A pintura de um porco selvagem e três figuras humanas tem pelo menos 51.200 anos, mais de 5.000 anos que a arte rupestre que até então era considerada a mais antiga. A descoberta é do tempo em que os humanos modernos mostraram pela primeira vez a capacidade de pensamento criativo.
Uma pintura rupestre de um grande javali e três figuras humanas ao seu redor pode ser a obra de arte mais antiga do mundo, com cerca de 51 mil anos, segundo uma equipe de cientistas.
A primeira pintura foi feita pelos homens primitivos, acredita-se que tenha sido feita pelo Homo Neanderthalis na era pré-histórica. Escavações arqueológicas realizadas na Europa, África e Ásia revelam que os homens primitivos foram os primeiros pintores e escultores e demonstravam através dessas artes o seu cotidiano.
O título de arte rupestre humana mais antiga, no entanto, vem sendo discutido há algum tempo. Em Cueva de Ardales, no sul da Espanha, há uma série de estalagmites pintadas que se acredita datar de até 65.000 anos atrás, mas sem uma confirmação precisa, seguimos com os recordistas franceses no topo.
Nesse sentido, as pinturas rupestres, encontradas em sítios arqueológicos em todos os continentes do planeta, constituem as primeiras formas de expressão artística do homem pré-histórico.
Na reconstrução histórica da ocupação humana do Brasil, a mais antiga referência a elas foi feita por Feliciano Coelho de Carvalho, na Paraíba, em 1598. Na Bahia, existem documentos que fazem alusão a áreas com pinturas rupestres desde o século XVIII (ETCHEVARNE, 1999/2000: 126).
A obra de arte mais importante do mundo pode ser considerada a Mona Lisa de Leonardo da Vinci. É o quadro mais visitado de todos, provocando filas enormes no museu do Louvre para a contemplar e tirar fotos.
A pintura aparece no Brasil ainda na época do seu descobrimento. Era a maneira encontrada pelos colonizadores europeus de registrarem a nova terra, com imagens da natureza e dos índios. Os próprios índios já se utilizavam dessa arte para pintar os seus corpos, as paredes e objetos.
A mais antiga pintura figurativa conhecida é a representação de um touro que foi descoberto na caverna Lubang Jeriji Saléh, na Indonésia. Foi pintado 40 000 - 52 000 anos atrás ou antes.
Existem vários tipos de pintura, como os afrescos, pintura a óleo, por meio de pigmentos diluídos em um solvente; pintura mural, feita ou aplicada sobre uma parede; pintura a têmpera, pigmentos dissolvidos em um adstringente, como a cola.
As pinturas da Caverna de Chauvet, localizada no sul da França, no Vallon-Pont-dArc, são datadas de algo entre 30 mil e 40 mil anos atrás. Essa datação das pinturas da Caverna de Chauvet torna-as as mais antigas já conhecidas pelo homem. Mas não é só isso que torna fascinante as pinturas da Caverna de Chauvet.
O mais antigo retrato conhecido de Jesus, encontrado em Síria Palestina e datado de cerca de 235, mostra-o como um jovem sem barba de porte autoritário e digno.
A arte rupestre foi a primeira manifestação artística realizada pelos humanos ainda na Pré-história, demonstrando um grande refinamento de formas e de abstração. Arte rupestre é o nome dado às primeiras produções artísticas realizadas pelos seres humanos durante a Pré-história.
Você sabia que um quadro modernista é a obra de arte brasileira mais cara vendida em leilão? “A Caipirinha”, de Tarsila do Amaral, foi arrematado por R$ 57,5 milhões em 2020.
O Abaporu é uma das obras símbolo da arte brasileira, assim como sua autora, Tarsila do Amaral. Só que para além do valor artístico, do próprio valor financeiro, ela também é icônica por inspirar um dos principais movimentos culturais brasileiros: a Antropofagia.
Os Neanderthais - e não os humanos pré-históricos - foram os primeiros artistas do planeta, de acordo com uma nova pesquisa liderada por cientistas da Universidade de Southampton (Reino Unido) e do Insituto Max Plack (Alemanha).
Pesquisadores anunciaram nesta quarta-feira (13/01) a descoberta da mais antiga pintura rupestre já identificada no mundo. O desenho pré-histórico de um javali selvagem em tamanho natural é datado de pelo menos 45,5 mil anos e foi localizado na ilha de Celebes, na Indonésia.