Para chegar ao Disjuntor, acrescente 25%. Disjuntor = 6,25A. Para o fio condutor, existe uma tabela que você pode baixar pela Internet. Neste caso o recomendado é 2,5mm2, considerando que pela norma não se usa fio menor que 2,5mm2 em tomadas.
O cabo de 4,0mm² chega a suportar 32A dependendo do método de instalação. Ou seja, imagina esta corrente na tomada que suporta 20A, com o tempo ela pode não apenas derreter, mas também pode causar um incêndio.
O cabo de 10mm é comumente utilizado em instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais, especialmente para alimentação de circuitos elétricos de média potência, como tomadas e iluminação.
Todo eletricista e todo aquele que já fez casa tem alguns números na cabeça: 14A para fio 1.5mm2 de cobre, 21A para fio 2.5mm, 35A para fio 6mm, 50A para fio 10mm.
Podem ser aplicados a todo tipo de instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais de baixa tensão em corrente alternada. Além disso, possuem alta tecnologia de disparo livre, isto é, dispara mesmo com a manopla de acionamento travada na posição “ON”.
Este tipo de dispositivo é muito utilizado em instalações comerciais e residenciais e suas principais funções são: Manobra: Abertura e fechamento voluntário do circuito. Proteção contra sobrecarga: atua como disjuntor térmico.
Voltada exclusivamente para aplicações de curva C (cargas indutivas com baixa corrente de partida), ela foi desenvolvida para suportar correntes que variam de 6 a 63A e possui uma capacidade de ruptura de até 3kA, estando em conformidade com a norma NBR 60898.
Para 28 amperes, normalmente utilizado em geladeiras = Utilizar uma bitola de fio de 4,0 mm²; Para 36 amperes, normalmente utilizado em chuveiros elétricos = Utilizar uma bitola de fio de 6,0 mm²; Para 50 amperes, utilizado em equipamentos mais pesados = Utilizar uma bitola de fio de 10 mm².
R: O cabo de 4mm suporta uma corrente máxima de 28 Amps o mais indicado seria o de 6 mm que suporta até 36 Amps, segue o cálculo: Corrente = potência / tensao ou seja 7500/220 V = 34 Amps valor superior ao permitido pelo cabo de 4 mm.
Observar o tamanho e o formato dos pinos, ler as inscrições na tomada, consultar manuais ou um profissional são maneiras eficazes de determinar se uma tomada é de 10 ou 20 amperes.
Ele é recomendado para instalações internas e fixas em circuitos de força, luz, comandos, sinalizações, etc., em construções residenciais, comerciais e industriais. Por se tratar de um produto com boa flexibilidade, possui maior facilidade de instalação e manuseio.
Amperagem da Tomada: 20A. Amperagem do Disjuntor: 25A. Essa caixa de disjuntor e tomada oferece uma conexão elétrica segura e confiável. A tomada possui capacidade de 20A, permitindo a conexão de equipamentos elétricos com maior demanda de energia.