A primeira a ser amaldiçoada foi a serpente por ter induzido Eva a desobedecer, depois Eva por ter se deixado induzir, Adão por ter dado ouvidos a Eva, e por último e como consequência, a terra.
Após matar o próprio irmão Abel a sangue frio, Caim foi amaldiçoado por Deus, e até hoje é visto como maldito por todos aqueles que conhecem a narrativa bíblica.
Assim diz a carta: “Com ela bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos as pessoas, feitas à imagem de Deus. Da mesma boca sai bênção e maldição! Ora, meus irmãos, não convém que seja assim.” (Tg 3, 9-10).
Após o pecado original, Deus amaldiçoa a serpente, que fez o homem e a mulher cair no pecado. Depois, pune a mulher anunciando-lhe as dores do parto e uma relação desigual com o marido. Por fim, pune o homem, anuncia-lhe a fadiga no trabalhar e amaldiçoa o solo.
A Adão ele disse: “Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo.
A primeira a ser amaldiçoada foi a serpente por ter induzido Eva a desobedecer, depois Eva por ter se deixado induzir, Adão por ter dado ouvidos a Eva, e por último e como consequência, a terra.
e disse: — O SENHOR Deus amaldiçoou a terra, e por isso o nosso trabalho é pesado; mas este menino vai trazer descanso para nós. E Lameque pôs no filho o nome de Noé.
A maldição de Cam (na verdade colocada sobre Canaã, filho de Cam) ocorre no livro do Gênesis, imposta pelo patriarca Noé. Ela ocorre no contexto da embriaguez de Noé e é provocada por um ato vergonhoso perpetrado pelo filho de Noé, Cam, que "viu a nudez de seu pai"(Gn 9.22).
14 E o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás mais que todo o gado, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
As palavras de maldição incluem palavras proferidas por outros (ou até por nós mesmas), que possuem a intenção de causar danos ou prejuízo, de fazer você se sentir inferior, ou lhe desejar mal. Considere o exemplo de Davi, amaldiçoado e denegrido por Simei em 2 Samuel 16.
26 Ajuda-me, Senhor Deus meu, salva-me segundo a tua misericórdia, 27 Para que saibam que esta é a tua mão, e que tu, Senhor, o fizeste. 28 Amaldiçoem eles, mas abençoa tu; quando se levantarem, fiquem envergonhados; e alegre-se o teu servo.
Maldição é mal dizer, ou seja, é falar mal de alguém e diminui-la por meio de palavras. Falar expressões de má sorte e ridicularizar a descendência também são atitudes que atraem a maldição.
26 E ouvindo-o o profeta que o fizera voltar do caminho, disse: É o homem de Deus, que foi rebelde à boca do Senhor; por isso o Senhor o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavra que o Senhor lhe tinha dito.
Eliseu saiu de Jericó para ir a Betel. Ele ia andando pela estrada, quando alguns rapazes saíram de uma cidade e começaram a caçoar dele, gritando assim: — Ô seu careca, fora daqui! Eliseu virou para trás, olhou firme para os rapazes e os amaldiçoou em nome de Deus, o SENHOR.
Sem saber do que se trata, Noé experimenta vinho e fica embriagado. Cam o encontra nú e desacordado em meio às vinhas e debocha da situação. Na manhã seguinte, Noé volta envergonhado para casa e é alvo de humilhações de Cam: em resposta, Noé amaldiçoa a ele e seus descendentes!
A Maldição de Cam, em que Noé, condenou um de seus netos à escravidão, por zombar da sua nudez, procurou explicar de certa forma a escravidão dos africanos. Mas na verdade, justificou o elo entre escravidão e cor da pele.
Canaã foi amaldiçoado por Noé porque Cam, seu pai, viu Noé nu, após Noé ter se embriagado e debochou dele. De acordo com a maldição, Canaã seria servo de Sem e de Jafé, irmãos de Cam.
Em Gênesis 3 é descrita a queda da humanidade, quando a serpente, tratada como o mais astuto dos animais, tenta a mulher a comer do fruto proibido. A serpente diz que, ao contrário do que avisou Deus, eles não morreriam, e sim se tornariam como deuses, adquirindo o conhecimento do bem e do mal.
No capítulo 3 do livro do Gênesis temos, nos versículos 14 e 15, a maldição da serpente. Deus diz, então, que a cobra será o mais amaldiçoado dos animais silvestres e que, assim, passará a andar arrastando-se sobre o ventre. Antes dessa maldição cobra tinha pernas?
No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã. E é assim que aparece em pinturas e se configurou no imaginário humano.
Ora, este último pecado é mais grave, segundo aquilo do Evangelho: Aquele servo, que soube a vontade de seu senhor e não obrou conforme a sua vontade, dar–se–lhe–ão muitos açoites; mas aquele, que não a soube e fez coisas dignas de castigo, levará poucos açoites. Logo, Adão pecou mais gravemente que Eva.
Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás mais que toda besta e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás e pó comerás todos os dias da tua vida.