3. Praticar exercícios físicos. A atividade física é outra ação capaz de ajudar a aumentar esses hormônios. De acordo com Harvard, andar de bicicleta ou levantar pesos ajuda o corpo a liberar triptofano e, portanto, serotonina.
“A prática de exercício físico aumenta a produção de endorfina e serotonina no corpo, que são os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, vitalidade e satisfação.
Para aumentar os níveis de serotonina, é preciso ter uma nutrição rica em triptofano e nutrientes, praticar exercícios físicos, e fazer uma boa ingesta hídrica para o equilíbrio da flora intestinal. Atividade sexual, tomar sol e receber afeto também estimulam a produção de serotonina.
A serotonina é produzida nas plaquetas sanguíneas, no cérebro e no sistema digestivo. O principal precursor dessa produção é o aminoácido essencial triptofano, presente em alimentos como banana, ovo, leite, queijo e chocolate amargo. 80 a 90% da serotonina é produzida no trato gastrointestinal.
Como AUMENTAR A SEROTONINA NATURALMENTE - O famoso “Hormônio da Felicidade”!
Qual parte do corpo produz mais serotonina?
A serotonina é um neurotransmissor que tem como função estabelecer comunicação entre as células nervosas. Isto é, a serotonina é como uma mensageira do organismo que ativa regiões do cérebro ligadas ao bem-estar. Embora ela atue principalmente na mente, cerca de 90% da serotonina é produzida nos intestinos!
Carnes e peixes: Eles são a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade. Além disso, as carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina.
No entanto, eles expuseram nesse levantamento que caminhada, corrida, ioga, treinamento de força e dança estão no topo da lista das práticas mais eficazes no combate à doença.
Como liberar os quatro hormônios da felicidade? Endorfina – Rir com pessoas queridas e especiais, cantar, dançar, fazer atividade física, trabalhar em equipe e praticar hobbies. Alimentos que auxiliam: piperina (presente nas pimentas), sementes de abóbora, aveia, chocolate com pelo menos 70% de cacau.
São várias as possibilidades de prazer geradas pelos hormônios mais conhecidos como o quarteto da felicidade: endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina. Esses hormônios estão sempre ativos no nosso organismo.
Quer saber qual vitamina aumenta a serotonina? Vale a pena ter um consumo regular de alimentos ricos em vitaminas B3 e B6, que se associam ao triptofano e contribuem com a síntese de diversos neurotransmissores. O destaque fica novamente para os cereais integrais, as carnes magras, os peixes e as oleaginosas.
A síndrome da serotonina está relacionada com a intoxicação por medicamentos, podendo ser ocasionada pela combinação de medicamentos ou pelo uso excessivo de um só. Além disso, a mistura de drogas ilícitas, como a cocaína e o LSD, podem causar a sobrecarga do hormônio.
Síndrome da serotonina é uma condição potencialmente fatal que resulta do aumento da atividade serotoninérgica do sistema nervoso central que normalmente está relacionada a fármacos. Os sintomas podem incluir mudanças no estado mental, hipertermia e hiperatividade autonômica e neuromuscular. O diagnóstico é clínico.
As pessoas podem ter ansiedade, agitação e inquietação, sobressaltos, bem como delírio com confusão. Podem ocorrer tremores ou espasmos musculares, rigidez muscular, frequência cardíaca rápida, hipertensão arterial, temperatura corporal alta, sudorese, calafrios, vômito e diarreia.
A deficiência de serotonina pode ser causada por níveis baixos de triptofano, o que ocorre quando o corpo não tem aminoácidos, ácidos graxos, vitamina D e ômega-3 o suficiente. Esses nutrientes conseguem interferir na criação, liberação e função dessa substância química, bem como na disfunção cerebral.
A serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade, é o neurotransmissor que modula praticamente todos os processos comportamentais humanos. Ou seja, é a substância química que faz com que os neurônios passem sinais entre si.
Uma forma de aumentar a produção de serotonina é por meio da prática de esportes e exercícios físicos. Isso acontece, pois, ao pedalar, correr ou realizar outros tipos de exercício, uma maior quantidade de triptofano livre consegue chegar ao cérebro, o que, consequentemente, aumenta a produção de serotonina.
Os antidepressivos mais receitados são os ISRS i(nibidores seletivos da recaptação da serotonina). Estes incluem o Prozac, Zoloft e Celexa. Esses medicamentos impedem os neurônios de sugar o neurotransmissor serotonina, permitindo que mais dessa substância química se movimente pelo cérebro.
O suplemento de triptofano é uma ótima opção para quem sofre com ansiedade, stress e depressão. Ele ajuda a melhorar o humor e aumentar a sensação de satisfação e alegria. Além disso, o triptofano é um aminoácido essencial que atua na produção da melatonina, hormônio responsável pelo controle do sono.
Caminhar rapidamente ao ar livre, por exemplo, oferece uma excelente oportunidade de combinar atividade física com exposição à natureza, o que pode ter efeitos positivos adicionais no bem-estar mental. Correr, dançar ou pedalar também são ótimas opções para quem busca diversificar as atividades e manter a motivação.
Além de melhorar os sintomas de depressão e ansiedade na população em geral, a musculação parece ter um efeito maior nas pessoas que apresentam diagnóstico confirmado de transtornos de ansiedade e depressão.
Ajudam a prevenir a depressão leitura, aprender coisas novas, ter hobbies, viajar e se divertir. Essas práticas mantém a cabeça ativa e a ocupam com pensamentos positivos. A ciência já comprovou que cuidar do corpo reflete na saúde mental de forma positiva.
Procure comer melancia, abacate, mamão, banana e limão. Essas frutas possuem o aminoácido triptofano, que ajuda na produção de serotonina. O consumo de três a cinco porções de frutas diariamente é o mais recomendado.
Formada a partir do aminoácido L-triptofano, que é adquirido via alimentação {veja em quais alimentos abaixo}, a maior parte da serotonina é encontrada nas células do trato gastrointestinal, de onde é liberada para a circulação sanguínea.
A erva-de-são-joão pode aumentar serotonina no sistema nervoso central e em doses muito elevadas atua como um inibidor da monoamino-oxidade (IMAO). (Ver também Visão geral dos suplementos alimentares e National Institutes of Health (NIH): St. John's wort.)