Em 399 a.C., Atenas presenciou o julgamento e a execução de Sócrates, que, apesar de ser o nome mais conhecido da história da filosofia, nunca escreveu um só livro.
Sem que seja possível estabelecer fontes concretas sobre o pensamento de Sócrates, que nunca escreveu nada por si só, tendo somente escritos onde aparece, sobretudo nas obras de diálogos de Platão, o filósofo é marcado pela personalidade sábia e crítica da moral da sociedade grega onde viveu.
Sócrates acreditava que a melhor forma de transmitir conhecimento era através da troca direta de ideias através de perguntas e respostas entre duas pessoas. Por isso, não deixou nenhuma obra escrita. Todo o conhecimento a respeito da obra desse grande filósofo é resultado do trabalho de Platão, seu discípulo.
Em 399 a.C., Atenas presenciou o julgamento e a execução de Sócrates, que, apesar de ser o nome mais conhecido da história da filosofia, nunca escreveu um só livro.
PORQUÊ SÓCRATES NUNCA ESCREVEU NADA? EXPLICAÇÃO RÁPIDA.
Quem é o pai da filosofia?
Em cada momento histórico, os filósofos se dedicaram, portanto, a algum assunto. Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia.
Explicação:Sócrates não deixou nada escrito pois acreditava que as ideias escritas se degeneravam e caiam no esquecimento, então, como Cristo repetiu posteriormente, ele expunha seus pensamentos em diálogos com os seus contemporâneos. Outro motivo está relacionado ao seu método de filosofar.
Qual foi a frase que Sócrates disse antes de morrer?
Segundo Sócrates, “ninguém sabe o que é a morte, nem se, por- ventura, será para o homem o maior dos bens; todos a temem, como se soubessem ser ela o maior dos males.
Sócrates acreditava na imortalidade da alma e que teria recebido, em um certo momento de sua vida, uma missão especial do deus Apolo Apologia, a defesa do logos apolíneo "conhece-te a ti mesmo". Sócrates também duvidava da ideia sofista de que a arete (virtude) podia ser ensinada para as pessoas.
De qualquer modo, a postura de Sócrates exerceu uma influência subversiva sobre os atenienses, pois ele os ensinava a questionar tudo e, além disso, muitas vezes expunha a ignorância de indivíduos com poder e autoridade.
Por isso que uma das frases de Sócrates mais famosas é “só sei que nada sei”. Essa frase tornou Sócrates o mais sábio entre todos os homens da época, porque foi o primeiro a admitir sua própria ignorância e estando em constante aprendizado.
Sócrates passou a vagar pelas ruas de Atenas conversando com as pessoas, questionando-as e ensinando-as, por meio da prática, o seu método. Hoje, não temos escritos deixados diretamente por Sócrates. O que é conhecido do filósofo são relatos de seus discípulos, principalmente Platão e também Xenofonte.
Um dos maiores nomes da filosofia, por ser seu grande fundador, era abertamente crítico ao sistema democrático colegiado. Sócrates, cujo seus pensamentos conhecemos principalmente pela obra de Platão, defendia que a democracia estava fadada à derrota – porém, também não defendia os tiranos que governavam antes.
Platão concebe Deus como "artífice do mundo", porém com um poder limitado pelo modelo que ele imita: o mundo das ideias ou das realidades eternas. Já Aristóteles considera que Deus é o "primeiro motor" ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa.
Logo, o sentimento anti-macedônio se tornou tão grande que Aristóteles foi acusado de impiedade. De modo a escapar da acusação e de não ter o mesmo destino que Sócrates, decidiu fugir para Cálcis na ilha de Eubeia, onde, no seu primeiro ano de estadia, faleceu devido a complicações abdominais.
O filósofo e escritor Raymundo de Farias Britto é considerado como um dos maiores nomes do pensamento filosófico do país e autor de uma das mais completas obras filosóficas produzidas originalmente no Brasil.
Aristóteles, Platão, Maquiavel, Tales de Mileto. É provável que você conheça alguns destes nomes - talvez todos eles. Afinal, pertencem a filósofos famosos.