Extintor de Gás Carbônico (CO2) – Classes B e CExtintor carregado com dióxido de carbono ideal para incêndios em materiais dos tipos: óleo, gasolina, graxa, tinta, gás de cozinha (GLP) e equipamentos elétricos energizados (ligados).
O extintor de incêndio para cozinha industrial Classe K tem como objetivo formar uma camada de proteção que gera o abafamento na superfície do material que ocasionou o incêndio para extinguir a chama. Esse equipamento pode ser usado em cozinhas de vários tamanhos e estruturas.
Os extintores de Classe K contêm um agente extintor específico projetado para combater incêndios que envolvem óleos de cozinha, gorduras animais e outros tipos de óleos combustíveis.
A unidade extintora portátil para combate à incêndio CLASSE K, é utilizada em cozinhas industriais, restaurantes ou outros ambientes onde o preparo de alimentos utilize óleos e gorduras inflamáveis.
Quais são as classes de incendio e que tipo de extintor usar? | Prevenção e Combate a Incêndio
Para que serve o extintor de incêndio ABC?
O pó químico ABC consegue extinguir princípios de incêndio causados pela combustão da madeira (A), Combustão de Gasolina e outros líquidos inflamáveis (B) e ainda queima de equipamentos elétricos (C), sem colocar em risco a vida do operador.
Classe A: incêndios sólidos como papel, madeira, plástico ou borracha. Classe B: incêndios causados por líquidos inflamáveis. Classe C: incêndios causados por equipamentos elétricos. Classe D: incêndios causados por metais pirofóricos como alumínio, sódio e magnésio.
Extintor carregado com dióxido de carbono ideal para incêndios em materiais dos tipos: óleo, gasolina, graxa, tinta, gás de cozinha (GLP) e equipamentos elétricos energizados (ligados).
Gás Carbônico (CO2) É indicado para incêndios da classe B e C. Seu princípio de extinção ocorre por abafamento e resfriamento e age em materiais combustíveis e líquidos inflamáveis e também contra fogo oriundo de equipamentos elétricos.
Para locais com materiais combustíveis variados e risco de incêndios elétricos, o extintor ABC é a escolha mais segura. Já em ambientes com equipamentos eletrônicos sensíveis e sem grande presença de materiais da Classe A, o extintor CO2 pode ser a opção mais adequada.
O que é um Extintor de Espuma Mecânica? O extintor de espuma mecânica é um dispositivo essencial para combater incêndios de classe A e B. Ele é projetado para conter chamas causadas por materiais sólidos inflamáveis, como papel e madeira (classe A), e líquidos inflamáveis, como óleo e gasolina (classe B).
Por ser um local tão propício a incendiar e ocasionar incêndios de tipo que não é possível combater com água, as cozinhas precisam ter a mão o extintor de Classe K. Ele o indicado, pois é necessário que as chamas sejam contidas com muita rapidez, evitando que o incêndio aumente, tomando outras proporções irreversíveis.
Este tipo de extintor extingue fogos originados pela queima de líquidos e gases inflamáveis, como gasolina e outros combustíveis (incêndio do tipo B) e também originários em equipamentos elétricos energizados (incêndio do tipo C). Também pode ser eficaz quando a origem é um material sólido, como papel.
Os principais tipos que são indicados para uso residencial são: Extintor de pó: são efetivos contra incêndios de classe A (materiais como papel, madeira, tecido, plástico e borracha), B (líquidos inflamáveis) e C (equipamentos e instalações elétricas), os quais são os principais causadores de incêndios domésticos.
Os extintores de incêndio para cozinha utilizam um agente extintor classe K. Esse agente é especialmente formulado para combater incêndios que envolvem óleos e gorduras.
Cada extintor tem a composição correta para inibir cada classificação de fogo. E o extintor ABC é ideal para apagar incêndios que tenham origem em materiais sólidos (A), líquidos ou gases inflamáveis (B) e equipamentos e instalações elétricas energizadas (C).
O extintor de CO2 é indicado para extinguir chamas decorrentes da queima de líquidos e gases inflamáveis, tais como gasolina e outros combustíveis (classe B). Os incêndios de classe C, provenientes de equipamentos elétricos energizados, também são combatidos com esse tipo de extintor.
Essa classe de incêndios deve ser combatida com extintores de H2O ou de Espuma; B - Líquidos e gases inflamáveis, ou em sólidos que se liquefazem para entrar em combustão: gasolina, GLP (gás de cozinha), parafina, etc.
O cilindro deste modelo de extintor é fabricado a partir de tubo sem costura, que é repuxado e tratados termicamente, logo após, passa por um tratamento para acabamento e pintura eletrostática.
Repare que o extintor de CO2 na esquerda possui um objeto acoplado ao final da mangueira, que é o dissipador, já o extintor de incêndio ao lado não o possui. Isso é uma diferença importante que facilita muito sua identificação e diferenciação com os demais tipos de extintores de incêndio.
11.2 As áreas de armazenamento de recipientes transportáveis de GLP devem dispor de extintores de carga de pó com capacidade extintora mínima do tipo BC, de acordo com a Tabela D.
Caso o ponteiro do manômetro estiver no vermelho, nota-se a necessidade de realizar uma nova recarga. Por razões químicas de equilíbrio de fases o extintor de CO2 não possui manômetro. O anel identificador informa o ano em que o extintor passou pela recarga.
O extintor co2 é o mais adequado para equipamentos eletrônicos como: computadores, casa de máquinas, o co2 não danifica o equipamento ele abafa a chama e acaba com ela, ao contrario do pó químico que apaga a chama mas danifica o equipamentos por conta de sua base química ser de sódio que ao contato com a chama derrete ...