Origem da espada japonesa Katana Há registros históricos do século VIII que comprovam a adoção de espadas com lâmina curta e reta, similar ao Gládio romano. Espadas com pontas duplas, com formato semelhante ao de flechas, foram encontradas em sítios arqueológicos de túmulos datados do século IV ao VIII.
Em 1992, cerca de um total de 1100 espadas japonesas foram mantidas para o leilão do Dr. Walter Ames e toda a coleção foi arrematada em um único dia por $ 8 milhões e somente esta Katana foi vendida ao preço de $ 418.000.
Masamune alcançou um status quase lendário. Entretanto, é consenso que ele fez a maioria das espadas entre 1288 e 1328 D.C.. Criou as espadas conhecidas hoje como Katanas, em Japonês, e as adagas chamadas Tantō, na tradição Soshu. Acredita-se que trabalhou e viveu na Província de Sagami.
Ao possuir a mais poderosa das espadas de Demon Slayer, Tanjiro Kamado, o protagonista da série, amplifica todos os seus poderes e adquire habilidades que estavam adormecidas durante boa parte de sua vida.
Pronunciado [katana], a kun'yomi (Leitura japonesa) do kanji 刀, significando originalmente dao ou faca/sabre em Chinês, a palavra foi adotada como uma palavra emprestada pela língua portuguesa. No Português a designação (soletrado katana) significa "faca grande" ou machete.
Dojigiri é conhecida como uma das cinco melhores katanas conhecidas como 'Tenka-goken 天下五剣'. Segundo a lenda, Minamoto no Yorimitsu matou o ogro Shuten-dōji (酒呑童子) com esta espada. Esta espada samurai existe e é mantida no Museu Nacional de Tóquio.
Ela é aquecida em carvão a uma temperatura de até 800ºC. Depois, é mergulhada em água. O resfriamento dá à espada sua forma curva. Isso acontece porque, conforme esfria de baixo para cima, ela se deforma e se curva.
A ninjatō é normalmente descrita como sendo uma espada curta com lamina reta, tal como uma shikomizue, com uma tsuba, a guarda, normalmente mais larga que a media e quadrada, normalmente uma é tsuba redonda.
“Fica proibido o artefato cortante ou perfurante usualmente destinado à ação ofensiva, como faca, punhal, espada, florete, espadim ou similar, cuja lâmina tenha dez centímetros, ou mais, de comprimento”.
Onimaru é um komagitsune que fazia companhia ao falecido daimyo de Ringo, Shimotsuki Ushimaru. Após a morte de seu mestre, ele juntou forças com Kawamatsu em coletar armas para a batalha final contra Kaido, além de protegê-las de ladrões.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
A katana é feita e afiada manualmente mediante doze processos de afiação. Ela é feita conforme os moldes das katanas tradicionais do Japão feudal e pode ser totalmente desmontada ao se remover os mekuguis do cabo.
Tsuba (鍔) é um disco de ferro utilizado em espadas japonesas - katana, tanto, naginata e ninja to - para a proteção da mão contra a espada do oponente e para as suas mãos não escorregar pela empunhadura em direção à lâmina.
Uma espada lendária encontrada nos aposentos do sultão Tipu, após a batalha que derrubou sua fortaleza real em 1799, em Seringapatam, na Índia, foi leiloada na terça-feira (23) por £14 milhões (cerca de R$ 86 milhões).
Descrição. Descrição: Katana feita em aço de alto carbono AISI 1075 dobrado 10 vezes em si mesmo gerando 1024 camadas de aço, especialmente para cortes e impactos. A katana já vem afiada e pronta para aplicação. A lâmina é inteiriça e se prolonga até o fim do cabo para que tenha resistência suficiente para impactos.
Após um confronto crucial, Tanjiro reforga sua katana para honrar o sacrifício de Rengoku. Essa katana representa a união de seus propósitos e carrega a herança da "Respiração do Fogo". A lâmina em Aço simboliza proteção, a bainha, o sacrifício de Rengoku. Um elo poderoso entre dois heróis.
Uma espada samurai pode custar a partir de R$ 50 mil, e nenhuma é igual à outra. O ácido usado no processo de fabricação revela uma espécie de identidade da espada, como se fosse uma impressão digital.
Geralmente associada a um tipo de bainha de madeira, a qual possibilita o saque rápido da espada, a Katana é um instrumento que esconde mistério e tradição fundidos em aço da mais alta qualidade, tendo sido a arma principal dos samurais em combates.