Iniciada em 17 de maio, a greve dos professores das instituições federais de ensino superior chega ao 120º dia nesta quinta-feira, colocando a paralisação deste ano no patamar de mais longa da história.
Eis aqui o candente relato da greve dos professores da rede estadual de ensino de Santa Catarina que iniciou no dia 18 de maio de 2011 e resistiu 62 dias. Foi a maior e a mais contundente já promovida e a que maior apoio da opinião pública conquistou.
Professores de universidades e institutos federais de educação, junto com o governo federal, iniciam a retomada das atividades acadêmicas, pondo fim a uma greve que durou cerca de 70 dias.
A greve dos 300 mil foi um dos acontecimentos mais marcantes na história do movimento de trabalhadores no Brasil. Essa grande paralisação de trabalhadores aconteceu na cidade de São Paulo em março de 1953, portanto durante o segundo governo de Getúlio Vargas.
Greve de professores do estado é a mais longa da história de São Paulo
Quanto tempo durou a greve dos professores de 2015?
Os técnicos-administrativos encerraram sua greve no dia 7 de outubro. No dia 11 de outubro, após 139 dias de mobilização, o ANDES anunciou o fim da greve tendo em vista a impossibilidade de negociação com o Governo Dilma.
7- Uma greve pode durar quanto tempo? Na verdade, não existe limite estipulado por lei. O que determina essa duração são as negociações entre empregadores e empregados.
Em 2012, ocorreram greves em diversas instituições federais de ensino superior no Brasil, sendo considerada até então, a maior paralisação já realizada no país, com adesão de mais de 95% das instituições.
Em greve por todo o país, docentes de instituições de ensino superior insistem no pedido de reajuste salarial ainda em 2024 e, nesse contexto, demandam o pagamento de algum percentual a partir do segundo semestre.
Em 2007, a paralisação durou 101 dias. A greve é também a mais longa já registrada no Brasil, ultrapassando a campeã até então, que ocorreu na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e que durou 170 dias, terminando no início de 2002.
A principal motivação da greve dos professores foi o governo não cumprir o combinado firmado em 2011, durante uma paralisação que durou catorze dias. Na ocasião, foi estabelecido o reajuste de 4% dos salários e a elaboração de um projeto para a reestruturação da carreira a ser instaurado até o dia 31 de março de 2012.
A greve dos professores das universidades e institutos federais, iniciada no dia 17 de maio, tornou-se nesta quinta, 6 de setembro, a maior paralisação docente já realizada no País, ultrapassando a ocorrida em 2005.
A greve geral no Brasil em 2019 aconteceu no dia 14 de junho, dois anos após a greve geral de 28 de abril de 2017. O movimento foi um protesto contra a reforma da previdência do governo Jair Bolsonaro e contra cortes na educação. Brasil — 26 estados e Distrito Federal.
Constitui abuso do direito de greve a inobservância das normas contidas na presente Lei, bem como a manutenção da paralisação após a celebração de acordo, convenção ou decisão da Justiça do Trabalho. Portanto, a greve é abusiva quando: Contrariar a lei; For mantida após acordo, convenção ou decisão judicial.
Sim. Em princípio, os dias não trabalhados na greve podem ser descontados do salário. Há possibilidade de haver negociação com a administração para que isso não aconteça.
Quanto tempo durou a greve dos professores em 2012?
A intransigência e descaso do governo frente às reivindicações dos docentes das Instituições Federais de Ensino (IFE) fizeram com que a greve deste ano atingisse nesta quinta-feira 113 dias, superando a paralisação de 2005, até então considerada a mais longa realizada no setor.
Os técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) voltam ao trabalho nesta quinta (11). A categoria aprovou na última terça-feira (9) o encerramento da greve, que durou mais de 100 dias.
Uma das conquistas da nossa greve 2024 começou a se concretizar nesta quinta-feira (01/08): a Portaria n° 983/2020, elaborada pelo (des)governo Bolsonaro e que prejudicava a atividade docente, está oficialmente…