Fluido de Freio DOT-3 VARGA é um fluido desenvolvido com alta tecnologia para uso em sistemas hidráulicos de freios e embreagens de automóveis, caminhonetes, ônibus e tratores.
O Dot 3 Varga 500 ml é um fluido de freio que deve ser utilizado somente em sistemas de freios hidráulicos. Contém mistura de glicóis. NBR9292 tipo 3, SAEJ 1703 e FFMVSS n°116, DOT3, com ponto de ebulição a 205°C. Cor característica azul.
A principal diferença técnica entre um fluido de freio DOT3 e um fluido DOT4 é a sua resistência ao calor. O fluido DOT3 é classificado como tendo uma temperatura de ebulição mínima de 205 graus Celsius, enquanto o fluido DOT4 é classificado como tendo uma temperatura de ebulição mínima de 230 graus Celsius.
Pode misturar DOT 3 e DOT 4? Não misture fluidos diferentes. Charles C. Conconi, especialista em combustíveis, lubrificantes e fluidos automotivos, explica as diferenças entre as especificações DOT 4 e DOT 3.
Os fluidos de freio são classificados em DOT 3, DOT 4, DOT 5 e DOT 5.1. A principal diferença está no seu ponto de ebulição (205 ºC, 230 ºC, 260ºC, respectivamente).
Fluído De Freio Varga Rclf00220 Informações Técnicas : Cor do Fluído: Vermelho Quantidade : 1 Ponto de ebulição seco °C : 230 Graus ESPECIFICAÇÕES: Contém mistura de glicóis.
*Fluído vem na cor amarela. Favor verificar o modelo de travas na parte traseira da pastilha de freio antes da compra/troca, principalmente nos veículos ano/modelo 2008/2009 em diante.
Proteção avançada contra corrosão para prolongar a vida útil do sistema de freios Embalagem de alta qualidade para uma durabilidade prolongada. Especificações do Produto: Marca: Bosch Código da Peça: 0.204.032.339 Volume: 500 ml Linha: Leve Classificação: DOT 4 Cor: Vermelho Ponto de Ebulição Seco: ?
A melhor dica na hora de optar pelo fluido de freio ideal é seguir à risca o manual do fabricante do veículo, que define a composição a ser aplicada em cada sistema. Mesmo assim, Viviane Fragata reforça a importância de se trabalhar com fabricantes de nome consolidado no mercado.
Completar o fluido de freio não é uma prática recomendada. O nível do fluido de freio no reservatório pode diminuir com o desgaste natural das pastilhas de freio e das lonas, pois o espaço vazio é ocupado pelo deslocamento dos pistões das pinças. Isso é normal e não significa que há um problema no sistema de freio.
O fluido utilizado nos sistemas de freios e embreagens hidráulicas pode ser de base mineral (LHM), base de silicone ou base glicol. Destes, o fluido mais utilizado nos carros atuais, são à base de glicóis, regidos pela norma DOT.
Depois de dois anos, no máximo, o fluido de freio precisa ser completamente trocado porque absorve umidade do ar e vai perdendo eficiência. A maioria das motos usa a especificação DOT 4, e é importante seguir o que o manual do proprietário recomenda.
Então os fluidos são classificados de acordo com sua temperatura de ebulição, onde o DOT 3 apresenta ponto de ebulição a 205°C, o DOT 4 ferve a 230°C e o DOT 5, suporta temperaturas de até 250°C antes de mudar de estado físico. Em resumo, quanto maior o DOT, mais resistente o fluido a temperatura!
As especificações DOT são uma medida da qualidade dos fluidos de freio e estão classificadas de acordo com o seu ponto de ebulição. O DOT 4 tem um ponto de ebulição mais alto do que o DOT 3, por isso oferece uma melhor resposta à travagem, melhorando a segurança do motorista.
Sua principal vantagem em relação ao DOT 3 reside no ponto de ebulição mais elevado, o que significa que o fluido DOT 4 resiste melhor a altas temperaturas sem perder suas propriedades.
O que acontece se misturar fluido de freio DOT3 com DOT 4?
Você deve ter atenção para não misturar o fluido de freio DOT3 com o DOT4 ou vice versa, pois caso eles sejam misturados eles não vão funcionar da maneira correta e o sistema de freios do seu carro poderá ser comprometido. O tipo de fluido consta na tampa do reservatório.
Outra recomendação que Costa ressalta é não misturar fluido novo ao antigo e nem de D.O.T. diferentes para não afetar as propriedades do produto, assim como garantir a sua eficiência.
DOT 4 🚗 🔧 DOT 3: Ideal para a maioria dos veículos de passeio e motocicletas que não enfrentam condições extremas de frenagem. Perfeito para veículos mais antigos e situações onde o sistema de freio não é submetido a altas temperaturas com frequência.