A Lei 14.195/2021 trouxe três alterações bastante significativas no Código de Processo Civil: no artigo 397 do CPC, ampliando o procedimento de exibição de documento ou coisa; no artigo 921 do CPC sobre prescrição intercorrente; e, a mais relevante, mudanças nas regras da citação.
É importante ressaltar que o CPC é uma Lei atualizada em 2015 e colocada em prática em 2016, cobrindo a anterior, que estava em vigor desde 1973. Isso era alvo de questionamentos de advogados, visto não ter mais a ver com a realidade atual.
Qual foi a última atualização do Código Civil Brasileiro?
Qual a última edição do Código Civil Brasileiro? A principal legislação do Direito Civil brasileiro foi sancionada por meio da Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Ela representa um enorme avanço para sua época, que foi promovido após duas décadas de discussões entre juristas e o Congresso Nacional.
Alteração no CPC - Lei 14.620/2023 - Prof. Gustavo Faria
O que o CPC trouxe de novo?
Uma das grandes novidades do novo CPC é o Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas-IRDR, cabível quando houver, simultaneamente, a efetiva repetição de processos que contenham controvérsia sobre a mesma questão de direito e haja risco de ofensa à isonomia e à segurança jurídica.
3. Aplicação da Lei Complementar nº 95/98 conjugada com a Lei nº 810/49 e com o art. 132, § 3º, do Código Civil, para definir que o novo Código de Processo Civil – Lei 13.105/2015 – iniciará sua vigência no dia 18 de março de 2016.
Quais mudanças feitas pelo novo Código de Processo Civil no tocante à contestação?
E o que o novo CPC diz da contestação unificada
Cada defesa exigia uma peça própria. Já no novo Código Processual Civil, todos os tipos de defesas do réu serão concentrados na contestação. Essa novidade facilita a vida dos advogados, pois eles não precisarão elaborar um documento para cada defesa.
O cumprimento da sentença será feito segundo as regras deste Título, observando-se, no que couber e conforme a natureza da obrigação, o disposto no Livro II da Parte Especial deste Código.
Quais foram as principais alterações trazidas pelo novo CPC no que tange aos recursos?
Dentre as mudanças ocorridas neste Códex, no tocante aos recursos, foram excluídos o agravo retido e os embargos infringentes. Além disso, o art. 1007, § 2°, trouxe uma mudança em relação ao preparo, isto é, ao pagamento das custas processuais, à unificação dos prazos recursais, dentre outros aspectos.
Passando-se ao Direito das Obrigações, a autonomia da vontade, que no passado era quase absoluta, está limitada à função social dos contratos. Função social do contrato, nesse sentido, significa impedir que o contrato produza efeitos negativos, prejudiciais a toda a sociedade.
O Brasil passou a adotar um Código Civil apenas em 1916, com a publicação da Lei n° 3.071 do mesmo ano. O atual Código Civil brasileiro (Lei 10.406 de 10 de janeiro de 2002) encontra-se em vigor desde 11 ou 12 de janeiro de 2003, após o cumprimento de sua vacatio legis de um ano.
Com o novo CPC (Lei nº 13.105/2015), podemos destacar que: O agravo retido e os embargos infringentes foram extintos. A apelação permaneceu sem alterações relevantes, sendo o recurso interposto contra qualquer tipo de sentença.
O que diz o artigo 726 do Código de Processo Civil brasileiro?
Art. 726. Quem tiver interesse em manifestar formalmente sua vontade a outrem sobre assunto juridicamente relevante poderá notificar pessoas participantes da mesma relação jurídica para dar-lhes ciência de seu propósito.
Ademais disso, conforme determina o § 4º do art 485 do Novo CPC, após o oferecimento de contestação pelo Réu, a desistência implica em obrigatoriamente sua concordância, e, caso não concorde, pois pode ter interesse no resultado da causa, o processo permanecerá em curso.
Quando começa a contar o prazo para contestação no novo CPC?
Nos termos do Código de Processo Civil, o réu tem 15 dias para oferecer contestação, por petição, prazo cujo termo inicial será a data de juntada aos autos do aviso de recebimento, quando a citação ou a intimação for feita pelo correio. A não observância dessas normas gera nulidade dos atos processuais.
Após ser convocado para o processo, por meio da citação, o réu terá um prazo de 15 dia para apresentar sua contestação, ato processual no qual deve demonstrar todos os seus argumentos de defesa e especificar as provas que pretende produzir.
Qual a principal alteração trazida pelo CPC de 2015 em relação ao juízo de admissibilidade do recurso de apelação?
O Código de 2015 estabeleceu que o juízo de admissibilidade será feito pelo Tribunal, sendo atribuição do juiz de primeiro grau apenas intimar a parte contrária para apresentar contrarrazões. Um dos pressupostos processuais para a interposição de recurso é o preparo, o qual corresponde ao recolhimento das custas.
O que diz o artigo 784 do Código de Processo Civil?
O art. 784 do Código de Processo Civil prevê quais são os títulos executivos extrajudiciais, sendo que, no inciso III, é conferida a força executiva ao documento particular assinado pelas partes e por 2 (duas) testemunhas.
O que diz o artigo 105 do Código de Processo Civil?
O art. 105 , § 1º , do Código de Processo Civil autoriza que a procuração outorgada por uma das partes possa ser assinada digitalmente, na forma da lei.
O Código Civil permite no art. 1.337 a aplicação de multas que podem ser elevadas ao décuplo em caso de incompatibilidade de convivência com os demais condôminos. Multa mensal que tem como termo inicial a citação e o final a publicação da r.