Nunca desista. Deixe sua imaginação correr solta. Molde o futuro.” É exatamente o que Stephen Hawking procura fazer ao nos legar agora suas últimas palavras.
Antes de morrer, no entanto, o físico teórico Stephen Hawking torceu o nariz à ideia de que o universo ainda está em expansão: para ele, o universo é finito e muito mais simples do que pensamos. Isso mesmo foi explicado no estudo “Uma breve saída da inflação eterna?”, publicado esta quarta-feira.
Na ocasião, ele afirmou que "Deus não é suficiente para explicar o surgimento do universo" e fez algumas piadas de humor ácido a respeito da religião, conforme repercutido pelo O Globo na época. "Uma vez Santo Agostinho disse: 'o que Deus estava fazendo antes de criar o universo?
Em 1985, o renomado físico Stephen Hawking perdeu a sua capacidade de fala após contrair pneumonia em uma viagem à Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN). Naquela época, a condição de saúde do gênio era crítica e ele precisou ser entubado no hospital para respirar.
Em entrevista à Sky News, o pai do jovem revelou que só depois de pesquisar no Google e saber que Einstein e Stephen Hawking tinham um QI de cerca de 160 é que se apercebeu que o filho ter um QI de 162 era “realmente bastante impressionante”.
Além de um cientista notável, o físico Stephen Hawking também era conhecido por ser portador da Esclerose Lateral Amiotrófica, mais conhecida como E. L.
Nos óculos utilizados por Hawking, estava esse sensor infravermelho para rastrear seus movimentos e, assim, captar o que ele queria se comunicar com os demais. Era assim, através de pequenos contrações com a bochecha, que Hawking formava as palavras que compunham seus discursos, entrevistas, conversas...
Ateísmo. Hawking se descrevia como ateu. Em algumas ocasiões, usou a palavra "Deus" em seus livros e discursos, mas, segundo ele próprio, no sentido metafórico e relativo. Sua ex-esposa Jane afirmou que, durante o processo de divórcio, ele se descreveu como ateu.
Religião. Entre os interesses de estudo de Newton esteve o latim, o grego e a Bíblia. As profecias bíblicas sempre lhe interessaram, e ele acreditava na ação de Deus na vida humana e na natureza em geral. Embora cristão, em muitas oportunidades, contestou as práticas da Igreja Católica.
Ele declarou: “Antes de entendermos a ciência, é natural acreditar que Deus criou o universo. Mas agora a ciência oferece uma explicação mais convincente. O que eu quis dizer por 'nós conheceríamos a mente de Deus' é que nós saberíamos tudo que Deus saberia se Deus existisse, mas não existe. Sou ateu.”
Alguns médicos afirmam que Hawking pode ter tido uma variante de ELA de progressão vagarosa, o que explicaria sua longevidade estendida. No entanto, o avanço da doença não parece ter sido especialmente lento em seu caso (Hawking teve de recorrer ao auxílio de uma cadeira de rodas ainda na década de 1960).
Em 1974, Stephen Hawking descobriu que os buracos negros emitem radiação térmica por conta dos efeitos quânticos. Essa descoberta foi tão inovadora para a comunidade científica. Tal radiação foi batizada com o seu nome após a publicação da descoberta. Essa teoria de Hawking foi muito importante para a ciência.
Sobre eutanásia: "A vítima deve ter o direito de acabar com a própria vida, se ela quiser. Mas eu acho que seria um grande erro. Por pior que a vida pareça, sempre existe algo que você possa fazer e ser bem-sucedido.
Em meio ao vasto panorama intelectual, surge Samuel Silva dos Santos, um nome que tem capturado a atenção do mundo devido à sua notável inteligência, alegadamente marcada por um QI extraordinário de 300.
O neurocientista realizou três tipos de testes de QI (SD 15, 16 e 24) e atingiu a nota máxima em todos. Os resultados foram 160, 164 e 196 pontos, respectivamente. No geral, a tabela de QI classifica como "gênio" qualquer pontuação acima de 140.
“As pessoas procuraram miniburacos negros, mas até agora não encontraram nada. É uma pena porque, se tivessem, eu teria um Prêmio Nobel”, afirmou. Mesmo não ganhando o prêmio, sabemos que Stephen Hawking foi um dos mais brilhantes físicos que nosso mundo já conheceu.
Hawking perdeu sua voz após contrair uma pneumonia em 1985 e ser obrigado a respirar por um tubo. O cientista começou a utilizar um sintetizador de voz acoplado em sua cadeira de rodas que ditava as frases que escrevia.
Em 1974, Hawking defendeu ideia de que qualquer objeto que cair em um buraco negro desaparece para sempre e nada da informação que possa haver em seus átomos sobrevive. Nos últimos anos, Hawking percebeu que estava equivocado. O problema da informação perdida poderia ter solução.