Caixas, embalagens e outros objetos possuem formato de paralelepípedo. Vários objetos no nosso cotidiano possuem formato de paralelepípedo. O paralelepípedo é um sólido geométrico presente no nosso dia a dia em vários objetos, como caixas, embalagens de remédio, tijolos, entre outros.
Figuras geométricas e sólidos geométricos/O que é vértice e face? Geometria/Ensino fundamental I
Qual é a forma geométrica de uma caixa de sapato?
O paralelepípedo pode ser identificado em caixas de sapato, tijolos, entre outros. Ele possui 6 faces (formadas por quadriláteros no formato de paralelogramos), 12 arestas e 8 vértices.
Paralelepípedo é um tipo de sólido geométrico com três dimensões (altura, largura e comprimento) que integra a classe dos primas – poliedros que possuem duas bases congruentes (iguais) e paralelas em planos distintos.
Trata-se de uma figura geométrica que possui quatro lados iguais e, como consequência, seus lados opostos são paralelos. Um losango é um polígono que possui quatro lados congruentes.
A poligonal topográfica é definida como a figura geométrica criada de forma a apoiar o levantamento topográfico, com o objetivo de controlar seu fechamento linear e angular, e a partir daí determinar os pontos cadastrados no levantamento de forma precisa.
O hexágono é o polígono que possui seis lados e seis ângulos. O hexágono pode ser convexo ou não convexo. Todo hexágono convexo possui 9 diagonais e pode ser regular ou não regular.
O paralelepípedo é um sólido geométrico formado por faces no formato de paralelogramos. É composto por 6 faces, 8 vértices e 12 arestas. Ele pode ser oblíquo ou reto. Para calcular o volume de um paralelepípedo, calculamos o produto entre a altura, largura e comprimento do paralelepípedo.
Um cuboide é um paralelepípedo onde todas as faces são retangulares. Um romboedro é um paralelepípedo com faces rômbicas congruentes entre si. Um cubo é um paralelepípedo com ambas as propriedades anteriores, isto é cujas faces são quadrados.
Um bloco retangular é um sólido limitado por 6 retângulos: suas faces. Esses retângulos constituem 3 pares; em cada par os retângulos são iguais. Os lados dos retângulos são chamados as arestas do bloco. Um tijolo é um exemplo de um bloco retangular.
O cone é um importante sólido geométrico, que é estudado na geometria espacial. Ele é classificado como um corpo redondo ou sólido de revolução por ter um círculo como base e por ser construído a partir da rotação de um triângulo.
Retângulos são figuras geométricas planas que possuem quatro lados formados por segmentos de reta e quatro ângulos retos. Retângulo é um quadrilátero cujos ângulos internos são todos retos.
Um polígono com quatro lados é chamado de quadrilátero. O quadrado, retângulo, paralelogramo, trapézio e losango são exemplos de quadriláteros. Os quadriláteros apresentam quatro lados, quatro vértices e quatro ângulos internos. Os tipos de quadriláteros são determinados pelo número de lados paralelos.
Face (do termo latino facie), também conhecida como cara, ou rosto, é a parte frontal da cabeça, onde se encontram o nariz, olhos, boca, bochechas etc. Anatomia superficial da face humana.
O cone não é um poliedro, pois ele possui face circular, portanto, é um corpo redondo. Para que o sólido seja um poliedro, a sua face tem que ser um polígono. Vale lembrar que a circunferência, por exemplo, é uma figura plana, mas não é um poliedro, e, por isso, sólidos que possuem faces circulares não são poliedros.