História. O mais antigo jornal de que se tem notícia foi o Acta Diurna, que surgiu por volta de 69 a.C., a partir do desejo de Júlio Cesar de informar a população sobre fatos sociais e políticos ocorridos no império, como campanhas militares, julgamentos e execuções.
O jornal é um veículo de informação utilizado há mais de 2 mil anos, tendo seu início com o imperador romano Júlio César (100 – 44 a.C). Ele criou a “Acta Diurna”, onde eram divulgadas as suas conquistas militares, esta ata foi considerado o primeiro jornal do mundo.
Foi só a partir de 1650 que surgiu o primeiro jornal impresso diário do mundo, o Einkommende Zeitungen (Notícias Recebidas) fundado na cidade alemã de Leipzig. A primeira revista, em estilo almanaque, foi o Journal des Savants (Diário dos Sábios), fundado na França em 1665.
Bélgica. Na Bélgica, o primeiro jornal televisivo apareceu em 1956, apresentado por Robert Stéphane. Entre 1953 e 1956, o Télé-Bruxelles se pôs a difundir as informações do «Relais de Paris».
O primeiro jornal que se tem notícia surgiu em Roma em 59 A.C e se chamava Acta Diurna. Ele nasceu do desejo de Júlio César de informar o público sobre os acontecimentos sociais e políticos e divulgar eventos programados para cidades próximas.
Por volta de 1400, empresários em cidades italianas e alemãs compilavam crônicas manuscritas de importantes eventos noticiosos e as distribuíam para seus contatos comerciais. A ideia de usar uma prensa para este material apareceu pela primeira vez na Alemanha por volta de 1600.
A Notícia (AN) é um jornal semanal em formato revista do estado brasileiro de Santa Catarina, com sede em Joinville. Fundado por Aurino Soares, a primeira edição do jornal foi veiculada no dia 24 de fevereiro de 1923, com quatro páginas e com periodicidade semanal.
Qual é a rede de TV mais antiga do mundo? Se formos considerar uma emissora propriamente dita, com programação regular, a mais antiga atualmente em funcionamento é a inglesa BBC, que entrou no ar em novembro de 1936.
abr. 2017), seria o 161º aniversário de Narcisa Amália de Campos. De São João da Barra, norte do Rio de Janeiro, Narcisa foi a primeira mulher a se profissionalizar como jornalista no Brasil. Fundou, em 1884, o jornal quinzenal Gazetinha, que tinha como subtítulo “folha dedicada ao belo sexo”.
A Gazeta do Rio de Janeiro, o primeiro jornal publicado em território nacional, começa a circular em 10 de setembro de 1808, impressa em máquinas trazidas da Inglaterra.
A Acta Diurna era uma publicação oficial do Império Romano, criada no ano de 59 a.C. durante o governo imperial de César. Ela trazia notícias diariamente para a população de todos os cantos do Império (e de fora dele) falando principalmente de conquistas militares, ciência e de política.
Não é à toa que Johannes Gutenberg ganhou o apelido de pai da imprensa. Afinal, depois que ele inventou a prensa, em 1430, foi possível imprimir inúmeras cópias de um mesmo texto. Em 1605, surgiu em Estrasburgo o Relation aller Fürnemmen und gedenckwürdigen Historien, o primeiro jornal impresso do mundo.
Em 1440, Gutenberg inventa a imprensa (descubra a verdadeira contribuição de Gutenberg), revoluciando a comunicação ao possibilitar a produção de livros, jornais, boletins e demais documentos em grande escala.
Pop-up. Pergunta difícil, Renata. Em 28 de maio de 1993, o The Tech, um jornal do Massachussetts Institute of Technology, o mitológico e estupendo MIT, considerado o primeiro jornal a usar a world wide web (~rede mundial de computadores~), publicou sua primeira edição online.
A Invenção da Imprensa pelo alemão Gutenberg ocorreu no século XV e resultou em uma grande revolução que transformou a cultura e a sociedade europeia durante a Modernidade.
A primeira revista surgiu na Alemanha, em 1663, e possuía um nome tão comprido, que certamente deu muito trabalho para ser encaixado na capa: Erbauliche Monaths-Unterredungen, algo como “Edificantes Discussões Mensais”. Não é por acaso que a história das revistas tenha começado na Alemanha.
Nascida em São João da Barram norte do Rio de Janeiro, Narcisa Amália de Campos foi a primeira mulher jornalista do Brasil. Foi ela, inclusive, que fundou o jornal Gazetinha, em 1884, que tinha como subtítulo “folha dedicada ao belo sexo”. Além de atuar como jornalista, Narcisa também foi escritora.
William Bonner, José Luiz Datena e Maju Coutinho são os jornalistas mais populares entre o público, segundo pesquisa do Instituto Reuters (fotos: perfis redes sociais) Londres – As redes sociais causaram impacto ...
A TV Globo foi oficialmente fundada no dia 26 de abril de 1965 às 10h45, com a transmissão do programa infantil Uni Duni Tê. Também estavam na programação dos primeiros dias a série infantil Capitão Furacão e o telejornal Tele Globo, embrião do atual Jornal Nacional.
Neste domingo (20), em comemoração aos 42 anos do SBT, a atração será totalmente especial com elementos que marcaram gerações através de programas e personagens clássicos exibidos pela emissora.
Enquanto a notícia informa sobre temas do momento, a reportagem trata de um fenômeno social ou político, acontecimentos produzidos no espaço público e que são de interesse geral.
Primeiro telejornal foi exibido um dia após a inauguração da televisão no Brasil, no dia 18 de setembro de 1950. O apresentador, Maurício Loureiro Gama, é natural de Tatuí (SP).