Quais filósofos provaram a existência de Deus?
A discussão filosófica no ocidente da existência de Deus começou com Platão e Aristóteles, que formularam argumentos que hoje podem ser classificados como cosmológicos. Mais tarde, Epicuro formulou o problema do mal: se Deus é onipotente, onisciente e benevolente, por que o mal existe?Quais eram os filósofos que acreditavam em Deus?
Os estóicos ( Zenão de Citio, Cleanto de Assos, Crísipo de Soles e Diógenes, entre outros) também acreditavam em Deus. Diógenes achava que Deus era a razão seminal do mundo ( lo- gos espermático).O que Platão falou sobre Deus?
Platão concebe Deus como "artífice do mundo", porém com um poder limitado pelo modelo que ele imita: o mundo das ideias ou das realidades eternas. Já Aristóteles considera que Deus é o "primeiro motor" ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa.Quem faz filosofia acredita em Deus?
Muitos filósofos são teístas e acreditam em Deus ou em alguma forma de divindade, como São Tomás de Aquino, Blaise Pascal e Søren Kierkegaard, por exemplo. Por outro lado, muitos filósofos são ateus ou agnósticos, como Friedrich Nietzsche, Jean-Paul Sartre, Bertrand Russell e Richard Dawkins.A DESCOBERTA que os ATEUS NÃO ESPERAVAM...
O que Sócrates pensava sobre Deus?
Para Sócrates, ao contrário do que afirmava toda a mitologia grega, não existiam deuses, mas sim, um Deus interior, aquele que regia nossos pensamentos e dava condição para que pudéssemos ser pessoas mais virtuosas.O que é Deus para Aristóteles?
Deus é unicamente pensamento, atividade teorética, no dizer de Aristóteles, enquanto qualquer outra atividade teria fim extrínseco, incompatível com o ser perfeito, auto-suficiente.Como o filósofo Kant justifica a existência de Deus?
Para isso, Kant postula a necessidade da existência moral de Deus, ou seja, ele afirma que essa necessidade moral “é subjetiva, isto é, uma carência, e não objetiva, ou seja, ela mesma um dever; pois não pode haver absolu- tamente um dever de admitir a existência de uma coisa (porque isto concerne meramente ao uso ...Como a filosofia enxerga Deus?
De acordo com o conceito filosófico Deus é espírito, concreto; e se indagarmos mais de perto o que seria o espírito, então o conceito fundamental de espírito seria aquele desenvolvido em toda a doutrina religiosa.O que a filosofia diz sobre Jesus?
Jesus foi um homem que em toda sua obra fez menção do termo “justiça” como um princípio vital ao homem. Atrelando sua concepção a diversas outras virtudes, mostrou que na vida do ser humano é preciso usufruir dos bons sentimentos como causa de realização própria.É possível provar a existência de Deus?
Os argumentos das cinco vias que demonstram a existência de Deus, os quais foram elaborados por Santo Tomás de Aquino, não tinham a intenção de provar que Deus existe, pois, segundo ele, isto é impossível, por se tratar de um artigo de fé.Quem é o criador de Deus?
A resposta a essa pergunta, porém, é simples: Ninguém criou Deus. Deus existe sem uma causa. Ele sempre existiu e não há como Ele não existir. Só faz sentido a gente perguntar quem criou o universo e as coisas que existem dentro dele.Quais são as 5 provas da existência de Deus?
Santo Tomás de Aquino demonstra a existência de Deus de cinco maneiras, que são conhecidas como cinco vias.
- Pelo movimento.
- Pela causa eficiente.
- Pelo possível e pelo necessário.
- Pelos graus da perfeição.
- Pelo governo do mundo.
- Pela ontologia.
- Pela contingência dos entes.