No estado de Minas Gerais, diversos campi entraram em greve no dia 17 de maio de 2012. Na Universidade Federal de Lavras, cerca de 500 professores aderiram à greve, afetando mais de 9 mil alunos da instituição.
A greve dos professores das universidades e institutos federais, iniciada no dia 17 de maio, tornou-se nesta quinta, 6 de setembro, a maior paralisação docente já realizada no País, ultrapassando a ocorrida em 2005.
A greve dos 300 mil aconteceu em São Paulo, entre março e abril de 1953, e resultou em um aumento salarial de 32%. Ouça o texto abaixo! A greve dos 300 mil foi um grande greve de trabalhadores que aconteceu em São Paulo entre os dias 25 de março e 23 de abril de 1953.
ouvir: Professores de universidades e de institutos federais de educação e governo federal chegaram a um acordo, encerrando a greve iniciada há cerca de 60 dias. O termo de acordo foi fechado no nesse domingo (23) e será assinado na quarta-feira (26).
Professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) decidiram, nesta quarta-feira (5/6), em assembleia geral, pôr fim à greve, após 51 dias de paralisação. A informação foi confirmada pelo Metrópoles com a instituição.
História da Educação no Brasil - Aula 26 - As greves dos professores.
Qual o tempo máximo que uma greve pode durar?
7- Uma greve pode durar quanto tempo? Na verdade, não existe limite estipulado por lei. O que determina essa duração são as negociações entre empregadores e empregados.
Em 2012, ocorreram greves em diversas instituições federais de ensino superior no Brasil, sendo considerada até então, a maior paralisação já realizada no país, com adesão de mais de 95% das instituições.
Em greve por todo o país, docentes de instituições de ensino superior insistem no pedido de reajuste salarial ainda em 2024 e, nesse contexto, demandam o pagamento de algum percentual a partir do segundo semestre.
A greve geral no Brasil em 2019 aconteceu no dia 14 de junho, dois anos após a greve geral de 28 de abril de 2017. O movimento foi um protesto contra a reforma da previdência do governo Jair Bolsonaro e contra cortes na educação. Brasil — 26 estados e Distrito Federal.
A greve nacional durou 125 dias e contou com a adesão de 60 Institutos Federais de Ensino. Na época, assim como vem acontecendo atualmente, o centro do debate era que o governo federal demonstrava pouco comprometimento com as condições de trabalho e com a resolução das distorções salariais.
Quanto tempo durou a última greve dos professores?
A paralisação dos professores começou em 8 de março, afetou escolas e creches e durou 20 dias. A decisão de encerrar a greve acontece após a aprovação do projeto de lei 155/2024, que autorizou o reajuste de 2,16% para todos os servidores municipais a partir de 1º de maio.
A principal motivação da greve dos professores foi o governo não cumprir o combinado firmado em 2011, durante uma paralisação que durou catorze dias. Na ocasião, foi estabelecido o reajuste de 4% dos salários e a elaboração de um projeto para a reestruturação da carreira a ser instaurado até o dia 31 de março de 2012.
Depois de diversas universidades decidirem por conta própria suspender a greve na educação superior brasileira, entidades bateram o martelo no fim de semana e optaram por encerrar de forma unificada as paralisações, que duraram mais de dois meses.
A greve dos professores da Universidade Federal de Pernambuco teve início no dia 22 de abril de 2024 e foi encerrada, oficialmente, no último dia 03 de julho. Foram 73…
O semestre 2024.1, que iniciou no dia 11 de março e esteve em curso até o dia 29 de abril – data em que oficialmente a greve foi deflagrada pelos professores – teve como data de retomada o dia 27 de junho e terá como data de encerramento o dia 6 de setembro de 2024, totalizando 60 dias de aulas letivas pós-greve.
Somos agora mais de 61 mil pessoas, com matrículas de mais de 54 mil estudantes (somando a graduação, a pós-graduação e os cursos em EAD), 2.876 docentes (incluindo substitutos e visitantes), 3.018 servidores téc- nico-administrativos e cerca de 1.400 terceirizados.