Sua gestação de três anos e dois meses é superior à da elefanta asiática, de 22 meses, comumente citada como a espécie com a gestação de maior duração do mundo animal.
Os gémeos nasceram a 4 de Maio de 2021 e, aos 19 meses, são oficialmente detentores do recorde do maior número de bebés nascidos de uma gravidez a sobreviver. São cinco meninas, Adama, Fatouma, Hawa, Kadidia e Oumou; e quatro meninos, Bah, Elhadji, Mohammed e Oumar.
1. Salamandra Alpina. A Salamandra atra é um anfíbio típico dos Alpes Suíços. Ela bate o recorde entre todos do reino animal, chegando a passar 38 meses em gestação.
A literatura considera que a chamada gravidez “a termo” (entre 37 e 42 semanas) pode ser subdividida em três fases: o termo precoce (entre 37 e 38 semanas e seis dias), o termo pleno (39 a 40 semanas e seis dias) e o termo tardio (41 a 42 semanas).
Depois de 40 semanas, chamamos de “pós datismo”. A literatura mostra que alguns bebês podem chegar até no máximo 42 semanas. Porém, os riscos aumentam após a 41. ª semana, por isso muitos obstetras têm esta data como limite de espera.
Normalmente o bebê vira em torno da 30ª a 34ª semanas de gestação, porém alguns bebês o fazem antes ou depois desse prazo. É comum que alguns bebês virem para a posição cefálica com 35 a 37 semanas ou 8-9 meses de gravidez.
Apesar de raro, o caso não é único no mundo. Em 2019, a indiana Erramatti Mangayamma deu à luz a gêmeos aos 74 anos, também por meio de fertilização in vitro, tornando-se a mãe mais velha do mundo. Quando uma mulher passa pela menopausa, normalmente entre 45 e 55 anos, não é mais possível engravidar naturalmente.
Sua gestação de três anos e dois meses é superior à da elefanta asiática, de 22 meses, comumente citada como a espécie com a gestação de maior duração do mundo animal.
O bebê anterior que detinha o mesmo recorde mundial, Richard Hutchinson, de Wisconsin, nasceu apenas um mês antes de Curtis em 5 de junho de 2020. Ele nasceu com 21 semanas e 2 dias de gestação, apenas 1 dia mais velho que Curtis.
“A gestação mais longa é a da mamãe elefante, que leva de 22 a 24 meses”, diz a bióloga Mara Cristina Marques, da Fundação Parque Zoológico de São Paulo.
Com 33 anos e uma barriga com 56 centímetros, Vera Espinoza foi a vencedora do "La madre panza" (a barriga da mãe, na tradução literal), um concurso que se realiza há várias décadas no país, segundo adianta o El Universo.
888 filhos (548 meninos e 340 meninas). Foi sultão do Marrocos, e teve um total de 500 esposas, segundo se crê. Mrs. Vassilyev, cujo nome é desconhecido, detém o recorde de filhos, um total de 69, sendo 16 pares de gêmeos, 7 conjuntos de trigêmeos e 4 conjuntos de quadrigêmeos entre 1725 e 1765.
Fantástico mostra a rotina de famílias numerosas e a história de um casal que está à espera de sêxtuplos. Carlos e Mariana Arasaki já são pais de dez filhos e, em setembro, chegam mais duas – a influenciadora digital está grávida de gêmeas.
Parece impossível, mas é esse o recorde mundial registrado pela marca Guinness World Records. Em 4 de maio de 2021, Halima Cisse, então com 25 anos, deu à luz nove crianças na clínica Ain Borja em Casablanca, Marrocos. Os bebês nasceram prematuramente - com 30 semanas de gestação - e por cesariana.
Qual foi o bebê que ficou mais tempo na barriga da mãe?
O procedimento é realizado há 6 anos, especialmente nos Estados Unidos, com cerca de 160 cirurgias realizadas. No Brasil, além da Unicamp, foram feitas duas cirurgias pela Escola Paulista de Medicina. Segundo Barini, a novidade é que esta foi a primeira cirurgia em que o bebê ficou mais tempo no útero (35 semanas).
Nascida em 27 de Setembro de 1933, no Peru, Lina Medina entrou para a história da medicina após se tornar a mãe mais nova do mundo: ela teve um filho aos cinco anos de idade. Ela teve um desenvolvimento sexual precoce e, com apenas oito meses de idade, teve sua primeira menstruação.
Do ponto de vista biológico, recomenda-se que a gestação ocorra entre 20 e 30 anos de idade, quando a fertilidade feminina está no ápice. Nesse período, além das células reprodutoras estarem propícias à fecundação, são menores os riscos da mulher desenvolver complicações na gestação.
A idade comprovada por documentos, incluindo certidão de nascimento, faz com que ela quebre a marca da espanhola María Branyas Morera que, aos 116 anos completados no último dia 4, consta no Guinness book, o livro dos recordes, como a mulher mais idosa do mundo. —Minha avó é dura na queda. Todo mundo vai e ela fica.
Se a região estiver dura, é porque a cabeça do bebê está para baixo, indicando que ele está encaixado. Idealmente, esta palpação deve ser feita por um obstetra, já que há menos chances de fazer uma interpretação errada.
“Sabemos que, em gestações de baixo risco, podemos aguardar até a 41ª semana de gravidez. A partir daí, o melhor é internar a gestante para monitoramento e indução, caso ela deseje ter parto normal”, explica o Dr.
37 semanas correspondem ao início do 9º mês de gravidez. O bebê que nasce a partir da 37ª semana já não é considerado prematuro ou fora do tempo. A gestante pode entrar em trabalho de parto a qualquer momento depois que completar as 37 semanas.