Simbologia. No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão.
Foi desta última que – segundo os escritos – primeiro Eva, depois Adão, comeram (por influência de uma serpente) o fruto proibido e, assim, foram expulsos do Paraíso. Estava então condenada a Humanidade a passar a eternidade enfrentando provas e tormentos na Terra.
Eu farei com que você e a mulher sejam inimigas uma da outra, e assim também serão inimigas a sua descendência e a descendência dela. Esta esmagará a sua cabeça, e você picará o calcanhar da descendência dela.
O que NÃO TE CONTARAM sobre ADÃO e EVA | Cortes de Podcast
Como foi a morte de Eva na Bíblia?
A morte física chegou a Adão e Eva no fim de sua vida terrena, mas a morte espiritual ocorreu quando foram expulsos do Jardim do éden e afastados da presença de Deus (ver Alma 42:9).
Sua condição física mudou como resultado de haverem comido o fruto proibido. Como Deus havia falado, eles se tornaram mortais. Eles e seus filhos estariam sujeitos a doença, a dor e à morte física. Devido à transgressão, Adão e Eva sofreram também a morte espiritual.
Então o SENHOR Deus disse o seguinte: — Agora o homem se tornou como um de nós, pois conhece o bem e o mal. Ele não deve comer a fruta da árvore da vida e viver para sempre.
Ora, este último pecado é mais grave, segundo aquilo do Evangelho: Aquele servo, que soube a vontade de seu senhor e não obrou conforme a sua vontade, dar–se–lhe–ão muitos açoites; mas aquele, que não a soube e fez coisas dignas de castigo, levará poucos açoites. Logo, Adão pecou mais gravemente que Eva.
E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. 14 E o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás mais que todo o gado, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
Deus, então, modela da terra um homem e lhe dá o sopro de vida. Planta um jardim, no Éden. Da costela do homem, faz-lhe uma companheira. Eles viviam nus, com a proibição de não comerem do fruto da árvore do bem e do mal, até que um dia, a serpente engana a mulher, que engana o homem, e ambos comem do fruto proibido.
Em Gênesis 3 é descrita a queda da humanidade, quando a serpente, tratada como o mais astuto dos animais, tenta a mulher a comer do fruto proibido. A serpente diz que, ao contrário do que avisou Deus, eles não morreriam, e sim se tornariam como deuses, adquirindo o conhecimento do bem e do mal.
A primeira a ser amaldiçoada foi a serpente por ter induzido Eva a desobedecer, depois Eva por ter se deixado induzir, Adão por ter dado ouvidos a Eva, e por último e como consequência, a terra. Sendo assim, fica evidente que a origem da maldição está na desobediência a Deus.
Nós nascemos pecadores. Não importa o que façamos, nós seremos sempre pecadores. É por isso que precisamos ser salvos através do batismo de Jesus. Nós não somos pescadores por causa dos atos de adultério, homicídio e furto que cometemos, mas porque nascemos em pecado.
No Jardim do Éden, Eva colhe uma maçã, tasca-lhe uma dentada e oferece a fruta a Adão, que também mete os dentes. É assim, segundo o livro do Gênesis, que o primeiro casal criado por Deus cai em pecado.
Adão e Eva eram perfeitos. Sendo assim, não havia nenhuma base para o perdão no caso deles. Eles pecaram de modo consciente e proposital. É interessante também que Adão e Eva não deram nenhum sinal de arrependimento quando Deus chamou eles para prestar contas.
Em tudo isso não pecou Jó com os seus lábios.” (Jó 2:9-10). Jó conheceu ali o descontrole, mas jamais a blasfema. Conheceu a Deus pelo que ele é não pelo que pode dar ou retirar do homem. Não deixou seu Deus de forma alguma, não lhe imputou culpa.
Deus queria que o amor dos seres humanos para com Ele fosse por livre e espontânea vontade, e não algo imposto. Como um fruto tinha o poder de trazer tanto mal? É importante entender que foi o ato de desobediência que abriu os olhos de Adão e Eva para o mal, não o fruto em si.
Acreditando na pérfida serpente, Eva comeu do fruto proibido e convenceu o seu companheiro a fazer o mesmo. A punição por este ato de desobediência original foi a perda da imortalidade, a partir de então os homens tornaram-se mortais.
Engraçado, ninguém queria assumir a responsabilidade por seus erros. Mas ainda havia consequências para a desobediência deles. Deus disse a Adão: “Porque você deu ouvidos a sua esposa e comeu do fruto da árvore… do qual eu lhe ordenei [not to eat from], maldita é a terra por sua causa” (Gênesis 3:17, NVT).
Em uma única frase, Adão nega a sua responsabilidade e arruma dois culpados para o seu ato: “A mulher que me deste por companheira, deu-me o fruto”. Resumo do drama: a primeira vez que o primeiro homem teve consciência do seu primeiro erro, não o assumiu. O primeiro homem culpou a primeira mulher.
O primeiro erro foi de se deixar cair em tentação esquecendo que já lhe haviam dito que pode comer todas frutas,excepto a fruta da árvore do meio do Jardim do edne.