Qual foi a contribuição de Aristóteles?
Bem, Aristóteles foi o inventor da lógica. Pelo menos, daquilo que chamamos assim, os modos de pensar pelos quais depuramos um pensamento até lapidar nele sua máxima coerência. Outro ponto importante é que Aristóteles dedicou muito de sua filosofia a entender as causas de tudo que observava.Qual é a importância da arte para Aristóteles?
A arte para Aristóteles quer dizer produto, fazer, elaborar. De fato, ela, diferentemente do que se conceitua hoje, reflete a natureza, physis, sendo isto sua característica mais universal. A arte imita a natureza e esta imitação contribuiu para compreensão dela própria.Como Aristóteles classificou a arte?
Aristóteles tem um pensamento diferente sobre a arte, que, para ele, é uma criação humana. O filósofo entende que o Belo não pode ser desligado do homem, já que ele está em nós, é uma fabricação humana. As artes podem imitar a natureza, mas também podem abordar o impossível, o irracional e o inverossímil.Qual foi a contribuição do filósofo Platão para a arte?
Entretanto, Platão julga a arte como imitação, capaz de enganar, uma vez que a realidade sensível já é uma imitação do inteligível. A arte afasta ainda mais do real, pois imita a cópia. A imitação da cópia é o que Platão chama de Simulacro, que introduz uma desmedida maior do que a própria existência do mundo natural.ARISTÓTELES e suas CONTRIBUIÇÕES
O que é arte na visão aristotélica?
O belo segundo AristótelesPara ele, uma obra só poderia ser considerada bela se fosse capaz de promover a catarse em seus admiradores. Nessa concepção, a catarse nada mais é do que a purificação da alma e das ideias a partir de uma obra de arte e, por excelência, segundo ele, a catarse se dá na tragédia!
Qual a visão de Platão e Aristóteles sobre a arte?
Na visão platônica, a arte imita a cópia, o que Platão chama de simulacro. A partir da sua crítica sobre a filosofia, Platão rejeita a arte e afirma que a melhor substituição para a poesia é dada pela filosofia. Aristóteles, por sua vez, entende o modelo platônico como sendo insustentável e, de certa maneira, inútil.O que era a arte de imitar Para Aristóteles?
Em oposição ao seu mestre Platão, Aristóteles vê a imitação (mímesis) de modo positivo. Para ele, trata-se de um processo que é compartilhado tanto pela natureza, como pela arte; é dessa forma que interpretamos a famosa afirmação de que “a arte imita a natureza”.O que Aristóteles fez de importante?
Aristóteles ficou muito conhecido por iniciar o chamado período sistemático da Filosofia Antiga, tendo classificado e sistematizado o conhecimento já existente até então. Aristóteles, o grande pensador grego que iniciou o período sistemático da Filosofia Antiga, fundou o Liceu e foi discípulo de Platão.Qual foi a principal teoria de Aristóteles?
Aristóteles - Filosofia. Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. O seu problema fundamental é o problema do ser, não o problema da vida.O que defendia o filósofo Aristóteles?
Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligivel.Qual é a função da arte na filosofia?
A arte é expressão da razão viva no mundo, na história e momento do e de conhecimento do homem, do mundo e das relações travadas entre estes. As manifestações artísticas ao longo da história permitem reconhecer a compreensão que o homem tem de si e do mundo e também de suas relações com este.Quais os principais filósofos da filosofia da arte?
Páginas na categoria "Filósofos da arte"
- Abinavagupta.
- Ismail al-Faruqi.
- Alexei Losev.
- Ananda Coomaraswamy.
- Anna Camaiti Hostert.
- Anne Cauquelin.