Como foi a morte de Joabe? Joabe foi morto por Benaia na Bíblia em cumprimento a uma ordem de Salomão, que se tornou rei após seu pai Davi. A morte do personagem demora a acontecer na história bíblica e só deve aparecer na novela Reis entre a oitava e nona fase do folhetim.
Após ser morto por Benaia, Joabe será enterrado em sua casa no deserto e o posto de comandante do exército de Israel ficará com o guerreiro que o matou. O sacerdote Abiatar (Gustavo Canovas), que ficará ao lado de Adonias assim como Joabe, será substituído por Zadoque (Danilo Sacramento).
Chegando esta notícia a Joabe (porque Joabe se tinha desviado seguindo a Adonias, ainda que se não desviara seguindo a Absalão), fugiu ele para o tabernáculo do SENHOR e pegou nas pontas do altar. Foi dito ao rei Salomão que Joabe havia fugido para o tabernáculo do SENHOR; e eis que está junto ao altar.
Esses homens tinham pouca confiança em Amasa, e provavelmente ficaram felizes em vê-lo fora do caminho. Joabe, é claro, matou Amasa porque não podia tolerá-lo como rival e porque estava determinado a continuar em seu antigo posto (CBASD, vol.
Rei de Israel aceita o perdão do soldado e pune o capitão pela batalha contra Absalão. Joabe confronta Davi após o pedido de perdão de Amasa. O rei de Israel demonstra estar decepcionado com a atitude do comandante na batalha contra Absalão e decide substituí-lo no cargo.
QUEM FOI JOABE NA BÍBLIA: CONHEÇA A HISTÓRIA DO COMANDANTE ISRAELITA
Porque Joabe pegou nas pontas do altar?
1Reis 2:28 Nova Almeida Atualizada (NAA) Quando esta notícia chegou a Joabe — porque Joabe tinha se desviado para seguir Adonias, embora não tivesse se desviado para seguir Absalão —, ele fugiu para o tabernáculo do SENHOR e pegou nas pontas do altar.
Joabe repreende Davi por favorecer os inimigos em vez dos amigos — Davi substitui Joabe por Amasa — Simei, que amaldiçoou Davi, é perdoado — Mefibosete garante que é fiel a Davi — Os homens de Judá levam Davi de volta a Jerusalém. 1 E disseram a Joabe: Eis que o rei anda chorando, e lastima-se por Absalão.
Sua morte foi decretada por Salomão após Adonias ter pedido para se casar com Abisague. Ele pediu para Bate-Seba fazer o pedido a Salomão, e ele recusou, dizendo que ela deveria pedir que ele desse o reino a Adonias. Quem o apoiou na tentativa de ser rei foi Joabe e Abiatar.
No último episódio da nona fase da trama, A Sucessão, o público acompanhou o sofrimento de Abisague durante o parto. A israelita não conseguiu dar à luz por causa da posição em que o bebê estava e desmaiou devido às fortes dores. Momentos antes, Naamá desejou que a amiga morresse.
A esposa de Joabe (Mario Bregieira) morreu logo após dar à luz uma menina, Ashira, depois de ter se envolvido com Simei (André Madrini) fora do casamento.
Benaia (Angelo Coimbra) foi morto por Rezom (Nando Rodrigues) após um combate entre os dois no episódio da última terça-feira (17) em Reis — A Sucessão. E Joiada (Marcelo Filho) foi o responsável por encontrar o pai nas ruas de Jerusalém.
Abisague sofre com fortes dores e não consegue dar à luz por causa da posição em que o bebê está. A israelita desmaia e Salomão se desespera por ajuda. Então, a parteira sugere cortar e abrir a barriga da concubina para salvar a criança. “Mas ela não resistiria desse jeito”, responde o rei, aos prantos.
Após o nascimento de Roboão, Abisague descobre que Naamá e Salomão se casaram e tiveram um filho. O rei de Israel conta que a partir deste momento não foi mais possível esconder o seu relacionamento com a sulamita: "Foi ali, quando a verdade apareceu, que aquilo que eu procurei evitar se tornou inevitável".
Introdução. O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.
No entanto, Joabe não ouviu as ordens do soberano e junto a seus homens tirou a vida do usurpador. Davi é claro não aceitou bem a situação e com o luto resolveu tirar o cargo de comandante das mãos do irmão de Abisai, substituindo-o por Amasa, que não durou muito tempo no cargo.
E mais tarde, quando Absalão se revoltou contra seu pai, achou então Joabe necessário remover um inimigo tão perigoso, e tomou inteira responsabilidade pela sua morte (2 Sm 18.2 a 15 – 19.5 a 7). Por este ato foi Joabe removido do comando do exército, e nomeado em seu lugar Amasa que tinha sido um rebelde (2 Sm 20.4).
O que aconteceu com Joabe depois da morte de Davi?
Apesar de tudo o que fez, Joabe recuperou o prestígio com o rei e retornou ao seu posto de comandante de Israel. Mas isso também não durou muito, pois perto da morte de Davi, Joabe apoiou a Adonias outro filho de Davi em detrimento de Salomão.
Salomão (Guilherme Dellorto) vai receber duas notícias trágicas já na estreia da décima temporada de Reis nesta segunda (22). Primeiro, o rei de Israel vai chorar a morte de Abisague (Barbara França), que não resistirá a complicações no parto.
Davi, então, ordena a Abisai cumprir a ordem de debelar o motim, sendo seguido por Joabe, seu irmão. Amasa junta-se com suas tropas a Abisai, mas é morto por Joabe, à traição, quando este simulou um beijo de saudação, cravando-lhe a espada no abdômen (2 Samuel 20.1-10).
Como foi a morte de Joabe? Joabe foi morto por Benaia na Bíblia em cumprimento a uma ordem de Salomão, que se tornou rei após seu pai Davi. A morte do personagem demora a acontecer na história bíblica e só deve aparecer na novela Reis entre a oitava e nona fase do folhetim.
No sepultamento de Abisague, Salomão sofre com a morte da israelita e relembra os últimos momentos com ela. A jovem não resistiu às dores enquanto tentava dar à luz ao terceiro filho dela com o rei de Israel. O bebê também faleceu.