O QUE MUDA? Nos dias úteis, carros e motos poderão circular na faixa seletiva, a 2ª mais à esquerda, das 10h às 16h e das 20h às 5h. Nos fins de semana e feriados, essa pista estará liberada o dia todo.
As duas faixas à direita da pista central, onde é permitida a circulação de todos os veículos 24 horas por dia, seguem com a velocidade máxima de 80 km/h.
O objetivo é otimizar a operação do BRT Transbrasil, além de melhorar o fluxo na Avenida Brasil nos horários em que a faixa seletiva é liberada à circulação para todos os veículos, exceto caminhões, entre 10h e 16h e entre 20h e 05h.
A pista do BRT continua exclusiva para o transporte público. Caminhões continuam proibidos de circular na faixa seletiva em qualquer momento. A prefeitura mantém a faixa exclusiva para o transporte público nos horários de pico, enfatizando a prioridade para o transporte coletivo na gestão do tráfego.
Motoristas poderão usar 3 das 4 faixas da via em determinados horários. Carros de passeio e motos vão voltar a poder usar 3 das 4 faixas, com algumas condições (entenda abaixo).
Entenda como vai funcionar a faixa seletiva na Avenida Brasil a partir de sábado (7)
Como está funcionando a faixa seletiva da Avenida Brasil?
A faixa seletiva passa a ser liberada durante todo o dia nos finais de semana e nos feriados para veículos particulares. Nos dias úteis, a liberação do uso para esses carros vale apenas fora dos horários de pico, de 10h às 16h e das 20h às 5h.
Quem pode utilizar? Ônibus e micro-ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF e veículo de transporte escolar. Os táxis podem circular nas faixas exclusivas, com exceção do Corredor BRT Sul, onde somente está permitido o tráfego de ônibus.
Quando é permitido andar na faixa de ônibus sem levar multa? Como vimos acima, a lei diz que é proibido trafegar em faixa de ônibus “salvo casos de força maior e com autorização do poder público competente”.
Isso significa que a faixa da esquerda da seletiva, exclusiva para BRTs, será limitada por segregadores. Já a faixa da direita da seletiva - usada por ônibus, veículos de serviço e táxis - serão limitadas com pintura, e funcionarão todos os dias da semana.
Famosa internacionalmente, e muito popular no Brasil principalmente quando se fala em Alemanha: a Autobahn, rodovia sem limites de velocidade. Ter a experiência de dirigir em uma estrada alemã, é o sonho de todo brasileiro apaixonado por carros.
Faixas exclusivas: são marcadas por sinalização e uma faixa na via, que ficam normalmente à direita. Nelas deve ser proibida a circulação de automóveis individuais e, em geral, táxis sem passageiros.
Como recorrer de multa por transitar em faixa exclusiva para ônibus?
Para recorrer, basta seguir as orientações da notificação. O recurso será encaminhado à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) do órgão autuador. A Jari é a primeira instância. Se o recurso não for aceito, é possível recorrer à segunda, o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva de ônibus é uma infração gravíssima, com perda de 7 pontos na habilitação e multa de R$ 191,54.
Se liga, carros particulares não poderão andar na faixa seletiva da Avenida Brasil a partir do dia 30/03. Essa faixa será exclusiva para ônibus municipais, intermunicipais e táxis. Continue nos acompanhando para saber mais!
Qual a diferença de faixa preferencial e faixa exclusiva de ônibus?
Serão sinalizadas ao lado das faixas exclusivas, possibilitando manobras de ultrapassagem para os ônibus, agilizando a operação. As faixas preferenciais podem ser utilizadas por outros veículos, desde que respeitem a preferência do transporte de passageiros.
A velocidade mínima não poderá ser inferior à metade da velocidade máxima estabelecida, respeitadas as condições operacionais de trânsito e da via. (Art. 219 CTB). Sempre que necessário, será colocada ao longo da via, sinalização prevista no Código destinada a condutores e pedestres.
Qual é o limite máximo de velocidade permitido na via?
No Brasil, os limites de velocidade estabelecidos são: 30 Km/h nas vias locais, 40 Km/h nas vias coletoras, 60 Km/h nas vias arteriais e 80 Km/h nas vias de trânsito rápido. Já nas rodovias de pista dupla, 110 Km/h para automóveis, camionetas e motocicletas, 90 Km/h para os demais veículos.
Como se encontra o trânsito na Avenida Brasil sentido Centro?
TRÂNSITO AGORA: LINHA VERMELHA E AVENIDA BRASIL | Os motoristas encontram pontos de lentidão em direção ao Centro, da altura da Rod Washington Luiz até o Caju.
A Faixa Azul é baseada em dois princípios de segurança viária: Visão Zero e Sistemas Seguros. A Visão Zero é uma abordagem em que nenhuma morte no trânsito é aceitável – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de evitar que os erros dos motoristas e pilotos possam ocasionar ferimentos graves ou mortes.