e o humor vítreo.
O principal sintoma da neurite óptica é perda de visão, que alcança seu máximo em vários dias e varia de um escotoma pequeno central ou paracentral até a cegueira total. A maioria dos pacientes tem dor ocular leve, que frequentemente piora com movimentação ocular.
Podem ser feitos exames de sangue para detectar anticorpos específicos à aquaporina 4 e à glicoproteína mielínica de oligodendrócitos para distinguir transtorno do espectro de neuromielite óptica de esclerose múltipla.
PERDA DA VISÃO - Como identificar se é NEURITE ÓPTICA?
Quais são os sintomas da neuromielite óptica?
Sintomas da neuromielite óptica
Os mais comuns incluem visão turva, perda de visão, dor ocular intensa, fraqueza muscular dos membros, perda de sensibilidade e do controle dos esfíncteres. Outros sintomas podem incluir náuseas, vômitos, soluços incontroláveis, sonolência excessiva, entre outros.
O tratamento da NMO deve ser gerenciado por um médico especialista em doenças neurológicas e personalizado para as necessidades individuais de cada paciente.
A neurite óptica provoca perda de visão, que pode ser leve ou grave e ocorrer em um ou em ambos os olhos. A perda de visão pode piorar no decorrer de vários dias. A visão no olho afetado, ou em ambos, pode oscilar desde o normal até a cegueira total.
A nevralgia do grande occipital é uma forma de cefaleia intensa e debilitante que atinge a região posterior da cabeça — área que é inervada pelo nervo occipital. Afeta igualmente os homens e as mulheres e não tem uma idade preferencial de ocorrência.
A inflamação do nervo óptico pode ser causada por um série de questões como a esclerose múltipla, infecções cerebrais como meningite ou encefalite viral, tumor cerebral, doenças autoimunes, intoxicação medicamentosa, entre outras.
A Neurite Óptica tem cura, e o diagnóstico precoce pode evitar perda de visão, explica o oftalmologista Dr. Almyr Sabrosa. Segundo ele, a neurite óptica é menos frequente em comparação com outras doenças oculares, como Catarata ou Conjuntivite, mas é uma das mais graves.
Retinografia colorida simples: este exame é capaz captar imagens do nervo óptico e da parte central da retina, chamada de mácula, que é a parte responsável pela visão dos detalhes das imagens.
A neurite óptica é a patologia que causa a inflamação do nervo óptico e atrapalha a transmissão das informações captadas pelo olho para o cérebro. Também chamada de neurite retrobulbar, a doença pode provocar perda total e/ou parcial da visão em um ou nos dois olhos, especialmente em pessoas de 20 a 45 anos de idade.
O neurologista pode ajudar nesse caso, pois existe a necessidade de avaliar se há uma lesão apenas do nervo periférico mais distal, ou da saída dele da região da medula.
A doença mais comum que afeta o nervo óptico é o Glaucoma, mas existem outros tipos de lesões e todas são potencialmente graves e necessitam de prevenção e cuidado.
Para o tratamento da nevralgia, o médico mais indicado é o neurologista com experiencia em dor, mas a avaliação do Infectologista é necessária para descartar causas de baixa imunidade que podem facilitar o aparecimento de novas crises e avaliar a indicação de vacinas que podem evitar novas crises ou diminuir ...
Quando alguém tem uma lesão no nervo óptico tem dificuldade com?
Em casos raros, algumas pessoas também podem apresentar nistagmo (movimentos rápidos dos olhos em uma direção alternando com um retorno mais lento para a posição original), perda auditiva ou ambos. As pessoas também têm dificuldades em distinguir tons de azul e amarelo.
A neurite óptica pode se manifestar por: redução ou perda da acuidade visual; dor ocular (sobretudo quando movimenta os olhos); discromatopsia, ou seja, uma percepção anômala das cores (sobretudo do vermelho). Muitos pacientes são acometidos em apenas um olho, mas alguns podem desenvolver sintomas em ambos.
Quantas pessoas tem neuromielite óptica no Brasil?
A campanha Março Verde é direcionada à conscientização sobre a doença, que atinge de 7 a 10 mil pessoas no país, segundo a NMO Brasil. A neuromielite óptica, também conhecida como doença de Devic, é uma doença autoimune que causa perda de visão em um ou ambos os olhos, chamada de neurite óptica.