Qual é a frase mais famosa de Platão?
“Tente mover o mundo, mas comece movendo a si mesmo.”Qual a reflexão de Platão?
Platão acredita que acima de nós existe um mundo que é uma referência para a nossa projeção e formação em nosso planeta. Segundo ele, reproduzimos aquilo que já é existente, definindo o mesmo como a verdadeira realidade, assim, descreve em suas obras a relação do mundo inteligível (Ideia) e do mundo sensível (Matéria).O que Platão defendia?
Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.Quem é o pai da filosofia?
Em cada momento histórico, os filósofos se dedicaram, portanto, a algum assunto. Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia.AS MELHORES FRASES DE PLATÃO
O que Platão acreditava?
Segundo Platão, todo o conhecimento, toda a verdade, todas as relações e todos os seres existiriam, verdadeira e imutavelmente, em sua forma ideal, que seria suprema e verdadeira.Qual a frase de Aristóteles?
Frases de Aristóteles“O homem é, por natureza, um animal político.” “O homem é um animal de linguagem.” “O menor desvio inicial da verdade multiplica-se ao infinito na medida em que avança.” “O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa tudo o que diz.”
O que Platão nos ensina?
Primeira grande ideia: Pense MaisAs vezes apenas seguimos o que os Gregos chamavam de 'doxa' ou 'opiniões populares'. Nos 36 livros que ele escreveu, Platão mostra que esse 'senso comum' era cheio de erros, preconceito e superstição: fama é bom; siga seu coração; dinheiro é a chave da vida feliz.
O que Platão criou?
Em sua obra, destacam-se a Teoria das Ideias ou Teoria das Formas e sua filosofia política no livro “A República”, no qual se encontra o mito da caverna. Quem quiser saber quem era Platão pode não saber que seu nome verdadeiro era Arístocles.Como Sócrates dizia?
Citações de Sócrates
- 1 — “Só sei que nada sei.” ...
- 2 — “Eu não posso ensinar nada a ninguém, eu só posso fazê-lo pensar.” ...
- 3 — “Cuidado com o vazio de uma vida ocupada.” ...
- 4 — “Conhece-te a ti mesmo.” ...
- 5 — “Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.”
O que Platão pensava sobre a morte?
A morte portanto é vista como purificação e futuro encontro com os Deuses. Platão assume tal elemento escatológico, ao inserir no Fédon, um Sócrates diante da morte que não a teme por acreditar que ao morrer, sua alma encontrar-se-á com os Deuses no Hades.O que Platão valorizava?
Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral.Qual a ética de Platão?
Platão acreditava que a ética consiste em na busca pela felicidade por meio não somente do indivíduo, pois um indivíduo não pode ser feliz em uma comunidade viciosa, mas também a coletividade devem alcançar tal felicidade. Estabelecendo tais conceitos de maneira a não incutir duvidas entre aqueles que interagem.O que Platão fala sobre Deus?
Platão concebe Deus como "artífice do mundo", porém com um poder limitado pelo modelo que ele imita: o mundo das ideias ou das realidades eternas. Já Aristóteles considera que Deus é o "primeiro motor" ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa.Quais foram as últimas palavras de Platão?
Nas suas últimas palavras proferiu: Mas eis que chegou a hora de partir, eu para morrer, vós para viver. Qual de nós terá melhor sorte? Ninguém o sabe, somente Deus. Após a morte de Sócrates, Platão dedicou sua vida á filosofia, como seu mestre.Qual foi o fim de Platão?
Velhice e morteAo regressar em 360 a.C., Platão voltou a ensinar e escrever na Academia permanecendo como um autor ativo até a sua morte, em 348/347 a.C., aos oitenta anos de idade; conta-se que fora sepultado em seu jardim na Academia numa área privada, perto do santuário sagrado das musas.