Repare que, entre quinze registros de neve, duas datas se repetem: 17 de julho e 4 de agosto. A data da neve que caiu em 20 de agosto de 2020, também é próxima a outros dois registros de anos recentes: 2013 e 2016.
A neve em Gramado é um fenômeno real, registrado em ocasiões memoráveis. A última vez que a cidade se viu agraciada por esse espetáculo foi em 2021, deixando moradores e visitantes maravilhados. Esses momentos, embora não frequentes, renovam a esperança e a expectativa de todos a cada inverno.
Quando neva em Gramado 2023? O mês que mais neva em Gramado é em junho, mas também em agosto (inverno), quando, geralmente, o fenômeno acontece. As temperaturas nessas épocas do ano podem chegar a ficar abaixo de zero grau Celsius, favorecendo a formação de neve em Gramado.
Teremos uma maior possibilidade de neve e geada aqui na Serra Gaúcha em comparação ao ano passado. Isso motivado pela chegada do fenômeno La Niña que deve trazer temperaturas mais baixas, devido aos frequentes ingressos de ar polar à região sul do Brasil. As chuvas também serão menos frequentes no Sul.
Neve forte atingiu a Serra Gaúcha nos dias 8 e 9 de julho de 1994 e deixou paisagem branca. Chegou a nevar em Porto Alegre. Foi um espetáculo gelado para quem testemunhou e jamais saiu da memória.
Qual foi a última vez que nevou no Rio Grande do Sul?
06 de julho de 2019: neve fraca em flocos (por cerca de 10 minutos) em cidades do Rio Grande do Sul: Cambará do Sul, Gramado, São Francisco de Paula, Canela e São José dos Ausentes, na Serra Gaúcha, e em Riozinho, no vale do Rio Paranhana.
Qual foi a temperatura mais baixa registrada em Gramado?
A menor temperatura registrada em Gramado Segundo a MetSul Meteorologia, a mínima registrada na cidade hoje foi 1ºC. Se você vai conhecer Gramado no ápice da alta temporada, lembre-se que esta cidade tem poucos habitantes (pouco mais de 20 mil), mas recebe milhares de pessoas no inverno gaúcho.
Vários tipos de precipitação e outros fenômenos vão ocorrer no Sul do Brasil no primeiro fim de semana de julho de 2024. No primeiro fim de semana de julho de 2024 vão ocorrer vários tipos de precipitação e outros fenômenos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
São Francisco de Paula, na Serra, foi uma das cidades a registrar o fenômeno. Neve também foi observada em Gramado. Ruas cobertas pela neve em São Francisco de Paula. Fenômeno foi registrado entre junho e agosto de 1994 no RS; na foto, São Francisco de Paula.
A verdade é que é necessário um conjunto de fatores climáticos para que tenha neve em Gramado e Canela. A combinação de frio (temperaturas super baixas, próximas ou abaixo de zero) e chuva é que propiciam a formação dos flocos branquinhos!
Os dados sugerem neve nas áreas do Nordeste gaúcho (região da qual Gramado e Canela fazem parte) e as cidade de maior altitude da Serra de Santa Catarina. Neve é um fenômeno de difícil previsão, assim não é possível dizer já hoje que nevará no Sul do Brasil.
Mas quando pode nevar em Gramado? A maior chance de nevar é no inverno, claro! Programe-se para vir em junho, julho ou agosto caso queira pegar temperaturas bem baixas, que podem chegar a ser negativas… Uns -3ºC, que tal? A média fica entre os 10ºC, podendo chegar a 0ºC ou menos.
De acordo com registros, no ano de 2011, a cidade registrou a queda de neve, assim como em 2012, nos meses de Abril e Setembro; em 2013, em Julho e Agosto; em 2016, nos meses de Junho, Julho e Agosto; em 2017, em Julho, e por fim em 2019, nos meses de Julho e Agosto.
Recordes. A mais forte precipitação de neve já registrada no Brasil ocorreu na cidade de Vacaria no Rio Grande do Sul, no dia 7 de agosto de 1879, na qual a neve acumulou cerca de dois metros. Nevascas desse porte são frequentes em países como Canadá e Rússia, acima da latitude 50°.
As áreas mais propensas a receber neve são os Campos de Cima da Serra, onde as temperaturas podem chegar a -7°C em pontos isolados. Cidades como São José dos Ausentes, Vacaria e Bom Jesus estão entre as que podem ter a oportunidade de presenciar o fenômeno.
Conhecida por ser a cidade mais fria do Brasil, Urupema presenciou fenômenos climáticos extremos que não são comuns em outras regiões do país. De acordo com dados da Epagri Ciram, a temperatura no Morro das Antenas chegou a -2,6ºC, mas a sensação térmica foi ainda mais impressionante, alcançando -19ºC.
Como vai ser o inverno de 2024 no Rio Grande do Sul?
Os dias vão ser de marcas agradáveis, mas com calor em muitos pontos do Centro-Oeste. Salientamos que não há expectativa de nenhuma incursão de ar frio de forte intensidade no curto prazo e a segunda metade do mês deve ser marcada predominantemente por dias em que as temperaturas estarão perto ou acima da média.
Em resumo, é possível dizer que não são esperados extremos de frio ou calor, mas sim um equilíbrio entre os dois, com uma tendência para mais dias com temperaturas mais elevadas que o normal, mas ainda assim períodos de frio ao longo da estação (entenda mais abaixo).
Segundo Climatempo, a possibilidade de neve é pequena, mas pode ser registrada nos pontos mais altos dos estados, em especial São José dos Ausentes, Urupema, Urubici e São Joaquim.
Gramado é um destino para visitar o ano inteiro e cada estação oferecerá uma experiência diferente. As temperaturas da cidade costumam ser mais baixas do que a média do país, tanto por estar no sul do Brasil quanto por seus 830 metros de altitude, que deixam o clima mais ameno.
Gramado está funcionando de forma plena, com todas as atrações, experiências e eventos que amamos ocorrendo normalmente. Estamos te esperando, afinal: é você que faz Gramado feliz! #GramadoRS #Turismo #SerraGaúcha #GramadoInesquecível.