Vestir branco é a tradição mais conhecida e seguida no Ano Novo, o que nem todos sabem é que branco está ligado ao orixá Oxalá, que simboliza a paz e harmonia nessas religiões.
Quando nos vestimos de branco, nos aproximamos do grande Orixá, e também ficamos amparados pela sua luz e paz. Além do branco de Oxalá, você também pode passar o ano no axé (força) de outro Orixá. As cores dos Orixás fazem o elo entre o seu domínio material e sua força espiritual.
É o porteiro de todos os caminhos, da montanha e da savana, é o primeiro dos quatro guerreiros junto a Ogum, Oxum e Oxóssi. Tem 201 caminhos, suas cores são o vermelho e o preto e seus números são 3 e 7.
Qual Exu é o mais forte? Os exus mais evoluídos são chamados de “exus cabeças de legião”, que são sete, e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu – serventia direta de Oxalá.
O Tranca Rua(s) é uma falange/agrupamento de exus, as entidades espirituais presentes na Umbanda e Quimbanda. É considerado responsável pela limpeza astral dos caminhos do mundo, representado pelas cores branco, preto e vermelho, podendo também ser azul ou roxo.
Na Umbanda, Exu representa um universo de entidades. Pode ser Exu Caveira, Tranca-ruas, Tiriri, Meia-noite, Marabô, Mirim, Pimenta, Calunga e muito mais.
De acordo com um dos itãs (lendas), Xangô era um poderoso rei e guerreiro que governava o reino de Oyó. Vestia-se de vermelho, a cor do fogo, que simboliza a realeza, e lutava com um machado de duas lâminas, chamado Oxê.
"No candomblé, o uso da cor branca além de representar a pureza e resguardar os Omo Òrìsá [filhos dos orixás] de coisas ruins, é também usada em sinal de respeito à importância hierárquica do pai do branco.
No Brasil, cada dia da semana é dedicado aos rituais e celebrações de um Orixá, dentro do candomblé. Desse modo, a sexta-feira é consagrada Dia de Oxalá, o Senhor da criação e considerado pai de todos os Orixás. Sua cor é branco, e usá-la às sextas-feiras é poderoso para atrair proteção e boas energias.
Linha de Oxalá = Contas Brancas (Candomblé e Umbanda) Linha de Ogum = Contas Azuis escuras (Candomblé)/ Vermelhas, podendo ser Vermelhas e Brancas (Umbanda) Linha de Oxóssi = Contas Verdes (em alguns casos contas Azuis claras leitosas também são utilizadas - Candomblé)/ Verde (Umbanda)
Oxalá é o grande orixá da criação e em sua honra os iniciados no candomblé vestem-se de branco todas as sextas-feiras, cumprindo alguns outros resguardos de ordem alimentar e comportamental. A cor é, no entanto, utilizada em muitas outras ocasiões, por diversos motivos.
Guia de Exu e Pombagira - guia vermelha/preta; Guia de Oxalá - Guia de cor branco leitoso ou pode ser cristal translúcido também. Guia de Oxum - guia de cor amarela.
São orixás funfuns: Oxalufã, Obatalá (Oxalá), Odudua, Oxapopô, Oxaguiã e Obalufom, sendo este último disputado por alguns autores. O axé do orixá funfum é ligado à cor branca, é caracterizado por substâncias como o efum, o chumbo, a prata, o algodão, os ossos, o sêmen, a fumaça.
Vislumbra-se então que várias casas e médiuns alternam essas cores com preto, de acordo com a vibração do Exu, os mais conhecidos são, preto e branco simbolizando a linha do cemitério, preto e amarelo, linha das almas como um todo, preto e verde, linha das matas, preto e roxo que se usa também para linha das almas e ...
Exu das Sete Encruzilhadas Rei da Lira, conhecido também como Seu Sete da Lira é, segundo a Umbanda, uma manifestação de Exu, que seria incorporado pela mãe-de-santo Dona Cacilda de Assis, no início da década de 1970.
Mas, afinal, o que é Tranca Rua? É uma entidade da umbanda e candomblé e considerada um dos Exus mais importantes e poderosos. Ele é frequentemente invocado para questões relacionadas à proteção, abertura de caminhos, negócios e questões materiais.
Exu Tranca Rua das Almas é uma entidade muito poderosa. Assim, tem fama na Umbanda e em outras correntes religiosas de matriz africana. Esse tipo de espírito atende a Ogum e protege as pessoas.
“O Tranca-Rua é um egum na umbanda, um catiço que representa as populações marginalizadas”, explicou Santos, se referindo a espíritos que buscam abrir os caminhos. Os eguns correspondem aos indivíduos que pertencem a grupos marginalizados da sociedade, como escravizados, indígenas, mulheres, crianças, idosos.
1o lugar, Exu caveira, o Exu mais temido do mundo, por sua imagem em forma de caveira, por ser o dono do cemitério, quem comanda o cemitério. Um Exu extremamente rígido, rigoroso.
“Em suma, Exu, quando abre os caminhos dos homens, é associado aos santos católicos e é tido como 'do bem'. Entretanto, quando fecha os caminhos dos homens, é visto como 'do mal' e comparado com as legiões de demônios que impedem o acesso dos homens aos bens do céu”, escreve o professor.
A mesma coisa aconteceu com Exu, que é o demônio segundo algumas tradições no Brasil, mas é o mensageiro entre os homens e os deuses segundo outras. Assim, pode ser associado a esse mensageiro, que, no sistema cristão, é Jesus. Quando se vai a Cuba, Exu é o Menino Jesus de Praga.