Os anos de conflito entre pai e filho tiveram um desfecho comovente: José Inocêncio morreu nos braços de João Pedro, depois de beijar o rosto do filho e expressar seu amor pelo menino.
O que acontece com José Inocêncio em Renascer no final?
Desfechos do último capítulo
Em um capítulo cheio de emoção, José Inocêncio morreu nos braços de João Pedro. Após anos de conflitos entre os dois, ele beijou rosto do filho e expressou seu amor pelo rapaz. João Pedro também faz questão de deixar o facão do Jequitibá junto ao corpo do pai.
José Inocêncio será baleado várias vezes e só não morrerá na terceira tocaia porque Mariana (Theresa Fonseca) ouvirá os disparos e chegará ao local do crime, fazendo o assassino fugir às pressas. Egídio (Vladimir Brichta) usará a fantasia do Bumba para atirar no inimigo, mas rapidamente será delatado por Damião (Xamã).
Na versão original, o Tião de Osmar Prado teve um fim trágico. Depois de ser humilhado e preso, ele tirou a própria vida e morreu enforcado dentro de uma cela. Já o Tião atual, interpretado por Irandhir Santos, finalmente conseguiu colocar as mãos (literalmente!) no seu tão sonhado pedacinho de terra.
JOSÉ INOCÊNCIO E JOÃO PEDRO PEDEM PERDÃO UM AO OUTRO! | RENASCER | CENAS MARCANTES | VIVA
Quem mata José Inocêncio em Renascer 1993?
Na trama de 1993, Inocêncio sofreu a terceira tocaia que Inácia tanto alerta, levando quatro tiros, que não foram fatais, mas o deixaram na cadeira de rodas. O autor dos disparos foi seu grande inimigo, o coronel Teodoro (Herson Capri).
Rapidamente, a fofoca sobre a tocaia se espalhará pela vila e chegará até a fazenda de Egídio (Vladimir Brichta). Ao ficar sabendo disso, Damião não terá dúvida. Ele afirmará para Eliana que quem atirou em José Inocêncio foi o coronel.
Fechou os olhos sorrindo, como se tivesse tendo um sonho bom. Ele disse que tava em paz e que queria que você ficasse em paz também. Mas se você precisar de um culpado pra lidar com tudo isso...
As cenas ainda revelaram um mistério da novela: foi a própria Mariana quem atirou em Egídio no atentado sofrido por ele semanas atrás. Além disso, ela também viu o coronel disparar tiros contra José Inocêncio (Marcos Palmeira).
Inocêncio sobreviveu, mas, no fim, morreu ao lado do jequitibá-rei que lhe deu força e valentia. Isso porque um raio atingiu árvore e acabou acertando o fazendeiro também.
José Inocêncio leva vários tiros e fica caído no chão.
O pai de João Pedro (Juan Paiva) não morre, ele é socorrido e levado até o hospital. A novela "Renascer", escrita por Bruno Luperi, vai ao ar de segunda a sábado, às 21h20, na Globo. Confira o resumo dos capítulos completos aqui.
O dramático fim de José Inocêncio (Marcos Palmeira) em Renascer passará, ainda, por momentos de muita tensão. Na novela das 9, o fazendeiro vai agonizar de dor após sofrer um acidente grave e ser dado como desaparecido.
Os anos de conflito entre pai e filho tiveram um desfecho comovente: José Inocêncio morreu nos braços de João Pedro, depois de beijar o rosto do filho e expressar seu amor pelo menino.
José Inocêncio será socorrido e José Augusto (Renan Monteiro) fará o possível para salvar a vida do pai. Depois da operação, Guto dará a notícia de que Inocêncio perdeu o movimento das pernas e, que, por isso, precisará se locomover com a ajuda de uma cadeira de rodas.
Na novela das 9, o filho de José Inocêncio morre em uma emboscada armada por Egídio. A morte de José Venâncio (Rodrigo Simas) marca uma das reviravoltas mais importantes de Renascer.
Quem matará o vilão da trama será Mariana (Theresa Fonseca), numa forma de vingar José Inocêncio (Marcos Palmeira). Apesar das desconfianças de todos sobre Mariana ter ou não atirado no ex-marido, ela será totalmente inocente neste caso.
O coronel será assassinado por Mariana (Theresa Fonseca), mas a vingativa terá a ajuda de Damião (Xamã), não Zinha (Samantha Jones). E diferente da versão original, que ele foi baleado, agora ele morrerá enforcado.
Na versão original, de 1993, a personagem ficou isolada após a morte de Santinha e larga a "casa das damas", que acaba ficando sozinha e mal cuidada. Cansada dessa vida e com a diminuição dos clientes no bordel, ela decide depois de três décadas largar Ilhéus e nunca mais voltar.
Em cenas recentes do remake de Renascer, Jupará se casou com Flor (Júlia Lemos), com quem terá filhos, entre eles, Zinha (Samantha Jones). O amigo de José Inocêncio, no entanto, morrerá por conta de uma doença conhecida como "nó nas tripas".
Após a morte de Tião Galinha (Irandhir Santos), a moça encontra a felicidade ao lado de Lívio (Breno da Matta) na versão original. Na releitura, ela deve ficar com Zinha (Samantha Jones), com quem se envolverá nos próximos capítulos. O final feliz de Dona Patroa (Camila Morgado) será com Rachid (Almir Sater).
Final de Renascer: José Inocêncio morre, reencontra Maria Santa e faz confissão. José Inocêncio (Marcos Palmeira) enfim poderá descansar em paz no último capítulo de Renascer. Ele morrerá dormindo, com o coração tranquilo após ter feito as pazes com todos os filhos.
O agricultor de cacau, interpretado à época por Antônio Fagundes, morreu nos braços de João Pedro, o filho caçula que ele rejeitara a vida inteira porque seu amor, Maria Santa, morrera no parto do garoto. O fazendeiro leva quatro tiros em uma tocaia de Teodoro, substituído na nova versão por Egídio (Vladimir Brichta).