Existem duas versões de estudiosos consideradas para a morte de Francesco e Lisa. Numa delas, ele morreu vitimado pela praga de 1538. Lisa adoeceu e foi levada por sua filha para Sant'Orsola, onde morreu quatro anos depois, em 1 de julho de 1542, com a idade de 63 anos.
A pintura Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, foi atacada neste domingo (28/1), no museu do Louvre, em Paris, na França. Duas ativistas jogaram sopa na obra de arte, que estava protegida por um vidro. O objetivo do ato foi protestar contra as mudanças climáticas e a insegurança alimentar.
Em 1974, enquanto era exposta no Museu Nacional de Tóquio, uma mulher tentou espirrar uma tinta spray vermelha na pintura, sem sucesso. Já em 1956, sofreu dois ataques: um com ácido, que danificou uma das partes inferiores do quadro, e um com uma pedra, que causou um pequeno dano.
O ladrão, um funcionário do museu chamado Vincenzo Peruggia, conseguiu remover a pintura de sua moldura e levá-la para fora do museu escondida sob seu casaco. Após o roubo, a Mona Lisa ficou desaparecida por mais de dois anos.
Segredos sombrios da Mona Lisa que você nunca vai parar de comentar
Qual é o segredo da Mona Lisa?
Mais um segredo da Mona Lisa foi revelado com a ajuda de raios-x: o plumbonacrite, um composto mineral muito raro e instável descoberto na camada de fundo da obra-prima de Leonardo da Vinci, bem como na Última Ceia.
A teoria mais aceita por estudiosos é a de que Mona Lisa se chamava Lisa Gherardini, esposa de um rico comerciante de tecidos da cidade de Florença, na Itália, o Francesco Del Giocondo. Por isso, o nome "La Gioconda", algo em torno de "a esposa de Giocondo".
Essa obra também é conhecida como La Gioconda, no italiano. A obra tem cerca de 77 centímetros de altura por 53 centímetros de largura. Alguns anos depois de ter sido produzida, foi levada por da Vinci para a França, pois o artista havia sido contratado pelo rei Francisco I para trabalhar para ele.
Vincenzo Peruggia (Dumenza, 8 de outubro de 1881 - Annemasse, 8 de outubro de 1925) é o italiano que roubou a Mona Lisa, em 21 de agosto de 1911 do Museu do Louvre. Vincenzo Peruggia, politifoto fra 1909.
A Gioconda, então conhecida como Lisa Gherardini, a modelo que posou para Leonardo Da Vinci dando origem ao célebre retrato exposto hoje no Museu do Louvre, em Paris, era a mulher do comerciante florentino Francesco Del Giocondo. Ela teria morrido em 15 de julho de 1542, aos 63 anos.
A pintura "Mona Lisa", realizada pelo pintor renascentista Leonardo da Vinci, representa uma enigmática figura feminina sobre uma paisagem que tem sido interpretada como o retrato de uma dama, provavelmente florentina.
A expressão enigmática da musa já foi justificada por sua falta de dentição, como resultado de uma doença venérea, ou até como truque estético de da Vinci. Uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Freiburg, no entanto, afirma que ela está realmente sorrindo – ao menos, é o que a maioria das pessoas enxerga.
O mal causa a queda de todos os pêlos do corpo. Também existe uma história que conta que um restaurador desastrado apagou as sobrancelhas ao usar um solvente muito forte na obra. Mas a justificativa mais aceita é que Mona Lisa raspava os pêlos do rosto, como era costume na renascença.
De acordo com um estudo recente, tal sorriso não era uma expressão necessariamente de felicidade. “De acordo com algumas teorias influentes da neuropsicologia da emoção, interpretamos o sorriso assimétrico da Mona Lisa como um sorriso notado quando a pessoa está mentindo”, escreveram os autores da pesquisa.
Nascida em 1479, em Florença, Lisa vinha de linhagem nobre, das antigas. Foi casada aos 15 anos de idade com Francesco del Giocondo, um comerciante sem nobreza no sangue. Casar era um bom negócio (até porque o amor ainda não tinha sido inventado).
O Guinness World Records lista a Mona Lisa como tendo o maior valor de seguro para uma pintura na história. Em exibição permanente no Museu do Louvre em Paris, a Mona Lisa foi avaliada em 100 milhões de dólares em 14 de dezembro de 1962. Considerando a inflação, o valor de 1962 seria de 790 milhões de dólares em 2016.
Iniciada em 1503, a pintura batizada como Mona Lisa, por Leonardo da Vinci, é com certeza a obra de arte mais famosa do mundo, sendo visitada por milhões de pessoas todos os anos no Museu do Louvre, em Paris.
A Monalisa teria morrido aos 63 anos no convento de Santa Úrsula, para onde teria se retirado para passar os últimos anos de vida. "Neste convento, Monalisa instalou sua última filha, Marietta, que em seguida decidiu ingressar na ordem religiosa.
Porque a Mona Lisa e o quadro mais famoso do mundo?
A principal hipótese foi pelo tamanho do quadro, que mede 53cm de largura por 77cm de altura. O desaparecimento da obra chamou a atenção do público e se perpetua até hoje, tornando a Mona Lisa uma das obras de arte mais populares do mundo.
Nos séculos seguintes, a Monalisa fez parte das coleções da realeza francesa. Foi Luís IV que a trouxe para o palácio de Versalhes – para depois ser exposta no Louvre após a Revolução Francesa. Portanto, a razão pela qual a Monalisa está na França é a seguinte: ela foi comprada pelo rei francês há cerca de 500 anos.