É uma das entidades mais cultuadas dentro da religião umbandista. Tem ritualística muito parecida com a de Exu Tata Caveira, com o qual costuma ser confundido. No entanto, enquanto Tata Caveira trabalha nos sete campos da fé, o Exu Caveira trabalha "nos mistérios da geração, na calunga" (cemitério).
O cemitério também é morada de Exus, Pombas-giras e pretos velhos, entidades cultuadas pela Umbanda. As variações de ritos que formaram esta religião brasileira são percebidas também nos locais de atuação de seu panteão de espíritos.
Em entrevistas constatei que os orixás que atuam no cemitério são omolu-obaluaê, iansã das almas, nana, ogum mege e ogum de ronda. E as entidades deste campo de força são os pretos velhos (linha das almas) e os exus.
Ele é descrito como o 'dono da calunga', termo que na Umbanda se refere ao cemitério, um lugar sagrado onde as almas descansam. A letra também menciona que Exu Caveira 'cuida das almas que vem passear no cemitério', reforçando sua responsabilidade e cuidado com os espíritos.
Conhecido por ser um dos exus com a personalidade mais forte de toda a hierarquia, Exu Sete Ventanias trabalha com a ajuda exata para a pessoa que o solicita. É sábio e atua na proteção espiritual e física dos seus, ajudando inclusive na proteção contra doenças.
Exu Morte é uma entidade poderosa associada à transformação e renovação. Ele é invocado para proteção espiritual e para ajudar na superação de obstáculos, trazendo clareza e força aos seus seguidores.
Ao entrar, há pessoas que batem as mãos três vezes ao chão na porta do cemitério, como uma saudação ao “campo santo”; outras saúdam os exus; ... 3ª Antes de entrar nos limites físicos de um cemitério,saudar Ogum Megê na calçada ...
A idéia de uma morte marcada pelo martírio/sacrifício estaria sedimentando as bases para o reconhecimento de Edmundo como um Santo popular, ou “Santo de Cemitério”.
Omolu e Obaluaiê são os regentes das almas e dos Pretos Velhos. Seu campo de força e local de oferendas se encontram na Calunga Pequena (cemitérios). Sua saudação é "Atotô Abaluaiê / Atotô Omolu", que significa "Silêncio para o grande rei da Terra".
Quem É Exu Tranca Rua Das Almas? Exu Tranca Rua das Almas é um espírito superior que protege as pessoas. Assim, é conhecido por abrir ou fechar caminhos. Mas, além disso, Tranca Rua ainda pode ajudar em questões do amor, dinheiro, saúde e muito mais.
“Em suma, Exu, quando abre os caminhos dos homens, é associado aos santos católicos e é tido como 'do bem'. Entretanto, quando fecha os caminhos dos homens, é visto como 'do mal' e comparado com as legiões de demônios que impedem o acesso dos homens aos bens do céu”, escreve o professor.
Exu das Sete Encruzilhadas Rei da Lira, conhecido também como Seu Sete da Lira é, segundo a Umbanda, uma manifestação de Exu, que seria incorporado pela mãe-de-santo Dona Cacilda de Assis, no início da década de 1970.
1o lugar, Exu caveira, o Exu mais temido do mundo, por sua imagem em forma de caveira, por ser o dono do cemitério, quem comanda o cemitério. Um Exu extremamente rígido, rigoroso.
Os chamados "vigilantes da memória" não são judeus, mas trabalham pela preservação dos locais, que têm sido alvo de depredação e de profanação de grupos neonazistas. O último ataque aconteceu no início de dezembro, quando mais de cem túmulos do cemitério de Westhoffen apareceram pichados com suásticas .
Nossos exus e pombagira são espíritos reencarnantes que vivem no astral como todos os outros espíritos. Muitos deles estão envolvidos em trabalhos de resgate de outros espíritos caídos nas sombras ou trevas astrais humanas, muitos fazem a guarda de terreiros e médiuns mas não existe uma história única para todos.