O tratamento das tendinites é, por regra, não cirúrgico, focando-se na identificação do ato que desperta a lesão de modo a preveni-la, se possível, repouso, gelo e anti-inflamatórios. A fisioterapia desempenha um papel fundamental. A ausência da atividade física não é, por regra, prolongada.
Quando a pessoa realiza essas atividades em posições incorretas, não faz alongamentos para esticar os tendões e também não faz pausas, pode acabar desenvolvendo uma tendinite. Outro fator que pode causar a tendinite são as doenças autoimunes, pois o organismo pode ver os tendões como uma ameaça e atacá-lo.
Técnicas de terapia manual específicas e exercícios terapêuticos podem ser utilizados, assim como outros complementos como a electroterapia, a mesoterapia e a acupuntura.
Um ótimo exercício para o fortalecimento de tendões e ligamentos é o treino isométrico explosivo. Um exemplo desses exercícios é fazer uma cadeira isométrica na parede enquanto tenta empurrar a parede para trás, dessa forma, os tendões da panturrilha são fortalecidos.
Qual o Anti-inflamatório mais potente para tendinite?
O mais utilizado é a Ciclobenzaprina, de 5 a 10 mg, 1 a 2 vezes/dia. Os AINEs são usados para dor e inflamação. Pode-se usar: Celecoxibe 400mg/dia, Naproxeno 500mg/dia e Nimesulida 200mg/dia, por 14 dias.
O que é melhor para tendinite gelo ou água quente?
Quando o paciente chega com uma dor aguda, a gente opta pelo gelo. Já a compressa quente, a gente utiliza para uma lesão mais crônica e para diminuir espasmo muscular, contratura e sempre respeitando esse tempo”, explicou a fisioterapeuta.
A alimentação e a hidratação são essenciais para a saúde das articulações, contribuindo também para o estado dos tendões. Assim, procure dar preferência para ingredientes mais leves — que sejam ricos em fibras e vitaminas, por exemplo — e evite uma alimentação pesada, com excesso de açúcar e gordura.
O piroxicam é uma pomada anti-inflamatória e analgésica alivia a dor e inflamação de articulações ou tendões. A pomada de piroxicam pode ser usada somente por adultos, sendo encontrada com o nome Feldene Gel.
Se não for tratada corretamente, a tendinite pode se tornar uma doença crônica, fazendo com que a pessoa sempre sinta dor naquele local, além de ir desenvolvendo gradualmente uma atrofia muscular acompanhada de dificuldade para realizar movimentos e carregar peso naquela região específica do corpo.
O tendão transmite a força de contração muscular necessária para mover um osso. O problema causa dores intensas nos tendões e até em outras partes do corpo.
O tratamento fisioterapêutico para tendinite pode ser feito através de recursos, como ultrassom ou bolsas de gelo, massagens e exercícios de alongamento e fortalecimento muscular para aliviar a dor e a inflamação do tendão afetado e para manter o movimento e a força dos músculos afetados.
Alongamento do pulso: estenda o braço com a palma para baixo e puxe gentilmente os dedos para cima, sentindo um alongamento leve no pulso e nos tendões. Alongamento dos dedos: estenda os dedos e, com a outra mão, gentilmente dobre cada dedo para trás, segurando por alguns segundos.
O ideal é fazer o trabalho de musculação quando a tendinite ainda está no começo, causando pouco impacto na articulação. Mas a maioria das pessoas só pensa em fortalecer o ombro com exercícios quando já a doença está mais adiantada e causando dor.
O principal tratamento caseiro é feito com compressa para tendinite. As compressas de gelo ajudam a aliviar a dor e a inflamação no local. Como são feitas as compressas de gelo? Você pode colocar algumas pedras de gelo em toalha fina e deixá-la repousar em cima do local afetado por até 20 minutos seguidos.
QUAL O MÉDICO ESPECIALISTA RESPONSÁVEL PELA TENDINITE? O médico especialista responsável pelo tratamento da tendinite é o ortopedista. O ortopedista é um médico especializado no diagnóstico e tratamento de doenças e lesões do sistema musculoesquelético, que inclui ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações.
Sentado, segure um punho com a mão oposta, mantendo a palma virada para baixo. Mantenha o braço e o ombro deste lado bem relaxado. A mão que estiver segurando deve sacudir a outra, até sentir um leve formigamento ou relaxamento da mão sacudida. Descanse, observe o corpo e repita com a outra mão.
Pode caminhar sim! Pode ser que precise de um tempo de repouso dependendo da condição dos pés, mas parar de fazer exercícios não vai resolver o problema, o mesmo vale para os calçados, eles podem dar um alivio, mas não são a solução.
Quanto tempo dura essa condição? O tempo de duração pode variar de acordo com a gravidade da inflamação e o tipo de tratamento utilizado. Em geral, a tendinite no ombro pode levar de dois a seis meses para a recuperação completa.
Frequentemente afeta esportistas que usam demais os membros inferiores (corredores, jogadores de futebol, etc). A inflamação deste tendão causa dor na face anterior do joelho, ao redor da região do tendão, piorando com a sua flexão ou extensão.
A infiltração com corticóide nas tendinopatias é eficaz apenas no curto prazo. Trazem alívio de dor e melhora de função bastante significativos. Isso pode ser muito importante para aqueles pacientes com dor limitante e também facilita o início de exercícios de reabilitação.
Uma boa ideia para dormir ao ter tendinite no ombro é iniciar o sono praticamente sentado (a). Portanto, você pode utilizar uma cadeira, com o encosto reclinável, ou então, utilizar almofadas e travesseiros, mantendo a porção superior do corpo mais elevada que a parte inferior.