O Facebook é, sem dúvida, a maior rede social do mundo. Criada por Mark Zuckerberg em 2004, esta plataforma permite aos usuários se conectar com amigos, compartilhar postagens, fotos e vídeos, ingressar em grupos e participar de eventos.
Qual foi a primeira rede social? Muitos não conhecem a Classmates, plataforma fundada por Randy Conrad em 1995. O site era capaz de reunir estudantes de diversas escolas nos Estados Unidos e oferecia acesso a arquivos de anuários desde a década de 1920 até 1980.
Redes sociais são plataformas que conectam pessoas; as mais usadas no Brasil são Instagram, Facebook e WhatsApp. Compreender as redes sociais é fundamental para se conectar com o mundo ao redor.
Ultra (UOS) Um projeto de blockchain social que visa revolucionar a forma como o conteúdo é compartilhado em várias plataformas. A plataforma espera oferecer aos usuários um balcão único para compartilhar videogames, música e outros tipos de entretenimento de maneira totalmente descentralizada.
O aplicativo WeChat é a maior plataforma de comunicação na China e 5ª entre as redes sociais mais usadas no mundo. WeChat fornece serviços além de comunicação por texto, imagem, vídeo, videoconferência, como pagamentos, compras, pedir taxis, mensagem por voz, transmissão de mensagens (um para muitos), jogos, etc.
O Facebook, rede mais popular do Brasil na atualidade surgiu um mês depois do Orkut, em fevereiro de 2004, mas só explodiu para o mundo no final dos anos 2000, principalmente após as diversas polêmicas envolvendo os criadores e os direitos dos usuários.
O fundador do Orkut, o engenheiro turco Orkut Buyukkokten afirmou neste sábado (12) ao g1 que lançará uma nova rede social com resgate de valores daquela que fez sucesso no Brasil no início dos anos 2000.
No entanto, a primeira rede social — que nasceu nos moldes do que se espera de uma — foi a Classmates.com, fundada em 1995, nos primórdios dos porões da internet. A Classmates.com foi uma rede criada com o intuito de conectar pessoas, em especial amigos dos tempos de escola, que separaram com o passar dos anos.
Quem é o dono do Instagram? A dona do Instagram é a Meta Platforms Inc., conglomerado fundado e dirigido por Mark Zuckerberg, com sede em Menlo Park, Califórnia. Além do Instagram, a Meta também é dona do Facebook e do WhatsApp.
Qual foi a forma de batismo de Jesus? Com mais de 170 milhões de downloads, o Tik Tok é, disparado, o aplicativo mais usado em 2023. A plataforma veio conquistando o mundo aos poucos.
Meta, Inc. O Instagram foi criado pelo americano Kevin Systrom e pelo paulista Mike Krieger e lançado em outubro de 2010. O serviço rapidamente ganhou popularidade, com mais de 100 milhões de usuários ativos em abril de 2012. O Instagram é distribuído através da Apple App Store e Google Play.
Lembro que o Facebook (dono do Instagram, WhatsApp e Messenger) e Twitter foram banidos da China, desde 2009, assim coo também o Google, que saiu em 2010, tendo como razão à censura do governo, não restando mais nenhuma rede social operando no país dede do WeChat e TikTok.
No Japão, o aplicativo mais popular para interações é o Line. Sua história não é nada convencional. A plataforma foi criada em 2011, após o terremoto seguido de tsunami que causou estragos no país.
VK (originalmente VKontakte, em russo: ВКонтакте, significando Em contato) é uma rede social com sede em São Petersburgo, Rússia, equivalente ao Facebook. O VK está disponível em vários idiomas, mas é especialmente usado por falantes do russo.
E enquanto o uso do Facebook vem caindo com o passar dos anos e quanto menor é a idade do internauta, Instagram e TikTok se mostram as redes sociais preferidas das crianças e adolescentes brasileiras: 64% e 60%, respectivamente, possuem perfis nesses dois aplicativos.
O BeReal é uma nova rede social parecida com o Instagram, lançada em 2020, que alcançou popularidade no início de 2022 e segue uma premissa bastante interessante, e capaz de levantar discussões importantes, a autenticidade das pessoas no conteúdo postado.
A rede mais usada na faixa de 9 a 12 anos é o TikTok. Já entre os mais velhos, ou seja, de 13 a 17 anos, é o Instagram. Ao avaliar por classe social, Instagram e TikTok estão empatados na classe C (35%) e o Instagram está ligeiramente acima (40%) na comparação com o TikTok (38%).
Os Emirados Árabes Unidos também levam o título de país mais conectado do mundo, com pontuação de 7,53/10. Os Emirados Árabes Unidos têm a maior porcentagem de sua população conectada à internet e usando o Facebook.
O topo do pódio fica com a China, que acumula mais de 1 bilhão de usuários online – mais de 70% da população total. Depois vem a Índia, com 658 milhões, os EUA (307 milhões) e a Indonésia (204 milhões).
Com mais de 165 milhões de usuários, o Brasil se encontra na 5ª posição do ranking mundial dos países com a maior quantidade de usuários de internet. O país fica atrás somente da China (1 bilhão), Índia (658 milhões), Estados Unidos (307 milhões) e Indonésia (204 milhões).